Determinar (certo) o objetivo da sua apresentação é o primeiro passo do sucesso.
Já parou para pensar na definição do termo apresentação? Na visão geral, pode ir desde uma apresentação musical (como teatro ou show) até a um evento isolado dentro de uma empresa para poucas pessoas. Focando em nosso negócio, apresentação é uma forma de comunicação com liberdade de possuir ou não suporte audiovisual para a mensagem que deseja passar. Mas antes de tudo, você precisa saber o objetivo da sua apresentação.
O DNA da comunicação é composto por mensagem e objetivo. Mas qual o objetivo da sua apresentação? É sobre isso que eu quero falar e, principalmente, instigar você a refletir com mais profundidade e, principalmente, busca-lo.
Em primeiro lugar, uma apresentação começa pelo tema. Quando alguém te convida para palestrar e não fala o que quer ou espera de você, a primeira pergunta que surge é “mas (sobre) o que você quer que eu fale?” Este é o tema.
O tema também determina o ambiente. Algo que influencia diretamente na direção de arte que você escolher para sua apresentação. Neste momento você deve lutar contra o ímpeto de sair correndo para se afundar no conteúdo para, então, pensar no objetivo.
Qual resultado você deseja obter com a apresentação?
Se você pensou que “encantar” é algo que todos querem, você errou. Nem sempre, o que não significa causar o sentimento oposto. Pois geralmente esse sentimento está associado com uma mensagem que tenha grande apelo emocional, que apele para o lado humano. Será que aquela apresentação de métricas precisa encantar e fazer todos saírem sorrindo e suspirando?
Que tal “engajar”, fazer com que todos abracem sua causa? É válido, mas não é uma necessidade geral. Pois nem todo assunto tem a obrigação de gerar engajamento pois nem todo assunto possui apelo humano. Todos podem se engajar ao assistir uma palestra do Al Gore sobre mudança climática. Mas nem todos sentirão o mesmo desejo ao assistir ao lançamento da nova televisão de uma marca de eletrônicos, apenas vontade de comprar.
Qual meu ponto? Antes de começar a pensar no apelo humano e emocional de sua apresentação você precisa se ater à pergunta. Qual o objetivo da sua apresentação? Somente quando tiver definido o objetivo que você saberá como traçar o caminho até ele. E este caminho se chama mensagem.
Você pode querer emocionar uma audiência ou instruir uma equipe. O importante é que ambos expressam uma mensagem, e ela é a responsável por alcançar o objetivo de sua apresentação.
Vamos retomar? Início (tema), meio (mensagem) e fim (conclusão) precisam estar alinhados para alcançarem o objetivo desejado com aquela apresentação. A mensagem da apresentação precisa gerar os resultados que você precisa, ou então a experiência de assisti-lo será parecida com a de um intervalo comercial – sem controle para mudar de canal.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.