MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Os 5 erros primários em apresentações profissionais

Não dá para medir todos os tipos de erros que podemos cometer em uma apresentação. Mas podemos levantar os 5 erros primários em apresentações profissionais que muitos cometem. Veja quais são e lute para evita-los. Nós te ajudamos!

Apresentar é uma das atividades mais comuns na vida de um profissional. Seja para uma única pessoa dentro da empresa ou representando a mesma em uma sala com centenas de pessoas. E ainda assim é comum encontrarmos em quase todos os apresentadores 5 erros primários em apresentações profissionais que deveriam ter sido corrigidos na faculdade (ou nos primeiros anos de carreira).

Erros tão comuns que são facilmente corrigidos. Basta atenção e dedicação para contorna-los e tornar sua experiência em apresentar ainda melhor. Para você, e para quem te assiste. Veja a lista dos 5 erros primários em apresentações profissionais e evite-los:

Divagar ou “encher linguiça”

Já viu apresentador que possui cacoete verbal? Ele costuma, enquanto pensa, emitir algum som, como um sonoro e longo “hum” ou até mesmo palavras, como inserir em toda frase palavras. Ou expressões como “então”, “tipo assim”, “querendo ou não”, “não, sim...” entre outros. De forma técnica, trata-se de um conteúdo sem utilidade dentro do contexto da apresentação.

Como evitar? Treine. Grave a si mesmo apresentando e, depois, analise com cuidado a forma como está falando, se existe algo que repete demasiadamente.

Competir atenção com os slides

A audiência não consegue prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo, aliás raras pessoas conseguem esta façanha (e isso não é ruim, é apenas normal), portanto não dispute atenção com seus slides, lembre-se de que as pessoas ou prestam atenção em você ou em seus slides.

Quando a atenção for direcionada aos slides, e apenas se necessária tal atenção exclusiva, lembre-se também de dar tempo para que possam absorver a mensagem nela contida (nada mais frustrante do que começar a ler um slide e ele sair da projeção pela pressa do palestrante não preparado).

A melhor harmonia para distribuir igualmente a apresentação é desenvolver slides com imagens simples e apenas uma palavra-chave (ou tópico, de forma curta), para que possa pontuar o momento da apresentação e marca-lo na audiência (além de, em caráter de emergência, servir como um guia ao apresentador, caso ele precise lembrar de seu discurso).

Excesso de informação

Não exija tanto da memória das pessoas e concentre-se em planejar sua apresentação com poucas mensagens principais (as conclusões). As grandes conclusões que você deseja que as pessoas saiam de sua palestra com elas em mente.

Para isso, o storytelling é recomendado (não exclusivamente a única solução). Pelo seu poder de transformar mensagens simples em frases de efeito/impacto que naturalmente se tornam mais fáceis de serem memorizadas. Com uma piada, por exemplo, ou utilizando figuras de linguagem.

Desculpas

Quem já encontrou palestrante que mais pede desculpa do que apresenta o que foi proposto? Se você é um desses, pare agora. Não peça desculpa se por um acaso você passou algum ponto de sua apresentação, pense no seguinte: provavelmente a audiência não sabe que você pulou uma informação, e se desculpar não irá ajuda-los. Esse é um dos 5 erros primários em apresentações profissionais mais irritantes.

Assim como se, por um acaso, você perceber na última hora (o que significa no momento da apresentação) que existe algum erro de gramática ou concordância verbal, não aponte-o (para, em seguida, pedir desculpas) – quem percebeu o erro já o percebeu, e revela-lo apenas fará com que os que não perceberam passem a perceber. O improviso, neste caso, está não em lutar contra algo que não dá mais para voltar atrás, mas sim impedir de que a percepção desta falha se alastre mais ainda – conter o problema.

Se acontecer uma situação como essa com você, lembre-se também, e principalmente, de utilizar este momento como uma lição profissional para sempre revisar seu conteúdo e evitar outro desconforto.

Falar sem limites

Por fim, uma das características das apresentações de impacto são as pausas, o tempo apropriado para mudar de frase (e lembrar-se de respirar – suspirou agora?), marcar um momento (algo comumente feito por palestrantes profissionais, para se conectarem com a audiência).

Pode parecer uma eternidade para quem está palestrando, mas para quem o assiste a percepção é diferente, mais rápida, e principalmente um momento importante para que eles possam absorver melhor a informação anterior.

É como comer: mesmo os mais apressados à mesa fazem intervalos, para apreciar melhor um sabor, marca-lo em sua memória e experiência.

Fonte: Inc.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.