MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Por que temos medo de falar em público?

Por que temos medo de falar em público? Sim, sabemos que falar em público é um dos maiores medos da humanidade. Maior ainda que o medo da morte! Mas, então, porque esse fato nos é tão aterrorizante? Estudos indicam que pessoas podem ficar com medo de falar em público por medo de serem julgadas ou avaliadas por outras pessoas, ou por medo de não conseguirem ter um bom desempenho.

Esse medo também pode resultar de experiências negativas passadas com falar em público ou de uma ansiedade ou timidez geral em situações sociais. Ou seja, pode vir de outras experiências com viés negativo!

Além disso, a resposta fisiológica ao estresse, como o aumento da frequência cardíaca, também pode contribuir para a sensação de medo. O que é muito ruim: porque, quando vamos apresentar, já estamos nervosos. E esses efeitos físicos no corpo nos deixam ainda mais nervosos. Mas existe maneiras de minimizar esses sintomas, e se apresentar com mais calma. Veja abaixo alguns exemplos:

Pratique, pratique, pratique

Quanto mais você ensaiar seu discurso, mais confortável ficará com o material. Então não deixe para finalizar a sua apresentação muito em cima da hora. Entenda seus horários e veja quanto tempo antes de subir no palco você precisa e quer ensaiar.

Conheça seu público

Entender quem é seu público e o que ele espera de seu discurso pode ajudá-lo a adaptar sua mensagem e entrega. Eles precisam de informações mais aprofundadas? Mais rasas? O que eles esperam de você? Para perder um pouco do medo, saiba o que o seu público quer de você e busque corresponder.

Use a visualização positiva

Imagine-se fazendo um discurso bem-sucedido antes de realmente fazê-lo. Pense positivo: parece um conselho simples demais, mas ele funciona. Quanto mais você treinar e mais imaginar um bom resultado, melhor vai se sair.

Use humor

O humor pode ajudar a deixar você e seu público à vontade. se for possível, tente descontrair. Tente levar o que for possível do conteúdo de forma mais bem humorada e assim o nervosismo vai baixar.

Fale com paixão

Se você acredita no que está dizendo, será mais fácil transmitir isso ao seu público. Então, antes de convencer a plateia, trabalhe para se convencer. Se conectar com o seu conteúdo e se apaixonar por ele.

Não se desculpe

Pedir desculpas por estar nervoso ou por qualquer erro percebido pode piorar a situação. Não se coloque abaixo da audiência só por estar nervoso. Isso acontece e não precisa ser desculpado. Saiba que é normal, encare como algo normal e siga em frente.

Use uma linguagem corporal positiva

Manter uma boa postura e fazer contato visual pode ajudar a aumentar sua confiança. Busque aquelas pessoas da plateia que correspondem positivamente à você e se apoie nela. Membros da plateia que fazem positivo com a cabeça, sorriem e concordam nos ajudam a manter a confiança.

Respire

Respirar lenta e profundamente pode ajudar a acalmar seus nervos. Principalmente naqueles momentos mais complexos antes de se subir ao palco. Assim, aproveite o momento para focar na sua respiração. Isso ajuda muito no nervosismos antes de se apresentar.

Use recursos visuais

Eles podem ajudar a focar a atenção do seu público e mantê-lo engajado. E nós somos especialistas nisso! Afinal, somos um estúdio de Motion Design especializado em transformar slides de powerpoint em um show! E isso ajuda muito na confiança do apresentador. Quanto melhor o seu material, mais confortável você ficará.

Abrace o medo

Reconheça que algum nível de medo é normal e que pode até ajudar a aprimorar seu foco e desempenho. Assim, não se preocupe por estar com medo. Isso não te faz ser menor do que qualquer outro profissional. Se tiver com medo, vá com medo mesmo. Mas se prepare. Assim, seus resultados serão positivos e podem ajudar a mudar a sua percepção de apresentar.

Lembre-se de que falar em público é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada com a prática. E não deixe de buscar melhorar o seu poder de apresentar. Mesmo se questionando Por que temos medo de falar em público, o importante é não parar de tentar melhorar. Afinal, o medo sempre vai vir.

Até mesmo para os apresentadores mais experientes. Então, não desanime. Dedique tempo e atenção para melhorar. E conte conosco do MonkeyBusiness! Somos especialistas na criação de apresentações profissionais em Powerpoint.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em apresentações profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.