MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Posicionamento de palco: como fazer dele o seu habitat natural

Falar em público pode causar um frio na barriga em muitos profissionais. Os que ainda não se sentem a vontade nesse ambiente. Afinal, como trabalhar o seu posicionamento de palco? Assim, eles se justificam dizendo coisas como: “Eu não sou um orador nato”, ou “Eu não nasci para o palco”. Mas será mesmo que alguns foram escolhidos para o palco? E nasceram com habilidades como carisma definidas para essa função? Sabemos que se adaptar a um lugar, posição ou função é questão de tempo e dedicação. Assim sendo, quanto mais tempo permanecemos tentando, mais capaz de sobreviver e prosperar seremos. E mais entenderemos esse habitat.

Há estudos que esquimós percebem mais de 11 tonalidades de branco. Assim como índios tropicais enxergam mais de 40 tonalidades de verde. Isso por que esquimós se adaptaram a viver no branco do gelo e os índios a entender os diferentes verdes da floresta. No ambiente das apresentações profissionais também é assim. O que vale é a experiência. E a única maneira de adquiri-la é dando a cara a tapa. Só assim você vai entender o posicionamento de palco. Tentando, errando, acertando e o mais importante: aprendendo para se desenvolver. Você tem que colocar-se em situações que te proporcionam a experiência que deseja.

Como se desenvolver em relação ao posicionamento de palco

E para se desenvolver nesse campo de apresentações (assim como em outros) é importante ser persistente. Quando se decide onde quer chegar, as limitações naturais se tornam irrelevantes. Assim, se você quiser fazer grandes apresentações, você tem que se colocar em posição de apresentar-se com frequência. Tem que se inserir nesse novo habitat e aprender com ele. E se ver dentro dele, se entender nesse novo lugar.

O colunista do The New Yorker e autor do livro Outliers: The Story of Success, Malcolm Gladwell, estima que verdadeiros mestres em qualquer área tendem a ter realizado sua habilidade profissional mais de 10.000 vezes. Ronaldo pode ter seus dons naturais. E mesmo engordando não perde suas habilidades no futebol. Mas é muito mais comum vermos histórias de pessoas que se tornaram extraordinárias no que fazem por meio da prática e da repetição.

Portanto, pratique as suas apresentações. Pratique o seu posicionamento de palco. Saiba que dificilmente alguém nasceu para o palco. Ou seja, a maioria que dá show na hora de apresentar e encanta o público, está na luta do habitat das apresentações há muito tempo. Já ganhou, já perdeu, mas o mais importante: aprendeu ou está aprendendo a sobreviver nele, até o dia que poderá chama-lo do seu habitat natural.

Os três pontos importantes para você dominar o palco

E cuidado com os coachs e as fórmulas prontas. Elas simplesmente não funcionam para todos. Afinal, você pode ser um apresentador mais tímido, mais eloquente, etc. E cada um desses estilos demanda um tipo de posicionamento de palco. Seu conteúdo também pode guiar a sua performance. Ou seja, se o seu assunto é negativo, talvez você precise se conter. Mas se for uma nova ideia, algo realmente novo, talvez demande algo mais efusivo. E, em terceiro, tem também, logicamente, o palco.

Sim! Porque nem sempre você apresenta em um palco. Aliás, só em situações mais especiais você terá um palco. No entanto, você vai se deparar mais vezes com salas de reuniões, pequenos espaços, etc. Ou seja, mesmo que você queira ser mais efusivo, talvez não consiga. Por isso, assim como fazemos como produtora de vídeos, nós aconselhamos que você faça uma visita técnica no local. E, estando nele, imagine a sua apresentação. Onde você vai estar? Onde seu público estará? Existem obstáculos? Tudo isso é importante.

Concluindo, conhecer o palco e pelo menos pensar e imagina um pouco como será a sua apresentação te ajudará a se preparar melhor para o dia da apresentação. E talvez seja até melhor você mexer no seu conteúdo dependendo do que encontrar lá. Mas, para resumir, considere essas três questões para você dominar o palco: seu conteúdo, seu jeito de apresentar e o espaço físico que você terá. Eles três te dirão como se portar. E conquistar o palco do seu jeito. Não de uma forma metódica e engessada.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.