O dilema do último slide do seu Powerpoint. É triste, mas é real, nem sempre os últimos serão os primeiros. Em apresentações, no entanto, é comum que os últimos sejam sim, os primeiros. O último slide. A primeira mensagem. É natural que criemos apresentações de forma “cronológica” e sequencial. Foi assim que nos ensinaram da escola.
1 . Introdução
2 . Desenvolvimento
3 . Conclusão
Mas não é bem assim que trabalham as melhores e maiores indústrias da comunicação mundial. Do cinema até a literatura, passando por apresentações, o esquema é diferente. Fica mais ou menos assim:
1 . Introdução
A sua mensagem
2 . Desenvolvimento
As consequências da sua mensagem
3 . Conclusão
A sua mensagem (ou algo muito próximo)
Quando saímos de um filme, normalmente nos lembramos do final antes de todo o resto. O motivo para esse fenômeno é simples: o final é o ponto onde a mensagem fica mais clara. Terminar uma apresentação profissional de forma a fazer a plateia se lembrar da mensagem pode parecer uma tarefa difícil. Mas o segredo é simples.
Defina a sua mensagem em uma ou duas frases. Coloque essa mensagem no seu primeiro slide. Desenvolva sua apresentação, volte ao primeiro slide, aperte ctrl-x, vá até o final da sua apresentação e aperte ctrl-v. Agora ajuste o seu segundo slide para deixa-lo com cara de primeiro. Pronto, você criou uma apresentação com um pouco mais de tensão. Com a mensagem no final da apresentação a plateia poderá sentir um pouco de estranhamento no início, mas ficará curiosa durante todo o discurso e terá uma agradável surpresa no final.
O último slide da sua apresentação como diretriz de criação
Cuidado com essa dica, afinal nem todo conteúdo pode ser tão simplesmente “desorganizado”, em apresentações mais técnicas essa transição da primeira tela para a última não vai funcionar sempre. Nesses casos existe outra forma de manter a mensagem na cabeça da plateia e terminar a apresentação de forma profissional e surpreendente. Essa segunda técnica é conhecida no cinema como “looping”, ou seja, termine a sua apresentação fazendo um círculo e aproximando o seu último slide o máximo possível do primeiro. Se você começou falando de um cenário de mercado X, termine falando de como a sua empresa está nesse cenário. Se começou com um problema, no final retome o problema e apresente a solução de forma mais rápida e clara. Tente copiar a primeira tela da última apresentação que você fez, coloque-a no final e veja como poderia usar o conteúdo dela para terminar o seu discurso.
Para um final (ou último slide) feliz (e eficiente), a última tela, será a primeira, ou algo muito próximo.
Leia também o post Como fazer slides mais simples e eficazes.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação de Impacto.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.