MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Os 4 mandamentos do Storytelling segundo a Pixar

Esse post começa com as ótimas dicas de Andrew Stanton no TED de 2012. A saber, Andrew é roteirista e diretor de Procurando Nemo, e participou de filmes de animações da Pixar como Toy Story e Wall-E. Então, ninguém melhor que um ganhador de Oscar para nos ensinar Storytelling. Ok, talvez não ensinar, mas nos guiar com 4 dicas de como criar a sua história. Por que, segundo o próprio Andrew, uma boa história possui diretrizes, e não um manual de como fazer. Veja o TED Talk incrível dele e aprenda um pouco mais sobre Storytelling:

01. Comece a sua história com o seu fim em mente

Toda história tem um objetivo, que deve ser conhecido pelo seu contador (ou autor) desde a primeira palavra. É a mensagem que devemos encontrar quando chegarmos ao final da história. É bastante parecido com apresentações e principalmente com Storytelling em apresentações. Nós as montamos com um objetivo em mente e devemos arquiteta-la para isso.

Olhando de fora, e depois de assistir ao TED Talk de Andrew, nos parece um absurdo começar (e terminar!) uma apresentação ou Storytelling sem um objetivo. E isso acontece também com as piadas. No começo do Talk, Andrew diz que Storytelling é Joketelling. E os princípios são os mesmos. Só que geralmente a piada é informal e acaba rapidamente. E nas três situações, se você não planeja um objetivo, não chega a lugar nenhum: em apresentações você não passa a sua mensagem, nas histórias não conquista a audiência e na piada ninguém ri. Péssimo, não?

Moldar essa mensagem principal pode ser o trabalho mais difícil de um apresentador ou contador de histórias. Por que essa mensagem principal não é necessariamente o seu apelo de vendas, e sim um gancho para que o público preste atenção em você.

2. Make me Care – Por que eu devo me importar?

O “Make me Care” é sem sombra de dúvidas o ponto principal de sucesso de um Storytelling e de uma boa apresentação. Fazer com que o público de interesse na sua mensagem é o começo de tudo, é condição para que consigamos transmitir nossa mensagem com eficiência. Em apresentações com Storytelling essa obrigação já aparece no primeiro slide. É ele quem segura o público até o final, assim como os primeiros 15 ou 20 minutos de um filme ou o primeiro episódio de uma série.

Toda história (e toda apresentação) começa com uma promessa ao público. Algo como “se você ficar aqui e continuar prestando atenção em mim, eu prometo que vamos chegar em um lugar muito bacana e você vai gostar”. Lembre-se: o público quer se envolver com uma boa história. Ele só não pode saber que você está fazendo isso para eles. Tudo tem que acontecer naturalmente.

3. Não entregue tudo: dê o 2 + 2, nunca o 4.

Todo ser humano é uma máquina de resolver problemas. Tentamos desesperadamente preencher as lacunas que nos são apresentadas. Esse tipo de comportamento aparece naturalmente quando nos pegamos tentando completar a frase do outro. Então temos aqui mais uma maneira de prender a atenção do nosso público! Afinal, todos querem participar.

Ao invés de entregar todas as informações de primeira, de resolver todas as questões, uma boa narrativa é como um monte de informações desorganizadas – e que essa desorganização nos intriga a prestar a atenção e tentar organiza-la. Sim, a trama da sua história ou da sua apresentação irá organizando elas até a sua mensagem principal, mas você pode (e deve) dar à sua audiência um pouco de crédito – são solucionadores de problemas naturais que gostam de deduzir e entender as coisas. Com isso, conduza-os pelos caminhos que quer que eles sigam.

Andrew Stanton citou o dramaturgo William Archer, “Drama é uma antecipação misturada com a incerteza.” Portanto, quando você somar drama à sua mensagem. Juntando com o que o público ainda não sabe, você cria uma lacuna de curiosidade que eles estarão ansiosos para preencher. Aí você tem atenção.

4. Injete paixão e autenticidade:

Usar suas experiências pessoais lhe dará paixão e autenticidade. E esses dois elementos são essenciais para uma boa história ou apresentação. O mesmo pode ser alcançado se a sua história for imaginativa, contanto que você se use de valores humanos e se baseie em experiências suas ou de outros que sejam plausíveis. Se o público não acredita, se não se envolve, se não se importa, não funciona. Autenticidade é estabelecida com mensagens consistentes. Ou seja, o conteúdo da sua mensagem deve corresponder à forma como você se sente ou pensa. Por isso que para uma personagem convencer, é preciso que antes de tudo os seus criadores sejam convencidos por ela. Senão, ela não é autêntica.

Concluindo: Autenticidade e paixão garantem conexão. E é essa palavra que buscamos, tanto como apresentadores ou contadores de histórias (ou piadas).

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.