MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Powerpoint ruim: o software não mata pessoas. Pessoas matam pessoas

O que faz um Powerpoint ruim? Muitas pessoas preferem culpar o software pelas suas apresentações péssimas. Mas nós sabemos: a culpa é sempre do usuário.

Powerpoint ruim: Você já ouviu a famosa frase dos grupos pró liberação de armas “As armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas”?

De fato essa frase representa muito bem o que o Powerpoint passa no mundo. Assim, a culpa por apresentações ruins que já foram mostradas a alguém cai sobre ele. Mas será o software o grande culpado? Afinal, quem criou a apresentação, quem a montou no Powerpoint não tem culpa no processo? – Por isso, não culpe a ferramenta. Culpe o operador. Mesmo por que com certeza você já deve ter visto diversas apresentações onde o apresentador está somente lendo bulletpoints em um slide mal feito:. Portanto essa é a essência de um Powerpoint ruim. Ou as vezes, até pior, lendo textos gigantes que ele conseguiu encaixar no slide a custa de alguns potes de vaselina. Ou seja, culpa do Software? Culpa do apresentador pelo seu Powerpoint ruim.

Vamos fazer um paralelo com o Homem Aranha. Peter Parker era apenas mais um adolescente comum, até que uma aranha radioativa o picou. Ele não apenas tornou-se Homem-Aranha. Uma vez que ele ganhou seus poderes – força sobre-humana, velocidade e sentidos melhorados, e, claro, a capacidade de se agarrar a paredes e lançar teia de seus punhos – ele teve que aprender a usá-los eficazmente. Ele passou muito tempo aprendendo como aproveitar seu poder e a usá-lo corretamente. Caso contrário, ele teria ficado à toa lançando teia e se balançando nas paredes o dia todo. Grandes poderes demandam grandes responsabilidades. E se apresentar é sim um grande poder. O poder de transmitir a sua idéia, o seu projeto, a sua empresa para um grupo de pessoas.

Um Powerpoint ruim é resultado de um usuário ruim.

O PowerPoint é uma ferramenta extremamente poderosa quando usada corretamente. No entanto, nós não nascemos com a capacidade de usar o PowerPoint. A Microsoft tentou ajudar, adicionando caixas, pedindo ao designer “Clique para adicionar título” ou “Clique para adicionar texto”. Didático. Os caras da Microsoft pensaram em nós. Tentaram ajudar. Deixaram tudo facinho. E talvez essa facilidade deu a todos a impressão de que é fácil fazer apresentacões.  Mas não é porque você consegue seguir as instruções que você sabe usar a ferramenta. E mais. Não é por que você sabe usar o Powerpoint que você sabe fazer apresentações. Muitos operadores de photoshop não sabem desenhar.

PowerPoint não é o problema. O problema é que poucas pessoas se esforçam para aprender a criar uma boa apresentação (e só depois usar o PowerPoint como meio de transmiti-la). É importante que os apresentadores se interessem em aprender a criar uma apresentação agradável aos olhos (um mínimo de conceito de design) e também em como apresenta-la. Como usar aquela apresentação do modo mais eficaz possível.

Agora, se nesse momento você está sentado assistindo a uma apresentação do PowerPoint chata, sem inspiração, que não agrada aos olhos nem aos ouvidos, a culpa é do apresentador, não do software. Foi o apresentador que decidiu que ficar balançando na parede o dia todo era o suficiente.

“Um artesão ruim sempre culpa suas ferramentas”

• Baseado no post “guns and powerpoint dont kill people” do Presentation Advisors: www.presentationadvisors.com

 

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.