Falar de storytelling corporativo não é novidade. Mas ele está mudando. E vai mudar mais ainda no futuro. Veja as previsões para o futuro do storytelling aqui:
Tão falada e desejada pelas empresas, mas nem sempre bem aplicada ou executada. A técnica de storytelling tem conquistado o mercado e de fato transformado a comunicação nos últimos anos. Apesar dos recentes casos polêmicos com empresas como por exemplo: Red Bull, Do Bem e Diletto, ela permanece no gosto dos principais executivos de comunicação e marketing, passando por palestrantes e até mesmo departamentos comerciais, na busca de inovarem o discurso tradicional para uma visão mais humana.
Nos últimos meses o storytelling tem tido seus altos e baixos, e também por isso torna-se complicado prever com tanta precisão seu futuro, mas certamente podemos ter uma ideia do que pode vir e, pensando nisso, escolhermos se é melhor aguardar acontecer ou correr atrás para fazer acontecer primeiro.
Nos preparativos para o evento Media Summit, o Mashable pediu para as pessoas fazerem suas previsões quanto ao futuro das histórias corporativas e então, depois de mais de 100 retornos, selecionaram vinte para compartilhar com todos.
Por fim, tomei a liberdade de analisar cada opinião e agrupá-los para entender melhor qual a visão geral que as pessoas tiveram sobre como o ele será:
Storytelling: Aumento da interatividade
Em primeiro lugar, se o storytelling valoriza o lado humano e conecta as pessoas com as marcas, por que não inserir as pessoas dentro das histórias?
Storytelling future will be interactive using all your 5 senses where the consumer is part of the story! #MediaSummitContest
— Raj (@rajnandy) 26 novembro 2014
@mashable I believe #virtualreality will be the next step in vivid and interactive storytelling experiences! Bring it! #MediaSummitContest
— Miri Rodriguez (@MiriRod) 26 novembro 2014
Highly visual, interactive choose-your-own-ending stories. Let the audience immerse themselves a brand’s story #MediaSummitContest
— Janis DeLaney (@DeLaneyGator) 24 novembro 2014
Amplitude
Será que poderemos de fato aumentar a forma como o storytelling atinge as pessoas através dos gadgets que possuem ou dos aplicativos e plataformas que utilizam? Celular, tablet, computador, relógio, óculos e diversos outros aparelhos que estão entrando em nossas vidas certamente representarão uma oportunidade das marcas se conectarem mais com as pessoas.
.@mashable I see the future of storytelling going more digital and more wearable, on devices like a smart watch #MediaSummitContest
— Stephanie Carino (@stephaniecarino) 26 novembro 2014
Consumers will spend more time on mobile devices than TV. More brand $ spents on socially driven campaigns than TV ads #MediaSummitContest
— Cait Gossert (@caitgossert) 24 novembro 2014
The future of storytelling is video! Shifting not only the way it is broadcasted, but the way it is consumed #MediaSummitContest
— Javier Unda (@titounda) 25 novembro 2014
The future of storytelling will become more instantanous, visual and digitally-driven to inspire us to dream & innovate. #MediaSummitContest
— Whitney L. Barkley (@TheWriteGirl_) 26 novembro 2014
Autenticidade
Enfim, lembram das polêmicas que surgiram nos últimos dias? É um reflexo do que as pessoas esperam das marcas quando utilizam storytelling – querem valores que sejam verdadeiros não apenas para o perfil das pessoas, mas principalmente verdadeiros com a própria empresa.
“Feelings” & “emotions” are the energy of #storytelling. If you master that, you are ready to use any media. @mashable #MediaSummitContest
— Jemimá Suárez (@jemi_su) 24 novembro 2014
The future of storytelling will be less *telling* and more authentic listening & engagement #MediaSummitContest pic.twitter.com/nIliwQBi5Z
— Jennifer Mackie (@jenniferrmackie) 25 novembro 2014
Future of Storytelling: Authentic and engaging stories capturing the human experience delivered to the medium of choice. #MediaSummitContest
— Roland Pugh (@RolandPugh) 26 novembro 2014
Future of storytelling will be driven by what consumers & customers define brands & our world as across #social #mobile #mediasummitcontest
— Chelsea Marti (@chelseamarti) 25 novembro 2014
The future of storytelling is quality, it seems obvious but it isn’t for many media outlets. #MediaSummitContest
— Karen De la Hoz (@kpdelahoz) 25 novembro 2014
A importância das métricas
Mas e se as empresas começarem a estudar suas métricas para adequarem o storytelling e aperfeiçoarem melhor a forma como comunicam com sua audiência? Pois nem sempre quantidade é qualidade (apesar desse pensamento não ser tão novo, é sempre importante trazer à tona).
Future of storytelling will be in the analytics to better understand the audiences that brands interact with. #MediaSummitContest
— Jason Wong (@jdubswong) 26 novembro 2014
Qualidade sob medida
Em um momento onde a maioria está apostando no storytelling, o conteúdo será mais direcionado (e isso é possível através do estudo das métricas, mencionado logo acima), o que dessa forma, significa melhoria da qualidade (impacto positivo que gera na audiência)
As attention spans become more fragmented, top story-telling skills will be at a premium. Good for liberal arts majors. #mediasummitcontest
— Rand Pearsall (@gpsROI) 24 novembro 2014
Storytelling will shift from mass marketing to customized individual bursts based on one’s preferences and demography #MediaSummitContest
— Daniel Kelt(NERD) (@SquirrellyDan) 25 novembro 2014
Storytelling will empower cultural innovation and build community. It will enrich our perspective, and unite the globe! #MediaSummitContest
— Fares Ksebati (@FaresKsebati) 26 novembro 2014
Velocidade
Em uma era onde estamos adaptando nossa comunicação para funcionar em até 140 caracteres (ou menos!), a velocidade da informação será de fato cada vez mais rápida. Ou seja, por conta do imediatismo das gerações atuais ao buscarem conteúdo. Mas será que passaremos de storytelling para haikaitelling?
There is no doubt that storytelling will become more condensed over time as we learn to type in 140 characters or less. #MediaSummitContest
— Paige Chernick (@PaigeKnowsFirst) 25 novembro 2014
Storytelling: Todos contam histórias
Quem, de fato, não tem uma história para contar? As empresas estão adotando a técnica para diversificarem ou até mesmo aperfeiçoarem sua comunicação, mas não são apenas elas a se privilegiarem disso, as pessoas também poderão – algumas já estão fazendo, aliás.
I predict an increase in news story sharing w/ platforms like @Storify. Because, now everyone’s a reporter. #MediaSummitContest @mashable
— Devan Meserve (@devanrosey) 24 novembro 2014
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