MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Os estilos de vídeo de treinamento

Vídeo de treinamento: onde a humanidade errou para não conseguir produzir um único vídeo de treinamento interessante? Veja a resposta para você melhorar os seus.

Nós sabemos: os funcionários de diversas empresas sofrem todas as vezes que se deparam com um vídeo de treinamento: eles geralmente são chatos, longos e fazem tudo menos treinar as pessoas com uma didática interessante, inteligência e criatividade. Assim, para explicar isso, criamos uma pequena história que ilustra bem o que acontece por trás desse tipo de vídeo:

Olá, meu nome é Leonardo. Sou profissional de audiovisual e vim contar a vocês uma coisa muito interessante que eu descobri não tem muito tempo. Ok, eu sei que quando entra uma pessoa mais nova, todo mundo pensa: “não era bem isso que eu esperava”, “nasceu ontem, já quer explicar as coisas”, mas eu vim para fazer amizade com vocês e compartilhar minhas histórias.

Com isso, eu decidi fazer audiovisual por causa dos desenhos da Disney que eu assistia quando era criança. Queria desenhar e refazer todas aquelas histórias. Todas eram tão chatas, faltava humor, faltava uns carros explodindo, uns Vin Diesel batendo no The Rock e quebrando paredes de puro concreto apenas com as costas.

Só que, imaginem vocês, eu só sabia desenhar os bonequinhos de palito e olha lá. Pior ainda, quando eu sentava no computador eu só conseguia desenhar a bendita da casinha com o triangulo e o quadrado no paint. Não foi fácil.

Meus pais sempre me diziam: vai fazer medicina. Veja bem, se eu não conseguia nem ao menos ilustrar alguma coisa, o que dirá consertar um paciente. O tempo foi passando e eu fui descobrindo outras formas de fazer audiovisual. Descobri que existia o comercial, o longa-metragem, o curta, o documentário, o vídeo clipe, mas nenhum deles me encantava tanto quanto o desenho.

Eu queria mudar tudo.

Eu queria que a Cinderela expulsasse aquela madrasta a vassouradas de casa. Que a Branca de Neve jogasse a maçã na cara daquela bruxa (quem é que come uma maçã de um desconhecido?). Que a Ariel explodissem a casa da Ursula e ela percebesse que era uma princesa. Melhor! Ela era uma sereia. Afinal, quem em sã consciência deixaria de ser sereia para se tornar humana?

Enfim, eu só gostava da Fera porque ela era um monstro que batia em lobos que tentaram devorar a Bela uma vez. Ou a Mulan porque ela foi para a guerra. Mas tirando isso, meu sonho sempre fora dar mais ação a essas histórias de romance.

Aí eu entrei na faculdade, ainda sem saber desenhar uma linha reta, e comecei a me aprofundar nos estudos. Vocês devem estar se perguntando: “mas, Leonardo, você fez um curso de desenho?” Fiz, esses dias. Agora eu já consigo desenhar um caminhãozinho. É brincadeira. Eu percebi a importância de ilustrar bem e comecei a fazer diversos cursos e a rabiscar coisas pequenas.

Uma luz no fim do túnel.

Certo dia eu estava em aula chata demais quando o professor começou a falar sobre onde o audiovisual poderia chegar. Algo deve ter me dado um choque naquele momento, porque eu simplesmente vi a luz. Um coral de anjos começou a cantar e os céus se abriram. Foi um momento único, transformador.

Assim, o professor revelou que era possível criar vídeos criativos para empresas em sua gestão de pessoas. Tcharam! Meus olhos brilharam. Eu poderia transformar aqueles vídeos lentos de treinamento em algo melhor. Na mesma hora já me veio à cabeça Vin Diesel contra The Rock quebrando uma parede de concreto pra falar sobre segurança no trabalho: “usem capacetes”.

E é exatamente isso que eu vim contar a vocês hoje. Não sobre Vin vs. The Rock, mas que existe vida pós o vídeo de treinamento. E uma vida cheia de movimento e cor.

Entendendo os estilos de vídeo de treinamento.

É possível utilizar esse tipo de vídeo para treinar novos colaboradores, prestadores de serviço, visitantes, clientes, etc. Mas isso, vocês já sabem. Outras coisas que vocês já sabem é que existem várias razões que podem levar uma empresa a decidir utilizar um vídeo de treinamento: menos gastos, principalmente quando existe alta rotatividade ou times espalhados. Afinal, esse tipo de comunicação pode viajar para longe sem custos.

Portanto, se você fizer um treinamento básico, pode ter de demandar várias e várias horas de um profissional ligado a qualidade e segurança do trabalho. E eu posso dizer: vai ficar caro. Mas se existir um material bonito, desenvolvido especialmente para realizar esse treinamento é possível otimizar tempo e dinheiro.

Portanto, um vídeo de treinamento bem feito possibilita a padronização da informação transmitida. Sabe o que isso significa? Que você pode ficar tranquilo, meu jovem padawan, de forma correta, passada sua mensagem sempre será.

Não levou fé? É só aplicar a famosa prova surpresa que aí você vai conseguir mensurar a efetividade desse material.

Eu já falei na economia de tempo? Não? Então lá vai! Um apresentador levaria cerca de 20 minutos para falar tudo, um vídeo pode fazer tudo em menos tempo. Muito menos tempo.

Já convenci vocês? Eu sei que devem existir alguém fazendo bico torto ainda. Calma. Eu vou mostrar agora os tipos de vídeos de treinamento existentes e com certeza vou convencê-los de vez. Vem comigo!

01. Powerpoint Animado:

Esse é aquele amigo que todo mundo gosta, confia, ama, chama pro pro churrasco, ele nem precisa levar nada, só a presença já basta. É o mais simples e barato. Enfim, uma ótima opção caso sua empresa já tenha uma apresentação eficaz. Enfim, é um vídeo de treinamento simples e funcional.

Veja esse vídeo de treinamento que fizemos para a Electrolux:

02. Motion Design

A mais utilizada para treinamentos: o Motion Design oferece mais possibilidades. Para um vídeo de treinamento, é possível desenvolver animações, música, narração, fotos e tudo o  que ajudar a complementar a mensagem.

O movimento realizado pelo vídeo possibilita que as informações sejam organizadas de uma forma visual mais interessante e prendam a atenção da audiência com mais facilidade.

Veja vídeo de treinamento que criamos para a Xingú Máquinas:

03. Captação do apresentador em estúdio

Lembra do Parque dos Dinossauros? Quando eles chegam no parque e vão assistir ao vídeo sobre como conseguiram a proeza de ajudar os dinos a ressuscitarem. O dono do parque aparecia em tela para interagir com ele mesmo. Essa técnica é chamada “apresentador em estúdio”, pode ser utilizada no seu vídeo de treinamento e ainda utilizar técnicas de motion design para explicações.

Veja as captações de depoimentos em algumas cenas do vídeo que criamos para a Prevcom:

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo de Treinamento.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.