MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Texto na apresentação: escreva o quer que as pessoas escutem

O texto na apresentação é a composição visual do que você quer dizer, a união de palavras que contém sua mensagem. Um bom texto pode ser o maior diferencial da sua apresentação e representar o sucesso, ou não, do seu objetivo.

Muito falamos sobre conteúdo e assertividade na comunicação de uma mensagem e curadoria de conteúdo é fundamental para criar uma apresentação profissional. Mas às vezes esquecemos do básico e costumamos não pensar no que nossas professoras de colegial nos ensinaram sobre criar boas frases. Ter bons argumentos ou contar uma boa história é ótimo, fazê-lo de forma eficiente é uma necessidade. O texto na apresentação representa mais do que palavras nos slides.

O texto é o que as pessoas vão ver. É o que você decidiu transformar em tangível. É a palavra que as pessoas podem escrever e levar para suas casas, mesas de escritório e situações de vida. O texto na apresentação deve ser considerado estratégico na criação de uma boa apresentação profissional. Por isso separamos três dicas textuais para deixar o seu texto mais poderoso e sua apresentação muito mais eficiente:

1 . O texto na apresentação deve ser o resumo da mensagem

Escreva o seu discurso em uma folha de papel, resuma cada parágrafo em uma frase. Essa frase é o texto que você deve colocar no slide.

2 . Escreva da direita para esquerda

Calma, não estou sugerindo que alguém consiga escrever ao contrário na língua portuguesa. Estou falando da ordem das palavras. Comece sempre com um sujeito e um verbo, adicione as informações depois. Por exemplo:

A .  “A vendas aumentaram, nossa estratégia de vendas funcionou quase perfeitamente”.

B . “Nossa estratégia de vendas funcionou perfeitamente, as vendas aumentaram”.

Na frase “a” a ênfase está no resultado “as vendas aumentaram” é a informação importante, verbo e sujeito juntos, no início da frase formam uma importante ferramenta de memorização para o público. Na frase “b” o foco é a estratégia, deixando o resultado em segundo plano, como uma consequência pouco importante do funcionamento da estratégia. Pense na seguinte situação para entender isso: você está treinando uma equipe de vendas, alguém está anotando em um caderno o que você está falando, a pessoa não consegue anotar todo o seu discurso, então ela se baseia no slide, copiando o texto de cada tela.

Caso não dê tempo de copiar em seu caderno a frase inteira, provavelmente o que ficará em seu caderno serão as primeiras palavras: “as vendas aumentaram” ou “nossa estratégia de vendas funcionou”. Qual das frases irá ter mais impacto quando a pessoa voltar para ler suas anotações dois meses depois?

3 . Menos é mais

Tente manter as frases curtas, evite frases com mais de duas orações ou parágrafos com mais de 2 ou 3 frases por slide. Pense, sempre, que alguém poderá anotar o que você está apresentando (mesmo que não seja real) e que quanto menor forem as mensagens, maior as chances de serem anotadas, seja manualmente ou mentalmente.

Para terminar: o texto na apresentação é resultado da mensagem. A regra número 1 é a mais importante dica para a construção de um texto eficiente para uma apresentação profissional.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Texto na Apresentação.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.