MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Vídeo é texto em movimento

Vídeo é texto em movimento. No processo de construção, ao menos, o roteiro de uma apresentação não é tão diferente do roteiro de um vídeo. Podemos separar ambos em duas etapas textuais: o lettering e a locução (ou discurso).

O lettering é o que estará escrito em tela, é o texto que você coloca visualmente para que a audiência memorize, ou até mesmo anote. O discurso ou locução é o que o apresentador vai falar. No caso dos vídeos, o locutor. É sempre mais seguro e eficiente iniciar a criação do vídeo e da apresentação pelo discurso, afinal é dele que sairão as frases e informações mais importantes para o lettering.

Há, porém, uma grande diferença entre um roteiro de vídeo e um roteiro de apresentação. O vídeo é texto em movimento. Ou seja, ao construir um roteiro de vídeo é importante pensar mais cuidadosamente no casamento da locução com o design e manter as mensagens fixadas no período de tempo determinado para a apresentação do vídeo.

Mais especificamente, estamos falando de tempo, tanto de locução, quanto de leitura. Todas as vezes que for criar o lettering do seu vídeo pense na quantidade de palavras que a sua mensagem terá e no tempo que a audiência terá para lê-la. É sempre uma experiência negativa, para audiência, ficar correndo atrás das frases, ou não conseguir ler o que está escrito. O texto de uma apresentação (Leia aqui o artigo Texto: escreva o quer que as pessoas querem ouvir), na maior parte das vezes, é um texto estático e o apresentador consegue mantê-lo em tela o quanto achar necessário. O vídeo, no entanto está sempre em movimento.

Aliás, aqui vai uma dica, em vídeo, sempre que possível, deixe o texto para o locutor. Na tela dê preferência para utilização de esquemas visuais que representem o que o locutor está dizendo. Quando o lettering de uma frase ou mensagem for absolutamente imprescindível, busque mantê-lo em menos de 10 palavras. Leia a frase com um cronômetro e tente descobrir qual será o tempo necessário para a audiência lê-la na tela em que for apresentar.

O texto em movimento pode aparecer de diversas maneiras no seu vídeo

Outro aspecto importante da construção de um vídeo é análise da locução com o lettering. Ou seja, o texto em tela deve ser sempre menor do que o texto em locução. Assim as pessoas não terão que dividir sua atenção entre ouvir o locutor e ler o lettering. Tente, também, sempre que possível manter o os textos de locução e lettering mais próximos um do outro. Isso irá aumentar as chances de memorização das mensagens.

Acima de tudo, quando estiver escrevendo, ou avaliando um roteiro de vídeo, lembre-se: vídeo é texto em movimento. O tempo é fundamental. Veja esse exemplo de como um texto fica mais emocionante quando transformado em vídeo:

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeos.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

 

 



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.