MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Quando utilizar perguntas na sua apresentação?

Quando utilizar perguntas na sua apresentação? Todos nós conhecemos apresentadores que gostam de chamar a plateia para participar. Também existem aqueles que gostam de começar a apresentação com uma pergunta retórica. Outros preferem termina-la com essa questão no ar. Afinal, existe um jeito certo? Qual a melhor maneira de se utilizar perguntas na sua apresentação?

Cada frase de uma apresentação terá um efeito diferente na sua audiência. O trabalho de desenvolver uma apresentação profissional, seja discurso ou texto em tela, pensando em absolutamente todas as funções do idioma é demorado e para ser honesto, às vezes, desnecessário. Tamanho nível de detalhe deve ser alcançado apenas por profissionais com experiência e conhecimento para filtrar as funções e determinar a necessidade real da utilização de cada tempo verbal ou forma frasal. Há, porém, algumas dicas importantes e simples de serem utilizadas que podem aumentar a atenção e a empatia da audiência com o tema e com o apresentador. Utilizar perguntas é uma delas.

A função de uma frase interrogativa é, normalmente, obter uma resposta. Assim fomos ensinados e é assim que reagimos até hoje. Quando nos fazem uma pergunta, mesmo que retórica nossos cérebros começam a buscar em memórias e conhecimentos prévios a resposta para aquela pergunta. Isso significa que uma pergunta, bem colocada, durante uma apresentação é ótima forma de fazer a audiência se aproximar do tema ou da situação discutida. Afirmar algo nem sempre é a forma mais eficiente de trazer a plateia para a sua linha de raciocínio. Ao afirmar uma ideia ou até mesmo um fato a primeira reação da sua audiência será a análise.

Da análise a audiência irá partir para uma conclusão e da conclusão para uma ação. Esse caminho cognitivo é, mesmo que natural, cansativo e trabalhoso para todos nós. Longos períodos de tempo focados nesse processo acabam esgotando o interesse das pessoas pelos tópicos. Por isso é importante, entre uma ideia e outra, inserir uma pergunta. Alternar entre perguntas e afirmações é uma boa forma de manter a audiência atenta.

Utilizar boas perguntas na sua apresentação pode causar impacto

Outra utilização de perguntas na sua apresentação é a possibilidade de gerar o famoso efeito “WOW”, ou seja, causar impacto. Essa é uma mecânica um pouco mais complicada, mas é possível utilizá-la sem grandes problemas. O objetivo aqui é utilizar perguntas para que as pessoas busquem respostas diferentes da sua. Faça a pergunta para a plateia, recolha, se possível algumas respostas, ou ofereça você mesmo algumas possíveis respostas. Assim é mais fácil saber que a audiência está seguindo a sua linha de raciocínio.

Quando a pergunta estiver parecendo respondida, ofereça para a audiência uma nova visão daquela situação. Um bom modo de criar esse tipo de discurso é iniciar com a sua resposta original para perguntar e partir disso para outras possibilidades. Tente pensar em opostos ou sensos comuns que podem ser revistos pela sua mensagem.

Para potencializar a memorização e efeito de impacto da sua resposta apresente-a em vídeo. Utilize todos os artifícios que o audiovisual pode oferecer para potencializar a sua resposta. Termine de forma impactante, afinal, é a última mensagem que a audiência vai lembrar.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.