MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Oratória em apresentações: improvise. Nunca robotize sua apresentação

Oratória em apresentações: nunca robotize sua apresentação. Muitos profissionais afirmam que decorar suas apresentações profissionais minimizam seus problemas na hora de subir no palco. Afinal, se eles tiverem todos os slides decorados, fala a fala, todas as frases corretamente gravadas na mente, tudo vai correr bem (e eles vão se sentir menos nervosos). Estudos recentes de oratória e sobre o medo de falar em público indicam que não. (Leia esse post 10 dicas para perder o medo de falar em público)

O pior é que somos condicionados a pensar dessa maneira. Me lembro na faculdade, as apresentações mais importantes que tínhamos que fazer eram aquelas que mais ensaiávamos, decorávamos todas as frases, falávamos em casa, para os nossos pais, familiares, cachorro. Não podíamos sair uma vírgula do que tínhamos escrito. Improvisações eram um grande erro. Tentar coisas novas, um absurdo.

O que se prega hoje na área de Oratória em apresentações é que, você deve entender o global do assunto que vai falar, saber a estrutura da sua apresentação e a sequência de assuntos, representada pela sequência lógica de slides que você montou. Qual argumento dá sequência ao outro e saber fazer as conexões corretas entre eles. O resto é improviso e você deve saber fazer isso na hora. Ou seja, se você não conhece mais do que vai falar, não se sairá bem. E, ao contrário do que pensávamos, decorar todas as frases vai enlatar o seu discurso e frustrar a sua plateia.

Muitas pessoas pensam que decorar suas falas vai garantir o sucesso das suas apresentações

Mas essa é uma péssima ideia, diz Dr. Genard, autor de “falar sem medo.” Apresentar um discurso decorado lhe dá uma qualidade enlatada e te afasta da sua audiência, deixando a sua apresentação fria, como um relatório que poderia ter sido enviado por e-mail. Além disso, um apresentador robotizado perde facilmente a noção do que acontece ao seu redor, muitas vezes o humor da plateia muda, as condições da apresentação são outras, o tempo diminui, uma pergunta acontece e você não sabe como reagir.

Traçando sua estratégia de oratória em apresentações

Uma estratégia melhor em oratória em apresentações é planejar um início (introdução) e término. Em seguida, mantenha em mente os pontos principais para desenvolver o meio. É o pensamento da estrutura do discurso.

Estamos em um momento em que a plateia busca veracidade e conexão com o apresentador. Por isso, quando falamos em oratória em apresentações: não robotize! A audiência não quer mais robôs e discursos prontos.

Aprendemos com o TED e outros festivais que conexão é tudo, por isso, busque trocar e se conectar com a plateia, não empurrar um discurso decorado não importa a situação da apresentação. Por fim, vai ser melhor para a sua audiência e também para você, que vai precisar de menos tempo de preparação e se sentirá melhor e menos nervoso para se apresentar.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Oratória em Apresentações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.