fbpx
MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

The Cuphead Show e suas homenagens ao início da animação

Você não precisa ser gamer para se deliciar visualmente com a nova série da Netflix, The Cuphead Show! Mas tem que gostar de animação. Não apenas gostar de qualquer tipo de animação, mas principalmente dos primeiros estilos animados que surgiram nos anos 20 e 30. Nós, aqui do MonkeyBusiness, adoramos! E por isso amamos a The Cuphead Show!

O fato de não precisar ser gamer é a grande preocupação de Dave Wasson — o showrunner por trás de The Cuphead Show. E essa série animada da Netflix veio no momento certo! Afinal, “Já havia rumores sobre o game Cuphead virando série animada”, lembra Wasson sobre os primeiros dias de produção, antes mesmo de se envolver no The Cuphead Show. “Mesmo dentro da comunidade de animação… porque tudo foi baseado em um estilo de animação de mangueira de borracha dos anos 1930.” E todos nós somos apaixonados por essa estética vintage, muito comum nos desenhos animados dos Estúdios Fleischer. 

O Estilo Mangueira de Borracha e os estúdios Fleischer

O jogo original cativou os fãs ao homenagear os cartunistas da década de 1930, como o próprio Max Fleischer e Grim Natwick. Tudo isso com uma trilha sonora de jazz de big band ao lado de uma animação encantadora e artesanal. É encantador e maravilhoso. Como eram as animações dos estúdios Fleischer dos anos 30:

Criado no início do século 20 por Max e Dave Fleischer, Fleischer Studios foi pioneiro na arte da animação, responsável por criar e animar alguns dos personagens mais queridos da animação americana — incluindo Betty Boop e Koko the Clown. O estúdio também era conhecido por sua animação de dois personagens de quadrinhos extremamente populares: Popeye (originalmente criado por Elzie Segar) e Superman (originalmente criado por Jerry Siegel e Joe Shuster).

Os artistas do Fleischer Studios não eram apenas animadores, eram inovadores também. Conhecidos por seu casamento inovador de ação ao vivo com animação, seus engenhosos desenhos animados de “bola saltitante”, suas paisagens urbanas e muitas vezes surreais, seus desenhos animados de jazz apresentando filmagens antigas de artistas populares da época, incluindo as primeiras filmagens de Cab Calloway, e muitas invenções, incluindo a rotoscopia de Max e o estilo rubberhose, ou “mangueira de borracha.’

O estilo mangueira de borracha é aquele onde os personagens não tem juntas como cotovelos e joelhos definidas. Pelo contrário, eles dobram seus braços e pernas onde for preciso, fazendo com que seus membros se parecessem com mangueiras de borracha:

Originalmente desenvolvido pelos irmãos Moldenhauer, conhecidos como Studio MDHR, Cuphead foi lançado como game em 2017, e foi um sucesso rapidamente. O game segue a estética run-and-gunners (super famosos, com games icônicos como representantes). Mas, como observa o próprio Wasson, o que fez Cuphead se destacar foi sua impressionante imitação dos seriados animados dos anos 1930. “O MDHR realmente explodiu com essa estética”, diz ele. “Foi uma verdadeira carta de amor para os desenhos animados daquela época.”

The Cuphead Show e a Netflix

Com todo esse sucesso do game, e com a possibilidade estética e narrativa que essa marca levantava, a Netflix rapidamente mostrou interesse em trazer as aventuras de Cuphead (ao lado de seu fiel irmão Mugman) para um público muito mais amplo. Não apenas para os gamers, agora para todo tipo de expectador do streaming. Um público amplo mesmo, que talvez não conheça as maravilhas dessa estética visual no estilo Fleischer Studios. 

Assim, a ideia com o The Cuphead Show! era fazer algo tão autêntico quanto o jogo, enquanto expandia o universo criativo desenvolvido e os seus personagens. Para fazer isso, Wasson aproveitou seu amor pela animação dos anos 1930, bem como sua experiência trabalhando em uma série de TV do Mickey Mouse para a Disney anos antes. Tudo para dar muito certo!

“O que foi realmente divertido e especial em trabalhar nesses curtas do Mickey Mouse foi que a Disney realmente nos deu permissão para torná-los engraçados”, revela Wasson. Essa abordagem foi altamente influente para o The Cuphead Show! “Eu squeria pegar esse mesmo espírito e trazê-lo para Cuphead. Muitas dessas coisas também são no estilo mangueiras de borracha. como aqueles primeiros curtas do Mickey que foram criados nos anos 20 e 30 também.”

Gerando uma Aventura nova e necessária

Como os pequenos vislumbres de universo que o game oferece, a primeira temporada de 12 episódios de The Cuphead Show está preparada para oferecer aos espectadores rajadas de diversão igualmente curtas. O que também conversa criativamente com os curtas dos estúdios Fleischer. Ou seja, com episódios de cerca de 14 minutos cada. A diferença é que personagens favoritos dos fãs como Cuphead, seu pai adotivo Elder Kettle e até mesmo o próprio Diabo agora têm voz. Essa mudança foi vista como obrigatória se o The Cuphead Show! quisesse atingir a faixa etária desejada da Netflix de 7 a 12 anos, bem como os fãs existentes mais velhos. E deu certo!

“É uma comédia de ritmo acelerado e pastelão para crianças. E as cores e fundos são ótimos. Mas esperamos que funcione em um nível adulto também”, menciona Wasson. “Esses personagens têm todos os tipos diferentes de emoções intensificadas. Há ciúme, ganância, orgulho e todo esse tipo de sentimentos que eu acho que é realmente relacionável aos adultos. Isso porque eles podem ver qualidades (e defeitos) nesses personagens que eles reconhecem em si mesmos.”

Muito parecido com os seriados originais, cada episódio do The Cuphead Show! é a sua própria aventura independente.Por exemplo, um episódio mostra a dupla competindo em um gameshow decadente, enquanto o próximo os mostra tentando acalmar um bebê sempre chorando usando várias técnicas irreverentes. Sua narrativa básica de “garrafa” brilhou para o público do século 21. No entanto, combinando o novo e o antigo imitando os fundos em aquarela do jogo Cuphead, filtro de grão de filme e personagens desenhados à mão usando técnicas modernas. Que nós adoramos por aqui! E achamos que essa é a alma da série. Assim como foi a do Jogo.

Todos os 12 episódios da primeira temporada de The Cuphead Show! está disponível no Netflix. Assista e contemple o estilo artesanal de ilustração junto com uma estética única, que homenageia os primórdios da animação.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. 

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.