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O tripé que sustenta as apresentações mais eficientes

De fato, o mundo corporativo está repleto de “tripés“. Mas por que? Há quem diga que o tripé, assim como o triângulo, são as formas mais perfeitas da natureza. E nós podemos traduzi-los para a construção de apresentações mais eficientes. Ou seja, basta fazermos um paralelo com um banquinho de madeira: um banquinho de quatro pernas nunca é tão estável como o seu irmão de três pernas.

Como falamos sempre sobre apresentações, vamos encaixa-las nessa análise e concordar com as leis da Mãe Natureza. Enfim, vamos focar em três pontos: Conteúdo (o que você está dizendo?), Design (qual o estilo da apresentação?) e Entrega (como está sendo apresentado?) para a construção de apresentações mais eficientes:

01. Conteúdo – O que você está dizendo?

A princípo, apresentações mais eficientes são o seu conteúdo. O que você vai dizer? O que você vai mostrar? Esse é o primeiro passo e também pode ser o passo mais importante do processo. A partir do conteúdo, os outros dois passos do tripé dependerão deles. Assim, na hora de reunir o melhor conteúdo para a sua apresentação de PowerPoint, leve em consideração uma série de fatores. Assim como: demonstração de experiência, clareza da mensagem, determinação de um título que norteie as informações, etc

Não importa quão grande seja o seu conhecimento sobre o assunto a ser apresentado. É muito importante saber até que ponto chegar em relação a detalhes. Afinal, clareza é indispensável. Assim, mantenha a sua apresentação o mais simples e direta desde o início. E lembre-se que muitas vezes o público espera um especialista. Tenha isso em mente quando você reunir o conteúdo da sua apresentação.

Estabelecer os seus conhecimentos com o público representa o sucesso de qualquer apresentação. Demonstrado a sua audiência que você domina o assunto, eles vão confiar em você. E uma vez que eles confiam em você, eles vão relaxar – e ouvir. Caminho aberto para suas apresentações mais eficientes funcionarem.

Considere quem é a audiência. Quem estará lá te ouvindo? São experientes, ou novatos? Eles entendem do assunto? Com esses dados, você dosará o nível da informação. Por exemplo, ao falar com um público do mercado de marketing, você não precisa explicar a eles o que são as matrizes de Kotler antes de mostra-las. Eles já as conhecem e essa repetição contribuirá para deixar a sua apresentação mais chata.

02. Design – Qual o estilo da apresentação?

Depois de ter seu conteúdo pronto, é hora de considerar as melhores formas de “desenha-lo”. Se você colocar você construiu o seu conteúdo de forma inteligente, o projeto pode ser um pouco auto-explicativo, mas há sempre uma série de perguntas que você fazer antes determinar o design de sua apresentação.

Há uma série de estilos de design para seguirmos. Quando não se tem muita experiência nessa área (o MonkeyBusiness tem!), o melhor caminho e valer-se da frase “menos é mais” e tentar simplificar ao máximo o design das telas. Porém, existem diversas linhas de criação. Podemos fazer algo carregado de imagens e cores, ou minimalista, até mesmo um alltype (somente letras). Como você pode ver, essas linhas variam muito. A verdade é que não há regra absoluta. O importante é saber sobre o assunto a ser apresentado, seus tópicos e exemplos, para desenvolver o melhor design para você.

Tão importante quanto o design das suas telas é o número de slides que ela vai ter e a quantidade de texto que você vai exibir. Além disso, não sobrecarregue a sua audiência com o texto. é melhor que a audiência ouça as informações do que as leia.

03. Entrega – Como está sendo apresentado

A entrega da sua apresentação é o momento em que ela é apresentada. É o momento para dar o “toque final”. Enfim, é onde todo o trabalho será concluído. Portanto foque seus esforços aqui.

Esse é o momento de envolver o seu público – e vender a sua mensagem – e para isso não há substituto para a paixão. Sabemos que a paixão é contagiante. Quando você está animado com a sua apresentação em Powerpoint, o público se animará também. Somar a paixão com sinceridade na mensagem (e lembra-se de ser você mesmo) resultará em concluir o trabalho com sucesso.

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