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Público-alvo de apresentações: diga o que eles querem ouvir

O segredo de sucesso de uma apresentação é saber se conectar com a plateia. Veja aqui como entender e se comunicar melhor com o público-alvo de apresentações.

De fato, toda apresentação, por mais criativa que seja, tem um objetivo bastante claro: vender uma ideia. Mas não só isso: para ela ser eficaz, precisa fazer com que o público-alvo de apresentações reaja de maneira adequada. Da maneira que você, apresentador, precisa.

Uma das vantagens da apresentação é que você pode ser direto ao expor a reação desejada. Argumentos, dados e histórias são elementos que servem para sustentar um call to action, um pedido, um chamado a uma reação específica. Veja algumas dicas de como atingir a reação esperada com a sua apresentação. Além disso: entenda como planejar para se comunicar diretamente com o público-alvo de apresentações.

1 . Diga o que seu público-alvo quer ouvir

Se você pedir o que você precisa, não conseguirá nada. Lembre-se que o seu público precisa de um motivo para agir, mas não o seu motivo. Essencialmente, a única pessoa que se preocupa com o que você quer é você. As pessoas estão interessadas em si mesmas. E não é diferente com o público-alvo de apresentações.

Você não vai convencer uma audiência a se engajar com o seu objetivo se você só falar sobre suas necessidades e desejos. Já diria Henry Ford, “se há algum segredo de sucesso, consiste ele na habilidade de apreender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu”.

2 . Conheça o público-alvo de apresentações

Se você não conhecer o seu público-alvo, não conseguirá impacta-lo. Conhecer o público-alvo de uma apresentação é basicamente saber quais são suas preocupações e porque recorreram a você para resolvê-las – respondendo essas duas questões, você já terá uma ideia de como montar o seu material.

Antes de tudo, é preciso alinhar conteúdo da sua apresentação com o que a sua audiência está buscando, assim ficará mais fácil expor que o que você está oferecendo é bom para eles, ou que é a resposta que eles buscavam para seus problemas (e não dos problemas do apresentador).

3 . O verbal e o não verbal

Como apresentador você age como elo entre o público-alvo e a mensagem, sendo com o tom ou usando humor em sua apresentação. Então, se você dá o tom, deve ficar animado sobre o que você está oferecendo! Lembre-se que não é só o que você diz, mas como você diz. Para contagiar, você precisa estar contagiado. O mesmo vale para emocionar ou motivar também.

Se você, como apresentador, não “comprou” aquela ideia, dificilmente conseguirá vendê-la. Charles Chaplin dizia que uma obra de comédia dele só estaria pronta se ele mesmo se divertisse com ela. E assim deve ser com uma boa apresentação também. Para o humor, motivação ou qualquer sentimento que você precise expressar, antes de tudo, deve ser algo perceptível em você.

Entender o público-alvo, desenvolver um material que seja focado neles e caprichar no não verbal, juntos, vão garantir que a resposta da sua audiência esteja alinhada com as suas expectativas. Por isso, antes de subir no palco, monte um material adequado, e quando estiver apresentando, seja o primeiro a incorporar o tom que você precisa.

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