MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O surgimento dos vídeos para IGTV e o fim do cinema

Com o surgimento do IGTV, muitos se perguntam se isso significava o fim do Youtube. Mas o buraco pode ser muito mais embaixo. Afinal, o Youtube é apenas uma das plataformas comuns de uso em sistemas de informação, em destaque o celular, que também está sendo cada vez mais usado para assistir filmes e séries também. Afinal, o que os vídeos para IGTV farão com o mercado?

O que os vídeos para IGTV fazem não é novidade. Trata-se de um aplicativo associado ao Instagram que permite o upload e visualizações de vídeos de até uma hora de duração. A sua principal diferença está na janela que utilizam. É vertical, igual aos stories do Instagram, ou melhor, do antigo Snapchat.

A tela de cinema nunca seguiu esse padrão. Mas isso não impede que uma geração de bilhões se acostume a narrativas contadas na vertical. Afinal, é como acessamos conteúdos nos nossos celulares diariamente. Nem mesmo o Tim Burton escapou disso no carnaval do Rio, quando filmou os desfiles das escolas de samba na vertical. Se ele não escapou, por que então os vídeos para IGTV escapariam?

Os vídeos para IGTV e a construção de novas narrativas

O importante não é saber qual aplicativo ele estava usando. Mas em entender como novas narrativas se desenvolverão a partir disso. Já que estão sendo produzidas de qualquer forma. Sabemos que o cinema sempre teve preferências por janelas horizontais. Principalmente na época de filmes Westerns com o Cinemascope. Mas não existe nada que realmente impeça isso de mudar. Talvez os vídeos para IGTV estejam aí para isso.

Existe um grande motivo pelo qual a Netflix assustou tanto distribuidoras e produtoras ao redor do mundo. Principalmente no início, onde suas produções foram boicotadas em exibições em cinemas. Reconhecer conteúdo de streaming para Hollywood é visto como um erro, porque desvaloriza o uso de salas de cinema. E mesmo assim, em 2018, a Netflix ganhou seu primeiro Oscar. Provavelmente o primeiro de muitos.

As pessoas nunca foram tanto ao cinema. Mas também nunca assistiram tanto conteúdo quanto assistem em casa (ou em todos os lugares possíveis). E o conteúdo agora não é mais imposto a elas, como acontece com a televisão. É escolhido a dedo. A lógica da Netflix é a mesma com o Youtube e dos vídeos para IGTV. Quem garante que, assim como acontece no Youtube, os usuários da IGTV não a utilizem para construir suas próprias narrativas, filmes e séries? Zuckeberg estava certo quando disse: “Senador, nós temos muitos competidores.”

O futuro do vídeo é vertical?

Muitos dirão que conteúdo em janelas menores perde a imersão, já que por muito tempo imersão foi o foco das salas do cinema. Seja em 3D, IMAX, 4D e qualquer outra sigla que for apelar mais aos compradores de ingressos. Mas a verdade é que imersão não é mais o foco para telas, já que pessoas podem apagar as luzes da sala ou até comprar projetores para usarem em casa. Plataformas de streaming não demoraram para perceber isso. E com a chegada do VR, ninguém mais vai precisar ir à uma sala 3D ou 4D para “viver” uma história.

O mundo está mudando. Pessoas passaram a determinar seus próprios horários para assistir os filmes e séries que quiserem, em qualquer lugar. Por conta da acessibilidade, conteúdo fora do circuito comercial de cinemas só tende a crescer, não só em quantidade, mas em qualidade. Até porque ninguém precisa pagar um ingresso para assistir cada vídeo no IGTV ou no Youtube. Só precisa ter um celular.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeos para IGTV.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.