Em primeiro lugar, é cada vez mais difícil achar alguém que não conheça o TED e TEDx. Sentimos isso na pele. Quando nos envolvemos com o primeiro TED do Brasil, o TEDxSãoPaulo em 2009, ainda eram poucos os que sabiam, na ponta da língua, o que era um evento TED. E mesmo com esses poucos, o TEDxSP foi um sucesso enorme e um dos melhores eventos TED que já participamos.
Virou referência para todos os outros e moldou o evento no Brasil. Assista qualquer vídeo do TED e TEDx (abreviação de Tecnologia, Entretenimento e Design) e você com certeza receberá uma descarga de adrenalina intelectual finalizando com um sentimento de conquista. Agora, assistir um evento TED ou TEDx ao vivo, poder interagir e conversar com outros participantes e até mesmo com os palestrantes, é impagável.
Mesmo para nós do MonkeyBusiness, que estamos bastante envolvidos com o TED e TEDx desde 2009, é intrigante o quão transformador é um evento desses. Afinal, como o TED e seus licenciados do TEDx conseguem produzir esse efeito nas pessoas, é uma das muitas perguntas que nós e o público do TED costuma se fazer antes, durante e depois de cada evento.
Felizmente, Mark Feldman, colunista da Revista Forbes americana se propôs a correr atrás dessa questão e se reuniu com o líder do TED no mundo, Chris Anderson para saber mais sobre o fenômeno chamado TEDx.
Os fatores de sucesso do TED e TEDx
O primeiro fator de sucesso de um evento TED e TEDx, que podemos já deduzir de primeira é a qualidade dos palestrantes. E isso é verdade, mas com certeza a razão principal desse sucesso vai muito além. Para Mark, esse fator de sucesso de um evento TEDx são seus organizadores. Para o TED, seria Anderson e sua equipe. TED e TEDx são eventos interessante porque seus organizadores são interessantes.
Nós do MonkeyBusiness acreditamos que além de interessantes, esses organizadores (e nós somos do TEDxCampos) também são interessados. Eles organizam o evento por paixão, por amor, e isso faz toda a diferença. Essa paixão move os organizadores a selecionarem temas interessantes, palestrantes interessantes. E, mais que isso, audiências interessantes (por que para participar de um TED e TEDx. Cada um do público deve ser selecionado preenchendo um questionário qualitativo).
A premissa é inédita e muito bacana. Inicialmente, trata-se de garantir que não só os palestrantes são pessoas interessantes. Todos que estão naquele momento compartilhando conhecimento também são.Dessa forma, o evento fica interessante.
Essa vontade de fazer um ótimo evento que vemos em todos os TEDx que participamos tem uma explicação ainda maior: Ter o “x” depois do TED quer dizer que se trata de um TED local e, oficialmente, o x representa um evento completamente independente e mais que isso, ele leva a responsabilidade de ser um TED multiplicado. E são os TEDx que levaram o conceito TED para o mundo. Força que impressiona até Chris Anderson. Veja alguns números:
Números dos eventos TED e TEDx– Estatísticas que merecem ser espalhadas
Finalmente, a filosofia TED, de acordo com Lara Stein, a fundadora e diretora dos TEDx, consiste nessa frase. “Trata-se de símples e autênticos storytellings.” Que se encaixa perfeitamente com a sua missão de ideias que valem a pena serem espalhadas. Tudo isso combinado com uma organização empenhada e apaixonada. Mais os ótimos palestrantes (que não são raros) e você terá um evento transformador com pequenos talks de 12, 15 e 18 minutos. Enfim, talks que marcarão e mudarão sua vida para sempre.
Os organizadores são tão hábeis no que fazem. Afinal, eles ajudam a transformar as pessoas em estrelas. Eles encontram, brifam e treinam. E nos casos em que o MonkeyBusiness está envolvido, também pensamos e desenvolvemos a apresentação. E disponibilizam uma plataforma para essas pessoas, que se destacam por seus trabalhos notáveis em todas as áreas de conhecimento. Transmitam suas idéias que talvez nunca seriam divulgadas ou reconhecidos de outra maneira.
E isso faz Chris Anderson “realmente orgulhoso de que tudo isso é realidade. É emocionante viver numa época em que alguém pode alcançar o reconhecimento global por uma ideia. Pense em como essa nova realidade afeta as crianças e como elas sonham com o seu futuro. Talvez isso signifique que algumas crianças parem de sonhar em se tornar um pop star ou estrela de cinema e comece a sonhar em inventar alguma coisa. Isso é provavelmente bom para o futuro de todos.”
A realização dos eventos TED e TEDx
O TED é uma grande realização. Liderada por Chris Anderson e sua equipe, mas que é formada pelos pensadores mais inspirados do mundo. Assim, se unindo para propagação de sementes e idéias que merecem ser espalhadas. E não custa nada para assistir. Como dissemos acima, para assistir um TED e TEDx você precisa ser interessante.
Tão interessante quanto qualquer um dos palestrantes que subirão no palco. E a boa notícia é: você é! Para isso precisa somente saber preencher e dedicar certo tempo para o formulário qualitativo de participação. Para que os organizadores possam conhecer você. Simples, mas no entanto, dá resultados.
Para os descrentes, basta olhar para quem já falou em eventos TED e TEDx. Por exemplo: Bill Clinton, David Cameron, Al Gore, Hans Rosling, Gordon Brown, Bill Gates, Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google). E no Brasil pessoas como Alex Atala, Mônica Rangel, Anísio Campos, Marcelo Yuka, Regina Casé, Luiz Lara, Rafinha Bastos. Todos esses e entre muitos e muitos outros.
Países e pessoas unidas através do TED e TEDx
Mais de 130 países e 1200 cidades já sediaram um evento TEDx. E não são somente nos grandes centros. Afinal, TEDx já foram feitos com orçamentos mínimos em lugares remotos e completamente inesperados. Tais como Bagdad, Quênia, São Carlos, Líbia e na Amazônia em 2010. Ou seja, todos os lugares onde existem pessoas interessadas em compartilhar ideias você vai encontrar um evento TEDx. Em outras palavras: o TED está em todos os lugares.
Concluindo: TED é sobre democratizar informações, é permitir o acesso a elas. Não apenas para o público presente, que sabemos que enfrentamos limites, mas principalmente na internet. Onde os vídeos são divulgados e um grupo de amantes do eventos os legenda para diversos idiomas. Lara Stein quer ir mais longe. Ela conta sobre o programa da Fundação Gates. Que busca integrar a plataforma TEDx com um programa de tradução aberta para que cada um dos mais de 15.000 Talks.