Continuando o nosso post anterior sobre os 5 Ps das apresentações. Vamos definir nesse primeiro momento, o Público-Alvo. Sempre o centro de todos os esforços de comunicação que empregamos numa apresentação. É para ele que essa peça de comunicação foi construída. Ou seja, é ele quem deve entender o objetivo da nossa apresentação, levar nossa mensagem para casa e se tudo der certo, muito certo, é ele quem vai se engajar e lutar pela nossa ideia. Enfim, essa é a importância do público-alvo.
Todos os palestrantes acreditam que tem um bom conteúdo para transmitir. Mas só isso não basta: bom conteúdo somente não engaja, não convence. Jerry Weissman, autor de Presenting to Win já diria “Para pessoas agirem, elas precisam de uma razão. E uma razão delas, não sua”. Seu público-alvo vai determinar se o seu conteúdo é bom ou não.
Por isso pergunto: o seu conteúdo é interessante para o seu público? Isso faz toda a diferença. Quem assistiu a apresentação online do Mark Zuckerberg em 2011 viu um palestrante apaixonado por programação. Apresentando linhas de códigos (um conteúdo certamente interessante para ele, programador) para um público desinteressado. Não podemos dizer que o conteúdo não era interessante. Mas com certeza não era interessante para esse público-alvo. E sem interesse, não há encantamento.
A grande quebra de paradigma no que se refere ao estudo do público-alvo nas apresentações é:
Por que isso não foi feito antes? Afinal, trabalhar com comunicação é trabalhar focado em atingir certo público predeterminado. Por que pensamos isso em todos os esforços de comunicação e não com apresentações? Conectar-se com o público é primordial para uma apresentação de sucesso.
Para conhecer o seu público-alvo, antes de começar a escrever o seu Plot, pergunte-se quais são as suas preocupações? Imagine porque eles acordaram naquele dia, saíram de suas casas e foram assistir a sua apresentação. Com certeza eles têm perguntas e estão buscando suas respostas. Você consegue responder essas questões? O objetivo e a mensagem da sua apresentação conseguem cumprir esse papel?
Conseguir responder as dúvidas do seu público, falar a mesma língua ajustar a sua mensagem para eles vai garantir a proximidade que você precisa para comunicar melhor. Por isso que cada apresentação é única, cada esforço de criação de uma apresentação criativa é único e direcionado. Por isso que fórmulas prontas ou templates não funcionam.
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