Assistir à animação em stop motion “The House” é uma experiência única. Primeiro, pela prova que uma animação de stop motion fofinha (com seus personagens manufaturados com materiais de tecidos e fios) pode ser densa e aterrorizante. Criada pelo Studio Nexus em 2022, The House é uma animação de stop motion em longa metragem em formato de antologia. Onde acompanhamos três histórias centralizadas na mesa casa, em épocas (e até universos) diferentes. É o tipo de filme que termina e você fica olhando os créditos ainda tentando entender o sentimento que ficou.
A primeira questão que mais me marcou ao assistir The House foi a prova de que podemos ser densos, filosóficos e até aterrorizantes com stop motion. Sim, eu sei que existem diversos outros filmes que buscaram isso. Acontece que a maioria do público ainda tem como fato em suas mentes que animação é infantil. Stop Motion ainda mais. E, se pensarmos tecnicamente, até é razoável pensar assim: imagina como criar um monstro (realmente) assustador em um desenho animado ou stop motion? Até agora não conseguimos.
No entanto, no caso de The House, o terror não é físico. É psicológico. Ou seja, está dentro de todos nós (e de você também). Por isso é uma experiência única. Assistir aqueles personagens de feltro sofrendo com pensamentos que também habitam as nossas mentes é forte. E o roteiro e a direção do longa conseguem nos trazer esse sentimento com maestria. Portanto, The House é o tipo de filme que você continua pensando nas suas três histórias durante dias e dias.
The House e a prova que o tempo muda, mas os desejos não
The House é uma antologia, com três histórias conectadas pelo mesmo ambiente (uma mesma casa) em épocas (e eu diria, universos) diferentes. Com foco total no psicológico de seus habitantes naqueles momentos. Assim, na primeira, ambientada no século XVIII, um homem pobre conhece um misterioso benfeitor. Já a segunda historia segue um promotor imobiliário tentando fazer uma venda rápida (e muito vantajosa) nos dias atuais. Finalizando, a terceira acontece em um futuro próximo, quando a paisagem ao redor da casa mudou drasticamente.
Concluindo, “The House” prova ser uma antologia consistente, pois mantém o mesmo nível de surreal, cômico e sádico. Em seus diferentes estilos (e espécies), a animação busca um ar estranho, como a lógica por trás da mudança de humanos para ratos e gatos. Dessa forma, as três histórias querem que você percorra os corredores dessa mesma casa. Mais que isso, que perceba como as coisas mudaram ao longo do tempo. E também, como outras coisas não mudaram. Vá para o Netflix agora assistir!
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Animações.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.