MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Wi-Ficção – Storytelling nos roteadores

Já havia lido algo a respeito, mas quando ouvi o pessoal do Braincast comentando, resolvi ir atrás e descobrir mais sobre essa ação com Storytelling que aconteceu no Festival de escritores de Melbourne, Austrália. Pois é, os caras inovaram bastante lá do outro lado do mundo.

De fato, o mais bacana é a mídia usada para a ação. Nos nossos cursos de Storytelling sempre nos deparamos com a frequente dúvida “como e onde usar o storytelling”. Essa ação responde bem a esse questionamento. A moral da história é que, assim como aqui no MonkeyBusiness nós usamos o storytelling em apresentações, essa tecnologia pode ser usada em qualquer lugar. Portanto, tem que ser relevante, prender a atenção e ser viável. Afinal, de resto, deixa que uma boa história resolve.

Melbourne Writers Festival

Mas vamos para o Melbourne Writers Festival. Seis roteadores sem fio (os famigerados wireless) foram usados para lançar um novo gênero literário, batizado pelo próprio festival de “Wi-Ficção“, exatamente por usar a rede Wi-fi do lugar e contar uma série de histórias somente usando o nome da rede que aparece no seu smartphone (ou qualquer outro gadget que se conecte com um roteador sem fio) assim que ele capta um novo sinal.

A saber, o Melbourne Writers Festival é um evento anual (bastante parecido com o nosso festival de Paraty, o Flip). Bem como este ano a grande novidade foi, além de todos os muitos escritores ilustres e os lançamentos literários do período, um escritor chamado roteador, anunciado como “o pioneiro de um gênero totalmente novo, conhecido como ‘Wi-Ficção.” Cerca de 15 obras já foram produzidas usando essa nova tecnologia, todos elas distribuídas através de um conjunto de seis roteadores.

Funciona mais ou menos assim: cada local do festival tem um sinal de wireless com um nome, então o “leitor” anda pelo espaço com o smartphone na mão, e ele vai captando os sinais desses roteadores e incluindo na sua lista wireless, como cada roteador tem um nome, que é uma parte da história, ela acaba se montando no seu gadget ao caminhar.  O vídeo abaixo demonstra o Wi-ficção em ação:

Assim também, bem semelhantes aos 140 caracteres do Twitter (nesse caso, bem menos), as histórias de “Wi-Ficção” ficam presas aos limites do tamanho da lista de redes sem fio. Ao mesmo tempo, surpreendem por nos trazerem histórias em um meio novo e inesperado. Ou seja, essa é a beleza da ação. Serve como case de que podemos sim usar e abusar do storytelling em diversas mídias. E se as mídias que conhecemos não forem o suficiente, sempre poderemos inventar algo novo.

E você? Onde vai contar a sua próxima história?

• Agradecimento ao Brainstorming9 e ao Braincast, e ao springwise.com.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações com Storytelling.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.