MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Teste de Criatividade

Um simples teste de criatividade, rápido e não invasivo cujo objetivo é testar o nível de criatividade de uma pessoa – sem contar que ele consiste unicamente em um exercício com palavras. Simples, não? Então faça o teste:

 

1. Faça uma lista com 10 substantivos e entregue a um amigo.

2. Seu amigo deverá escrever ao lado de cada substantivo um verbo relacionado (não vale parar para pensar ou usar a borracha, tentar corrigir ou rasurar: a ideia é ser rápido e instintivo).

3. Pronto.

 

Quanto mais inovador (ou “semanticamente distante”) for o verbo do substantivo, mais criativo a pessoa avaliada será dentro de suas habilidades artísticas e profissionais. De acordo com um estudo publicado na revista Behavior Research Methods: 193 pessoas foram analisadas com o teste de substantivo/verbo. E, após, foram pedidas para executarem tarefas criativas, como escrever curtas histórias que tivessem palavras específicas inseridas, ou então completar desenhos não terminados.

Um dos exemplos em destaque foi o teste com o substantivo “carvão”. Ele recebeu verbos como mineração, queima, assar e cozinhar. De acordo com os cientistas, o primeiro verbo foi considerado com “baixa distância semântica” pois era muito óbvia a relação. Enquanto os verbos “assar” e “cozinhar”, embora ainda relevante para o substantivo, eram menos óbvios – ou seja, a distância semântica era maior.

Apesar dos resultados e das teorias, o teste não possui total eficácia no resultado. Os cientistas que realizaram os testes ainda eram estudantes, porém o teste tem como coautor o professor da Universidade Estadual de Michigan, Jeremy Gray, que admite ser indescritível a criatividade: “(…) Não sabemos exatamente o que é criatividade, mas podemos dizer quando a vemos”.

Mas qual o verdadeiro resultado do teste de criatividade? As pessoas podem ser criativas quando quiserem. O teste de criatividade foi realizado de duas formas: o primeiro pedido foi para encontrarem “verbos criativos que se relacionassem aos substantivos” enquanto o segundo pedido foi para encontrarem “qualquer verbo relacionado”.

Interessante, não? Agora, pense rápido: qual verbo você associa com banana?
(Seu safadinho…)

 

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.