MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O que faz um produtor de vídeo?

O que faz um produtor de vídeo? Uma das funções primordiais em uma produtora audiovisual (como é o nosso caso), essa é uma profissão relativamente nova. Mais do que isso. Produtor de Vídeo é uma das profissões que mais mudam com o tempo. Exatamente porque trata-se de uma profissão muito antenada no Mercado. E pouco teórica. Aliás, ao se questionar o que faz um produtor de vídeo, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que essa é uma profissão “mão na massa”. Assim, se você é uma pessoa prática e pouco acadêmica, essa é uma profissão para você! 

Além disso, ao contrário de um diretor de cinema por exemplo, existem mais vagas para produtores de vídeo exatamente porque todo e qualquer vídeo precisa de um. O que não acontece com os diretores, geralmente escalados para os vídeos mais bem produzidos. E, muitas vezes precisa de mais do que um produtor! Isso porque dependendo do tamanho da produção, um time de produtores de vídeo são necessários. Dessa forma, qualquer vídeo, seja curto ou longo, produzido para a TV, empresas ou para a internet, exige uma enorme equipe de profissionais. É uma obra criada em grupo. com cada profissional cuidando de diversos detalhes. Tais como iluminação, figurino, câmeras e muito mais. Mas um desses profissionais se destaca pela sua importância no processo: o produtor de vídeo. Então, o que faz um produtor de vídeo?

O PRODUTOR DE VÍDEO É QUEM VIABILIZA O VÍDEO

O produtor de vídeo é, basicamente, quem viabiliza a produção de um vídeo. A sua importância é tão grande que, sem ele, não tem vídeo. Assim, esse profissional é responsável por uma gama de ações que garantirão que a produção ocorrerá. Ou seja, trata-se de um profissional que trabalha nos bastidores, cuidando de todos os detalhes antes, durante e depois das gravações. Ainda está complexo né? Mas vamos melhorar o que faz um produtor de vídeo:

Podemos dizer então que o produtor de vídeo faz seu trabalho antes, durante e depois do vídeo. Ou seja: Antes das câmeras começarem a captar, o produtor de vídeo é responsável por diversas questões: Pela contratação de profissionais, escolha de figurino, aquisição de cenários, preparação de equipe, etc. Ou seja, por toda a organização desse vídeo. É ele quem organiza todos os elementos necessários para que o vídeo aconteça.

Já durante as filmagens, o produtor de vídeo fica responsável por montar os cronogramas de gravação e por coordenar e supervisionar os trabalhos, dando suporte aos demais profissionais. Ou seja, toda a organização passa por ele. Os horários que os atores devem chegar, os equipamentos a serem utilizados, etc.

Concluindo os trabalhos, depois que as gravações são finalizadas, ele também tem atua na edição do vídeo. Mesmo que o produtor de vídeo não seja um editor em si, é ele quem sabe onde estão as cenas, em qual câmera estão os footages, o tempo que temos de cenas, etc. Assim, como ele sabe onde estão os arquivos e tem a ordem do dia em mãos, ele atua junto com a equipe de editores para ajudar na decupagem.

MERCADOS DE ATUAÇÃO DE UM PRODUTOR DE VÍDEO

Como o produtor de vídeo é um profissional plural, ou seja, cheio de habilidades, o mercado de trabalho para ele é amplo. Assim, a frase “o que faz um produtor de vídeo” pode mudar para “onde atua um produtor de vídeo”:

Produtoras de vídeo

Nas produtoras é onde está a maior parte das oportunidades de trabalho para o produtor de vídeos. Assim, é um ótimo lugar para ganhar experiência. Já que ele vai poder trabalhar com todo tipo de especialista da área. Assim como tipos de produção completamente diferentes. Além disso, ele poderá atuar em diferentes funções dentro dessa produtora. Tendo acesso a todas as novidades do mercado de vídeos;

Agências de marketing e publicidade

Onde poderá atuar de forma bastante ampla. No entanto, aqui a oportunidade de colocar as mãos na massa é menor. Já que geralmente, nesse tipo de empresa, sua função e mais estratégica. Dessa forma, ao questionar o que faz um produtor de vídeo em agências, podemos concluir que trata-se de uma atuação mais focada em coordenar as produtoras. Além de criar a estratégia de produção junto delas. 

Produtoras de cinema

Enquanto as produtoras de vídeo geralmente atendem empresas, as produtoras de cinema têm um foco maior nas produções audiovisuais artísticas. Ou seja, aqui, a atuação do produtor de vídeos é bem diferente. Geralmente existe uma exigência de conhecimento de leis de incentivo, por exemplo. Também os cronogramas, ordens e tudo mais é bem diferente das demais. É um Mercado menor, mas quando bem estabelecido, os produtores de vídeo são muito bem pagos e requisitados.

Canais de TV

Trabalhar como produtor de vídeo em um canal de televisão é desafiador na questão da quantidade de questões a serem resolvidas de forma rápida. Mas um pouco mais tranquilo nos desafios criativos. Isso porque, quando um produtor de vídeos é contratado por um canal de TV, ele tem uma atuação mais restrita. Muitas vezes ele cuidará apenas de um aspecto da produção. Ao passo que terá um volume de trabalho grande dentro desse mesmo aspecto.

ENTÃO, COMO SE TORNAR UM PRODUTOR DE VÍDEO?

A boa notícia é que, você que busca saber o que faz um produtor de vídeo e, além disso, quer se tornar um, temos uma boa notícia: Como se trata de uma atuação muito dinâmica e prática, maioria dos trabalhos para produtores de vídeo iniciantes não exige formação superior. Mas é importante que o profissional tenha no mínimo um curso técnico na área, para que adquira os conhecimentos básicos da profissão. Mais do que isso: quem conheça os termos, processos, etc. Além de poder atuar em trabalhos e já aprender a prática da produção. Um momento muito importante para a formação desse profissional.

Assim, conforme for adquirindo experiências na área, é comum que o produtor de vídeo suba na carreira e passe a ser responsável por trabalhos cada vez maiores e mais importantes. Ou seja, em algum momento, pode ser exigido dele uma formação superior. Mas essa questão é cada vez menor. O que vale mesmo para você que quer saber o que faz um produtor de vídeo é desenvolver a prática. Assim, muitas vezes, um trabalho em uma produtora bacana vale mais que qualquer curso.

O mercado de trabalho para o produtor de vídeo é bom?

Ao passo que outros tipos de produtores, como os produtores gráficos, estão com cada vez menos oportunidades, as novas demandas da internet fazem com que a profissão de produtor de vídeo tenha alta procura. Nesse cenário, se antes, para vender um produto, era necessário uma propaganda em uma revista, por exemplo, hoje as vendas acontecem pela internet. E a melhor forma de apresentar um produto, serviço ou ideia é através de vídeos.

Assim, o Mercado só cresce para os produtores de vídeo. Seja produzindo peças para canais de internet. Ou vídeos para treinamentos em empresas. Até mesmo para conteúdos publicitários. Esse profissional sempre encontrará trabalho, como empregado ou como autônomo. Mas tem que gostar bastante dessa atuação. Pois trata-se de uma profissão com bastante prática. 

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em vídeos e animações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.