MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O papel do Vídeo Manifesto no posicionamento da marca

Em palavras resumidas, podemos dizer que a personalidade nada mais é do que o conjunto de características que delimitam a nossa “maneira de ser”. E que nos distinguem de todas as outras pessoas. Personalidade é a base de um vídeo manifesto.

Mas a personalidade é um conceito que vai além do humano. Afinal, muitas das nossas características são moldadas a partir de influências externas, tais como as nossas experiências de vida ou os nossos hábitos de consumo. Nada mais natural, então, que na hora de consumir alguma coisa – seja um produto ou serviço. Busquemos algo com que possamos nos identificar.

Por essas e outras, podemos dizer que toda marca tem sua própria personalidade – que é moldada de acordo com variáveis como o perfil de seu público-alvo. O segmento em que está inserida e os pilares que a compõem, como missão, visão e valores.

Tudo isso se torna muito mais palpável ao observar as estratégias de comunicação das marcas. Desde a interação com seguidores em redes sociais até o tom do discurso das campanhas. Mas se existe um formato capaz de deixar a personalidade de uma marca clara como cristal, esse formato com certeza é o Vídeo Manifesto.

O vídeo manifesto e a materialização do discurso

Diferente de um Vídeo Institucional. Que existe para esclarecer objetivamente quem é aquela empresa e de que maneira ela pode contribuir, na prática, para melhorar o cenário do ramo em que atua. Assim, o Vídeo Manifesto é relacionado a um ponto de vista sobre algo mais abrangente.

Podemos dizer que, enquanto o institucional é objetivo, o Vídeo Manifesto é predominantemente subjetivo. E, por vezes, abstrato. Para se comunicar com a audiência, ele pode assumir o tom de voz que bem entender. Pode ser provocativo, inspiracional, crítico ao status quo, poético ou inconformado.

Um Vídeo Manifesto é, em suma, o momento em que a marca sobe no palanque, pega o microfone e liberta sua voz interior para falar diretamente com um público que ela considera preparado para entender a mensagem.

Muitas vezes, esse discurso pode apresentar nuances que indicam um ponto de vista muito singular, como um chamado à quebra de determinados padrões da sociedade e uma provocação aos modelos tradicionais.

Todas essas variações de tom geralmente acabam transmitindo ao público uma sensação de imprevisibilidade que demanda atenção. E isso funciona porque é exatamente isto o que define as personalidades humanas: um conjunto de imprevisibilidades, sim. Mas também de pontos de vista que refletem percepções sobre o mundo e os costumes.

Discurso, impacto e design em movimento: como funciona o vídeo manifesto na prática

É claro que o aspecto do Vídeo Manifesto. Ele pode assumir um tom transgressor, mas também puramente inspiracional – não deriva de um rascunho feito a lápis. Para alcançar a certeza de que aquela mensagem de fato tem potencial para impactar a audiência. E de que o viés escolhido para transmitir o discurso realmente reflete a identidade da marca, é preciso trilhar um longo caminho.

A começar pelo discurso propriamente dito

O texto deve ser elaborado a partir de uma série de informações prévias colhidas pela equipe. Nessas informações, podem constar os resultados de pesquisas qualitativas que demonstram as impressões de uma determinada parcela do público sobre o atual posicionamento da marca, assim como dados que apontem insights de comunicação derivados de outras marcas do segmento. Nessa fase de pesquisa, é necessário fazer um aprofundamento contextual e comportamental que busque compreender o que funciona e o que já caiu em desuso. E quais são as abordagens mais promissoras para esse novo momento.

Tudo isso serve para dar insumos às pessoas responsáveis por transformar o posicionamento da marca em palavras. Esses dados de pesquisa são como uma espécie de termômetro, que mantém a equipe de redação ciente de todos os pontos aos quais deve atentar quando estiver escrevendo o vídeo manifesto.

Depois, é hora de extrapolar as veias criativas do design

No visual, vale tudo. Contanto que seguindo as mesmas diretrizes do discurso, é claro.

O design do Vídeo Manifesto deve refletir o tamanho de sua ambição. Significa que tudo o que aparece na tela deve reafirmar o ponto de vista da marca de uma maneira totalmente criativa, original, distante de tudo o que as outras estão fazendo. Esse é o ponto chave para se destacar e garantir que a mensagem do discurso seja captada em alto e bom som pela audiência. E chegar a esse patamar só é possível de uma maneira: reunindo os profissionais certos.

A união entre as forças da tríade “Direção de Arte, Motion Design e Edição” é o que você precisa para transformar um Vídeo Manifesto em um verdadeiro acontecimento audiovisual.

Direção de Arte, Motion Design e Edição

Com a junção desses talentos, cria-se um espaço de confabulação de ideias, onde são definidos traços, cores, texturas, movimentos, ritmo e atmosfera. Tudo o que uma marca precisa para se diferenciar e mostrar que de fato possui uma personalidade bem definida e pronta para entregar o que promete.

A conclusão é que, por mais longo e árduo que pareça ser o caminho para expor a personalidade de uma marca através de um Vídeo Manifesto, este não é um caminho impossível. Basta procurar alguns exemplos de vídeos produzidos por grandes marcas para perceber que o resultado é quase sempre excepcional.

Aqui no Monkey, temos uma equipe formada por redatores, motion designers, diretores de arte e editores curiosos por natureza. E essa curiosidade, aliada ao talento e à sede por desafios, é o que faz com que tenhamos a certeza de que podemos produzir o seu Vídeo Manifesto com todo o empenho e visão criativa que ele merece. Se você busca um material em vídeo que reflita perfeitamente o posicionamento da sua marca, entre em contato conosco e vamos colocar as ideias para funcionar!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo Manifesto.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.