MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O vídeo institucional documentário da Arboretum

O interessante de um vídeo institucional é que ele pode ser o que você quiser. Afinal, a empresa é sua, nós apenas te ajudamos a construir um caminho que você mesmo gostaria de trilhar. Nesse caso, queremos te falar como seu vídeo institucional pode ser um vídeo institucional documentário.

Afinal, escrever um vídeo institucional documentário é um processo de parceria intensa. E, como todo projeto, iniciamos a jornada com uma reunião de brainstorming. Caso você não seja familiarizado com esse termo, vou te explicar. Brainstorming é a palavra em inglês para um cérebro em tempestade, ou uma chuva de cérebros.

Em outras palavras, essa tal chuva não é aquela que deixa cair água, mas são gotas de ideias! O importante de uma chuva, porém, é que ela fuja do controle.

Nós não queremos poucas gotas que mal molham o chão, em épocas de brainstorming, gostamos de sair alagados e espremer de dentro de nós todas as ideias que poderíamos ter, sejam elas boas ou ruins, nesse momento não há filtro.

Após a chuva, o interessante é observar o que mudou. No meio de tantas ideias, vamos encontrar a ideia que mais faz sentindo com o seu projeto. O caso do Arboretum, por exemplo, recebemos a solicitação de um vídeo institucional um pouco diferente, mas muito funcional. Assim, foi quando resolvemos criar para eles um vídeo institucional documentário:

Afinal, nós estamos sempre de portas abertas para inovações no formato.

Fazer vídeos diferentes é olhar para o mundo com uma outra visão e, acima de tudo, se destacar enquanto empresa. A escolha do Arboretum foi uma, mas você poderia inovar fazendo um vídeo de animação, por exemplo! Nós também amamos vídeos em animação!

A inovação que a Arboretum escolheu fazer foi a realização de um vídeo institucional documentário

Para um vídeo institucional documentário, o tempo de 5 minutos não é comum. Nós consideramos um vídeo um pouco longo para a introdução de uma empresa, mas aqui funcionou perfeitamente! Isso porque o storytelling do vídeo seguiu uma narrativa deliciosa que ao mesmo tempo diverte e ensina. Vamos por passos:

Primeiro foi a escolha por captação. Realizar um vídeo através de filmagens dá um ar ainda maior de documental.

No caso da Arboretum, imagens não poderiam faltar, afinal, nós estamos falando da preservação de sementes de árvores milenares. As árvores são os protagonistas do vídeo e merecem um destaque enorme durante o seu desenrolar. Depois, temos a animação para ajudar a contar a história.

Esse é um recurso muito utilizado em filmes de documentário. Em dado momento, quando voltamos na história e não temos filmagens e nem imagens para apoiar o nosso discurso, nós conseguimos construir verossimilhança através da incorporação de animações. Essas imagens em movimento nós ajuda a prender o público e contribui para a visualização da história que está sendo contada.

Outro artifício utilizado nesse vídeo e que também é muito comum em documentários é a utilização de vídeos de depoimento.

Em um documentário, o vídeo de depoimento possui uma função clara de contribuir para estabelecer o filme no antro do real. Afinal, são pessoas reais, diretamente envolvidas, que estão compartilhando o seu parecer.

Por fim, a Arboretum filmou um pouco do seu dia-a-dia, mostrando desde o processo fora dos laboratórios até dentro.

Esse recurso de filmar com uma narração em off é bastante comum em vídeos institucionais e são utilizados a anos também em documentários.

O vídeo da Arboretum nós mostra que não precisamos ficar presos a um gênero. A combinação de recursos diferentes ao longo de um mesmo vídeo pode trazer dinamicidade e criar uma narrativa interessante.

Ao assistir o vídeo institucional da Arboretum, temos a sensação de que estamos aprendendo algo. O nosso sentimento é de aprendizagem e saímos conhecendo o trabalho incrível de uma empresa.

Se você ainda estive rum pouco inseguro de como misturar gêneros em um mesmo vídeo, não fique assim! Nós te ajudamos.

Somos apaixonados por todos os tipos de vídeos!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em vídeo institucional documentário.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.