Não é novidade que executivos de grande importância precisam de apresentações impactantes. Mas, afinal, onde está o impacto de uma apresentação? Um dos pontos cruciais para se alcançar o impacto em uma apresentação é o seu planejamento. Sem ele, não existe apresentação, muito menos impacto. E nós do MonkeyBusiness desenvolvemos uma metodologia única de planejamento e criação de apresentações através do Motion Design. Nesse artigo, vamos falar um pouco mais desse metodologia para você que está Planejando sua apresentação.
Nossa metodologia se baseia na criação do storyboard da apresentação. Com ele, você pode planejar ideias, mensagens, o que irá de texto em cada slide e principalmente, saberá ilustra-lo com a melhor informação visual para ele funcionar bem. Para você que está Planejando sua apresentação, veja as dicas abaixo e conheça a nossa metodologia de criação através de storyboard.
Planeje sua história
Para começar, um bom exercício é desenhar sua história como uma linha do tempo. Não importa o tipo de apresentação, ela conta uma história. Seja uma apresentação de vendas, um lançamento inicial, um relatório comercial ou até mesmo uma tese. Você está sempre guiando seu público através de uma história.
Assim sendo, planejando sua apresentação no software (qualquer que seja ele), você só tem a perder. Para criar a sua história, você precisa de papel e caneta e deixar as ideias aparecerem. Acredite, assim você irá mais longe. E, com o desenho do seu storyboard, terá domínio dessas ideias. Para te ajudar na criação, use a base de 3 atos criada por Aristóteles na Grécia Antiga. Ele funciona muito bem para todos que estão Planejando sua apresentação.
Finalmente, observe como as apresentações podem se adaptar facilmente à essa estrutura. Ao longo de todos seus slides você está construindo um clímax, que é o momento em que você coloca sua principal mensagem e fecha sua apresentação com grande estilo. Para isso, veja abaixo um pouco mais da estrutura dos três atos para quem está Planejando sua apresentação:
Primeiro ato: origem / problema
Primeiramente, sua apresentação começa com a conexão com o seu público. Seres humanos são emocionais e a empatia é uma arma que você deve usar para ter vantagem na sua argumentação. Encontre aquilo que você tem em comum. Pode ser um ponto de dor, um interesse compartilhado. No entanto, caso você não tem nada em comum, certifique-se de que eles podem se conectar com você pessoalmente. Finalizando, se você não tiver empatia com seu público-alvo neste momento, provavelmente não fará isso mais tarde.
Segundo ato: desenvolvimento de histórias
EM segundo lugar, o segundo ato de qualquer história começa com o ponto de virada e termina com o clímax. Para você que está Planejando sua apresentação, é quando você apresenta seu produto, sua empresa, sua solução ou, novamente, o que quer que você esteja apresentando. Enfim, essa é a parte do desenvolvimento da sua argumentação.
Terceiro ato e clímax
É isso. A cena do batismo ou o naufrágio do Titanic. É o momento absoluto em que seu público está no auge e se você lidou com a narrativa corretamente, o momento perfeito para o final. Assim como do Call To Action. Sendo assim, foi quando Steve Jobs anunciou o preço do novo iDevice e a mão de todos já estava em suas carteiras.
O terceiro ato conclui encerrando sua história, perguntas e tal. Dessa maneira, você e seu público estão de volta com os pés no chão, apenas finalizando os últimos detalhes.
Criando a apresentação
Agora, com a história pronta, vamos à criação visual da sua apresentação. Perceba que, nesse momento, é quando você ilustra os slides que criou na sua linha argumentativa. Nessa fase que criamos o storyboard da apresentação. Desse jeito, ele te dará a oportunidade de ilustrar, usando papel e caneta, cada slide. Assim, você tem tempo para pensar na melhor ilustração e pode valida-la, testando se elas valem ou não a pena.
Com o seu storyboard criado, finalmente você abre o software de apresentações que irá usar, não importa qual, e começa a transcrever suas ideias para ele. Nós garantimos que assim será mais rápido. Agora, com esse processo em mente, vamos a mais alguns passos que você que está Planejando sua apresentação deve se lembrar. Tanto para apresentações mais tradicionais como para as mais criativas. Aplique essas técnicas em todas e notará grande resultado.
Slides devem reforçar mensagens
Lembre-se, você é quem conta a história, não os slides. Sua apresentação deve estar lá apenas para apoiar e reforçar o que você está dizendo. Além de ilustrar e dar ambientação ao seu discurso. Assim sendo, não digite tudo nos slides. Use apenas palavras-chave para ajudar o público (e você mesmo) a acompanhar sua história. Pouco texto. Muitas imagens.
Se a apresentação que você está fazendo precisar ser enviada por e-mail reconsidere o formato. Afinal, o PowerPoint é o pior software para se enviado por email. Considere transformar seu material em um vídeo, animação ou motion design. Ele fará o trabalho com muito mais eficiência que uma pilha de slides. Apresentações funcionam com apresentador.
Apenas uma ideia por slide
Para simples, mas pouco seguem essa dica. Para encaixar mais informações em menos tempo, profissionais costumam entulhar dados até lotar os slides. Também não há necessidade de decorar seus slides. Mantenha-se firme ao que foi planejado no seu storyboard! lembre-se de que seu público provavelmente lerá de longe, e qualquer coisa que seja pequena demais acabará se transformando em ruído.
Use imagens. Muitas imagens.
As pessoas não gostam de ler tanto assim. Mensagens são transmitidas muito melhor com imagens ou recursos visuais, como gráficos. Lembre-se que se você busca impacto, ele demanda que seu público leia as informações com mais velocidade. E isso só as imagens podem fazer por você.
Para finalizar, você pode adicionar key messages ou títulos em cima de suas imagens. No entanto, apenas certifique-se que a cor do texto é claramente legível sobre a própria imagem. Enfim, a visibilidade é muito importante para você que está Planejando sua apresentação lembrar.
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Concluindo, é preciso de planejamento para acertar. Aprenda a planejar suas apresentações com a metodologia única do MonkeyBusiness: através da técnica de storyboard. Para se inscrever no nosso curso de apresentações, clique na imagem abaixo:
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