MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O vídeo storytelling em motion design da Mont Blanc

Veja como a criação de um vídeo storytelling emociona e encanta o público. E ele pode ser muito criativo

Em tempos de questionamentos  sobre a integridade da história que as empresas contam a respeito de si mesmas, gosto de usar a Montblanc como exemplo de vídeo storytelling e, principalmente, do impacto que ela consegue causar no público potencial.

Por se tratar de uma marca de luxo, sua comunicação precisa seguir as características do segmento onde se encontra. Pode parecer banal ou até ilógico justificar os valores de produtos clássicos da marca como a linha de canetas. Mesmo as tradicionais beiram na casa dos quatro dígitos. Mas a diferença está em, justamente, representar os valores do produto na mensagem que deseja passar.

Tanto a linha tradicional de produtos quanto as especiais e limitadas (como as canetas que homenageiam grandes personalidades da história) sempre valorizam os detalhes de forma sutil. E, ainda assim, direto ao ponto. Apesar da qualidade, ainda assim são anúncios que podemos considerar comuns se compararmos com outras empresas do mesmo segmento.

Agora vamos para o Natal, o final de ano e esse período festivo. A maioria das empresas mudou sua comunicação para vermelho e branco. Assim, utilizando os elementos clássicos como árvore de natal, duendes, renas, presentes, neve, luzes piscantes e, claro, o próprio Papai Noel. E não estão erradas. Acho.

Um vídeo storytelling emocionante e inesperado

Enfim, voltamos para a Montblanc. Ela poderia fazer uma campanha com o Papai Noel respondendo as cartas das crianças com uma caneta da empresa, ela poderia ter utilizado as cores festivas da época, mas não. Não mesmo. Eles desenvolveram uma minissérie na Internet chamada A Parisian Wintertale, escrito por Tatiana de Rosnay.

A história é sobre Élise, uma mulher de 25 anos com um relacionamento terminado recentemente, refletindo sobre se ficaria sozinha pelo resto de sua vida – e ela não queria isso. Um dia, andando na rua, ela encontra uma carteira perdida, e a partir daí eu não conto mais nada – veja a história completa abaixo:

 

Simples, não? O mais interessante é que os elementos que aparecem no vídeo storytelling são da Montblanc e o destaque acontece pelas cores. Pois as animações são praticamente brancas e com tonalidades de sombras, enquanto os elementos da empresa são da cor preta.

Um vídeo storytelling que quebra o visual comum

Claro que temos elementos clássicos, porém pouco perceptíveis como a tonalidade das notas que compõe a trilha. Até detalhes simples como alguns flocos de neve (apesar da história se passar em uma região que tenha neve, o que não significa necessariamente uma referência natalina). Mas o principal é ver como a propaganda é feita através de uma encantadora história e dentro de uma época conveniente: o Natal.

Certamente não existe um mestre artesão que desenvolve, sozinho, todas as canetas da Montblanc (apesar delas serem, sim, produzidas artesanalmente, mas por diversas pessoas). Mas ele representa o valor da empresa em relação ao seu produto. Seria errado comunicar com um vídeo storytelling desta forma? Até onde vão os limites da personificação dos valores de uma empresa na construção de uma história, independente dela ser sazonal ou institucional? Essa discussão surgiu recentemente e, pelo visto, não terminará tão cedo.

E isso é bom.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.