MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Qual o segredo das apresentações de startups?

O que você, profissional de grandes empresas, pode aprender com as apresentações de startups.

Para toda e qualquer startup uma única habilidade é primordial. Saber apresentar com qualidade. Isso porque as apresentações de startups são a primeira ferramenta de comunicação dessas empresas. E muitas vezes a razão de um bom investimento ou da conquista dos seus primeiros clientes e até para atração e retenção de talentos. O fenômeno das startups criou um gap entre suas apresentações e muitas das apresentações corporativas. Enquanto as primeiras eram criativas e eficientes, as segundas continuavam seguindo o modelo de apresentação profissional. Apresentações com muitos slides, design ruim e uma oratória duvidosa.

Como uma agência de apresentações profissionais, há quase 10 anos no mercado, nós vivemos tanto o lançamento das startups. Assim como a criação desse gap de qualidade e eficiência das suas apresentações. Também vivemos o esforço das grandes empresas em contratar agências para melhorar a qualidade das suas apresentações profissionais. Por isso, escrevemos esse artigo. A ideia é identificar o que as grandes empresas e seus profissionais podem aprender com as apresentações das startups.

Um grande desafio para ter materiais bons como apresentações de startups

Um dos grandes desafios que vivemos criando apresentações corporativas é como apresentar para os altos executivos das empresas. Sabemos que são profissionais que precisam conhecer muito de diversas áreas, tomar decisões em pouco tempo e que precisam de apresentações eficientes e diretas. Fazendo o paralelo com as apresentações de startups, apresentar para executivos de grandes empresas é muito próximo de apresentar para investidores.

Os investidores também são um público específico, e com um perfil muito parecido com os executivos. Sem contar que para eles, toda apresentação é um momento de avaliação: da ideia, da empresa e do apresentador. Além disso, os investidores têm um leque misto de conhecimentos, são rápidos para tomar decisões, assim como grandes executivos.

Dado as semelhanças entre as duas plateias, os profissionais que precisam criar apresentações profissionais em grandes empresas podem aprender com as apresentações de startups. Veja algumas dicas:

1 . Comece com a mensagem

Como vimos acima, tanto executivos como investidores estão pressionados pelo tempo. Portanto, não há tempo a perder. É preciso começar a apresentação já entregando a mensagem, e só depois disso você desenvolve as ideias. Mas, para isso, você precisa saber definir muito bem a mensagem da sua apresentação: seja rápido e direto nela. Não se esqueça que quanto mais direta ela for, mais impacto você tem. Para isso, é interessante usar a técnica do Elevator Pitch (Leia aqui o post 10 dicas de Elevator Pitch), resumindo a sua mensagem ao máximo e só depois dela colocada, você desenvolve as explicações.

2 . O design dos seus slides importa. E muito!

O belo nos atrai. Por isso a construção de slides com pensamento de design é tão importante. Além de deixar sua apresentação “mais bonita”, o trabalho de design da apresentação também tem a função de deixar as informações mais fáceis de serem entendidas e mais rápido, o que é essencial tanto para apresentações para startups como para apresentações para executivos. Slides com design ruim podem desvirtuar a sua mensagem, ao passo que uma apresentação com slides bem produzidos, seguindo as regras do design, mostram melhor preparo do apresentador, além de mais preocupação com o material, facilitam também a comunicação.

3 . Reduza a informação dos slides

Estamos acostumados a ver esse tipo de problema em nossos treinamentos e cursos de apresentação in company: quando fazemos treinamentos para equipes que apresentam para diretoria, presidência, ou mesmo o board de grandes empresas, a dificuldade sempre está em torno da quantidade de informações colocadas nos slides. Vemos que esses profissionais se sentem pressionados a colocar todos os detalhes nas apresentações, para mostrar que estão trabalhando bem e que dominam os assuntos.

Perceba que apresentações não foram feitas para detalhes. O PowerPoint, Keynote, Prezi ou até mesmo apresentações em vídeo são pensadas para explicar os pontos principais do assunto, não importa qual seja ele. Para falar de detalhes, é mais fácil enviar algumas planilhas e textos para esse público. Lembre-se: eles não têm tempo para todas essas informações e não podem (e não querem) ir tão fundo.

Para isso, faça o exercício, depois que você finalizar sua apresentação: passe algumas vezes pelos slides reduzindo informações, deixando textos mais curtos, criando key messages. Faça isso algumas vezes e você verá que, em todas elas, é possível reduzir a informação. Leia aqui o post que escrevemos também sobre este assunto: Como fazer slides mais simples e eficazes.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações de Startups.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.