MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O que faz um videomaker?

O que faz um Videomaker? Toda produtora audiovisual tem seu Videomaker e aqui na MonkeyBusiness não poderia ser diferente. Afinal, alguém precisa entender as várias etapas de gravação para fazer um vídeo, desde a escolha do equipamento até a edição das filmagens. As habilidades desses profissionais estão por trás de muitos dos vídeos que vemos hoje. E vídeos estão por toda parte! Basta pegar um ônibus, ligar a TV ou conferir o grupo da família no WhatsApp. Consequentemente, a demanda por Videomakers nunca esteve tão alta. Portanto, se você gosta de fazer vídeos, essa pode ser a sua profissão!

A verdade é que nenhum vídeo se faz sozinho. Mas diferente de um cineasta, que conta com uma equipe de outros profissionais como fotógrafos e editores, o Videomaker está acostumado a atuar sozinho. E não para o cinema, mas para produtoras, empresas e agências. A comunicação em vídeo tem se mostrado uma das ferramentas mais poderosas no Marketing, e nesse contexto, essa é uma profissão indispensável da produção audiovisual. 

Seja para as redes sociais, criadores de conteúdo, eventos, infoprodutos ou sites: não faltam canais para mostrar seu vídeo! Mas é preciso manter-se atualizado. Novas plataformas e tecnologias continuam a evoluir, e cabe ao Videomaker acompanhar essas tendências. O audiovisual é uma linguagem, e o Videomaker é um profissional que precisa falar essa língua como ninguém. Então o que faz um Videomaker?

O videomaker é quem faz o vídeo, literalmente

O Videomaker é quem aperta o botão da câmera e faz o vídeo. E, exceto no caso das animações, não há vídeo sem câmera. Porém não basta somente clicar no play. É preciso organização para o planejamento, conhecimento técnico para a filmagem e expertise dos programas de edição e tratamento de imagem ao final. Isso porque durante a produção de um vídeo, esse profissional estará presente em todas as etapas de gravação. Parece muita coisa? Calma que vamos entender melhor o que faz um Videomaker:

O trabalho do Videomaker começa bem antes do vídeo em si. Em um primeiro momento, o Videomaker participa das reuniões de brainstorming e planejamento de produção, e será o responsável por definir os equipamentos necessários para alcançar os objetivos do projeto dentro dos parâmetros estipulados. Ele ainda pode contribuir para o roteiro do vídeo, considerando as ferramentas disponíveis para tirar as ideias do papel.

Na hora da filmagem, é responsabilidade do Videomaker coordenar os detalhes do ambiente de gravação, incluindo iluminação, microfones, equipamentos de fotografia, marcações de set e câmera. Ele vai atuar como um diretor, fornecendo as diretrizes para que a filmagem siga o roteiro definido juntamente com o cliente.

E uma vez que as gravações estiverem prontas, é papel do Videomaker editar o material bruto e montá-lo de forma coerente com aquilo que havia sido definido durante a etapa de pré-produção. Aqui, é preciso muita organização com os arquivos, prazos e processos e, sobretudo, domínio das plataformas de edição de vídeo. Aqui, tratamento de áudio, colorização, ritmo, efeitos visuais e finalização do material são algumas das tarefas do Videomaker.

Mercados de atuação de um Videomaker

Da mesma forma com que se espera de um Videomaker um grande leque de habilidades dentro da produção audiovisual, o mercado de trabalho para esse profissional também é bastante grande — e ele continua a crescer todos os dias. As oportunidades para um Videomaker incluem:

Produtoras de vídeo

As produtoras são talvez o principal caminho para a carreira de um Videomaker. O foco na produção audiovisual permite que esse profissional ganhe experiência e aprimore suas habilidades com diversos clientes e diferentes demandas de vídeo. Ele ainda poderá atuar ao lado de profissionais da animação e roteiro, desenvolvendo assim uma visão mais holística de todo o processo por trás de um vídeo.

Agências de marketing e publicidade

No escopo de atuação das agências, aqui não faltam oportunidades. Empresas nesse ramo estão constantemente reinventando seus processos e serviços, e um Videomaker pode exercer uma função estratégica dentro da agência. O guarda-chuva do marketing digital pode incluir a produção de vinhetas, vídeos de todos os tamanhos, registro de eventos, edição, fotografia, criação de material para as redes sociais e muito mais.

Setor privado

Em muitos casos, médias e grandes empresas acabam optando por criar um departamento de marketing interno, de forma a criar suas próprias estratégias de comunicação “dentro de casa”. O Videomaker pode ocupar esse espaço com foco exclusivo nas necessidades e objetivos da empresa em questão.

Cinema e tv

Fazer parte de um canal de televisão ou de uma equipe de produção cinematográfica é uma vontade de muitos Videomakers. Programas de ficção, documentários e até novelas são produtos em constante demanda e, dentro desse universo, o Videomaker terá uma atuação mais restrita, com foco em uma única área da produção. Ele irá integrar uma equipe grande, onde cada criativo terá sua função bem delimitada.

Então como se tornar um Videomaker?

Já vimos como o campo de atuação de um Videomaker é vasto, e por esse motivo, o primeiro passo para entrar nessa carreira é definir uma área de atuação. Você precisa encontrar qual dessas muitas funções mais conversa com você, para dessa maneira nortear a sua trajetória de Videomaker. Ser um especialista em todas as funções é praticamente impossível, e em muitos casos, desnecessário. É fundamental investir no seu conhecimento com cursos e práticas alinhadas ao que você busca, embora os trabalhos para esse profissional não exijam formação superior. Na imensa maioria dos casos, um portfólio sólido é o que vai separar o joio do trigo.

Ao passo que mais vídeos são realizados, o Videomaker vai evoluindo sua carteira de trabalhos e poderá encarar projetos cada vez maiores e mais desafiadores. Não basta apenas apertar o botão da câmera ou do microfone, é preciso saber operar os equipamentos e também a maneira correta de trabalhar as imagens e sons produzidos. Teoria e prática andam lado a lado na carreira desse profissional. E se tem alguém que entende de movimento, esse alguém com certeza é um Videomaker

O mercado de trabalho para o Videomaker é bom?

Conforme a comunicação audiovisual vem ocupando mais e mais espaço, tanto na internet quanto em outras plataformas, a demanda por Videomakers também vem numa forte crescente. Novas tendências surgem a cada dia e o mercado exige profissionais capazes de acompanhar esse passo acelerado da comunicação digital. E a melhor forma de apresentar um produto, serviço ou ideia é através de vídeos.

Por essa razão, o mercado para os Videomakers está super aquecido. Pense no seguinte: quantos vídeos você já assistiu hoje? Incluindo treinamentos profissionais, tutoriais, receitas, propagandas e conteúdo independente. Bem difícil responder, não é? Esse é o tamanho da necessidade de um Videomaker. Seja como empregado ou freelancer, há muito espaço para o seu vídeo.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em vídeos profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.