MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

10 dicas para você encontrar a sua criatividade

Ontem foi o Dia da Criatividade, e vamos falar um pouco sobre ela. Criatividade é essencial para a criação de apresentações de resultado. Porque com o uso dela, podemos criar analogias de texto, visuais e verbais mais interessantes que ajudem o público a entender melhor, gravar e se engajar com o conteúdo da nossa apresentação.

Todos podem ser criativos. Acontece que hoje, principalmente no mercado de comunicação, existe um fetichismo sobre o tema. “Somente o time de criação é criativo”. O resto dos mortais deve se contentar com a mediocridade. Não é assim. Criatividade é algo ao alcance de todos, não é natural, nem um dom, depende de repertório e de treino. Colocamos aqui 10 dicas que podem ajudar a sua criatividade não só para apresentações, mas para diversos outros temas:

1 . Seu cérebro é mais criativo quando cansado

Pense no oposto da criatividade: a resolução de problemas analíticos, onde existe um padrão lógico de pensamento. Ele é feito de maneira direta e reta. Mas a criatividade não. Ela não é um caminho reto. Na verdade, muitos criativos não sabem onde a ideia vai chegar quando ela vem. Para chegar a uma resolução criativa, é importante que passemos por vários caminhos e soluções antes de fechar a ideia. Por isso, seu cérebro vai alcançar melhores ideias quando tiver traçado todos os caminhos e dispensado os mais óbvios. Ou seja, você alcança uma boa ideia quando esgota as possibilidades e cansa o seu cérebro.

2 . Exercícios físicos podem melhorar sua criatividade

É inegável que a prática de exercícios físicos e uma vida saudável é bom para nós por muitas razões, e aqui temos mais uma. Estudos provam que o exercício pode melhorar a nossa capacidade de pensar criativamente. Um estudo da Psychology Today indica que, em um grupo de teste, os pesquisadores dividiram em dois grupos, onde o primeiro deveria assistir a um vídeo de exercícios e em seguida resolver um problema criativo, enquanto o outro, além de assistir ao vídeo, deveria acompanhar os exercícios mostrados, e em seguida também resolver um problema criativo. O segundo grupo, que se exercitou, alcançou mais variedades de pensamentos divergente, ou seja, chegou a mais soluções possíveis, e diferentes, para um mesmo problema.

3 . Um ambiente barulhento faz bem para a criatividade

Temos a tendência de pensar o contrário: ambientes de silencia ajudam a mente a ter ideias criativas, mas não é verdade. Você já viu como é um ambiente criativo de agência? Mas não confunda o barulho com música alta. Estamos falando daquele som ambiente de pessoas conversando, coisas acontecendo.

O silêncio funciona muito bem para profissões que demandam soluções analíticas, como engenharia ou medicina. Para o pensamento criativo, por outro lado, é preciso de um zumbido ambiente que você pode encontrar em um café, por exemplo (quantos bons livros foram escritos em cafés, Starbucks, etc?) para promover ampla reflexão e novas e originais ideias.

4 . Nada se cria. Tudo se copia

A criatividade não vem sozinha. Ela depende de conexões entre temas e assuntos diferentes para se criar analogias novas, e por isso, criativas. Para tanto, você precisa de matéria-prima. Precisa de informação. Ver filmes, séries, novelas, ler livros, revistas, se interessar a aprender os mais diversos assuntos. Saber de tudo um pouco. Nas faculdades de comunicação não é raro ouvir dos professores “para trabalhar com criatividade, você tem que ler tudo que caia no seu colo.”

Até Steve Jobs concorda com essa teoria de que a criatividade é sobre conexão:

“Criatividade é apenas conectar as coisas. Quando você pergunta à pessoas criativas como eles fizeram alguma coisa, eles se sentem um pouco culpado porque eles realmente não fizeram, eles juntaram.”

5 . Viagens para o exterior melhoram sua criatividade

Dessa você gostou, né? As pesquisas ainda sou poucas, mas alguns estudos mostram que em grupos de estudantes universitários, aqueles que viajaram para o exterior pontuaram mais em testes de pensamento criativo do que os demais.

Acredito que essa conclusão é um pouco óbvia quando levamos em consideração a dica 4, de que não criamos do nada, e sim conectamos ideias. Viajar te coloca em contato a novidades, novas culturas, pessoas, ideias. Alimenta a sua mente com matéria-prima para resolver problemas criativos no futuro.

6 . Menos iluminação, mais ideias

Lembra do abajour da Pixar? Ambientes com menos luz, mais intimistas, garantem resultados mais criativos. Pesquisas mostram que que, mesmo sem perceber a diferença na visibilidade, se a iluminação em era fraca, os participantes eram susceptíveis de ser mais criativos. A ideia por trás dessa descoberta é que, quanto menos luz, mais nossos ancestrais deveriam imaginar. Alguns pesquisadores indicam que ainda trazemos um pouco disso no nosso DNA, por isso, em ambientes menos iluminados, ficamos mais confortáveis para imaginar.

7 . Cores melhoram a cognição

Não existe necessariamente uma cor que desperte mais criatividade. Houve um tempo que se acreditava que o laranja era responsável por ela. Mas essa teoria caiu. O que se acredita hoje é que a variação de cores ajuda o processo cognitivo, afinal, cada cor desperta um sentimento, uma reação ou emoção. Por isso, mais cores, mais conexões criativas.

8 . Restrições são criativas

Algumas pessoas pensam que exercer a liberdade ajuda na criatividade. Existem aqueles que defendem que as equipes criativas de agências devem sair para criar ao ar livre, em parques, etc. Isso não é verdade: verifica-se que restrições podem aumentar nossa produção criativa. Isto pode ser devido ao sentimento de que, quando você tem menos recursos, deve ser criativo para resolver uma situação. Se você sofre da síndrome da página em branco, vai saber o que o que é isso.

Por isso, quando temos menos recursos, ou um briefing com a problemática com muitas restrições, somos forçados a buscar uma ideia nova para resolvê-lo.

9 . Bagunça te ajuda a encontrar criatividade

Tem profissionais que só conseguem trabalhar com mesas limpas. Outros, precisam de bagunça. No livro Criatividade SA, que conta a história criativa da Pixar, Ed Catmull conta quando a Disney comprou a Pixar e eles foram conhecer o escritório da gigante de animação, pensando que ele seria muito criativo, se assustaram com as mesas completamente limpas. Para Ed, essa visão demonstrava o que a Disney estava passando no momento: falta de criatividade. Esta pesquisa mostrou que um ambiente confuso leva a um pensamento mais criativo.

10 . O ambiente faz a diferença

Limites restringem a criatividade. O ambiente em que você trabalha deve também ajudar a equipe a encontrá-la. Existem empresas em que a cultura é de penalizar os erros. Com isso, você mata a criatividade. Porque para vir algo muito bom, pode vir ideias muito ruins. Faz parte do processo criativo. Portanto, se você quer criar um ambiente criativo para sua equipe, verifique se a empresa não está punindo severamente ideias ruins.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.