Perder a concentração na apresentação: é muito comum e acontece até com apresentadores experientes. E isso pode acontecer por diversos motivos. Pode ser por nervosismo, ter um material complexo, falta de estudo ou preparação, uma pergunta mais complexa da plateia e até mesmo o seu celular tocar na hora errada. Então, se isso acontecer, o que fazer se você perder concentração na apresentação?
A primeira dica que podemos dar é: não se preocupe. Isso acontece bastante e o importante é não deixar a sua audiência perceber sua falta de concentração. Não deixe a perca da concentração na apresentação te derrubar. Lembre-se que só você sabe até onde sua apresentação pode chegar, seus detalhes, altos e baixos. Por isso, não deixe transparecer com nervosismo. O público vai saber que você ficou perturbado e só vai piorar a situação. Em vez disso, aplique a regra dos 10 segundos de pausa e as pessoas vão assumir que aquele erro aconteceu de propósito.
Trabalhe a pausa caso perca a concentração na apresentação
Isso porque bons apresentadores trabalham a pausa em suas apresentações profissionais. Nos nossos treinamentos de oratória esse tema é bastante recorrente: a pausa separa assuntos, dá tempo para o público absorver a mensagem e causa tensão para o próximo slide. Seth Godin tem uma maneira interessante de fazer o público pensar que você parou de propósito:
“Pause por dois ou três segundos e a audiência vai supor que você se perdeu. Pause por cinco segundos eles acharão que a pausa é intencional. Mais do que 10 segundos as pessoas vão começar a olhar para seus celulares”.
Quando você retomar o discurso da sua apresentação o público vai assumir naturalmente que a pausa foi intencional… e que você é um apresentador confiante e que domina seu conteúdo a ponto de trabalhar pausas. Mas é importante trabalhar com o não verbal. Sabemos que quando uma pessoa comete um erro, ela perde a confiança e desvia o olhar. Portanto, faça a pausa, mas continue olhando nos olhos dos integrantes da sua audiência e se mantenha com o não-verbal alinhado e confiante. Apenas oradores confiantes são seguros com o silêncio. Pratique a pausa de 5 ou 10 segundos e mostrará ao seu público que é um deles.
Veja um exemplo de apresentação onde nem mesmo o nervosismo atrapalhou: Paola Carosella, na sua apresentação no Day1 2017 (criação nossa) trabalhou a pausa e o não verbal para manter o ritmo da sua apresentação:
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.