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O novo marketing digital da indústria farmacêutica

O ano é 2020. E o marketing digital como conhecíamos tomou outra forma.

Todos nós havíamos feito planos para seguir esse novo ano tranquilos, como fazemos com todos os outros. Tínhamos planos de tirar férias, fazer viagens incríveis e de lançar novos produtos em um mercado aquecido. Algumas pessoas haviam planejado apenas planos simples, como ir ao parque todo fim de semana e aproveitar melhor a natureza, mas até isso mudou.

Nunca em nossas vidas imaginávamos que iriamos passar pelo o que estamos passando nesse momento. A pandemia do Coronavírus acometeu a população global e tudo precisou mudar em pouquíssimo tempo.

Estamos adentrando o mês de maio e vivendo uma vida completamente diferente daquela que vivíamos em janeiro. Tempos como esse exigem a tomada de medidas distintas daquelas que nós estávamos acostumados a tomar. Afinal, não é apenas uma pequena crise, mas estamos repensando a forma com que agimos em sociedade como um todo.

Utilizando nossas mentes criativas, porém, nós estamos dando conta de readaptar nossos costumes. Se pausássemos para ver o copo meio cheio dessa situação, poderíamos observar que, em pouco tempo, nós reavaliamos a maneira com que usávamos diversas ferramentas e que, em um futuro próximo, vamos sair dessa de forma ainda melhor de como entramos.

A comunicação, por exemplo, sofreu mudanças bruscas, mas não dramáticas. E nasce um novo marketing digital

Durante esse período de pandemia, estamos sendo obrigados a depender do marketing digital para continuar em contato.

Nas primeiras semanas de quarentena, essa mudança foi sentida com pesar: “mas como assim agora só vamos nos comunicar através de vídeos?” Essa indignação, tendo como referência o mundo em que levávamos, é uma preocupação legítima. Mas, hoje em dia, tendo em vista o novo cenário global, parece uma solução, não só bem plausível, como uma forma de comunicação que poderíamos encaixar facilmente em nossa rotina pós-pandemia.

Nesse cenário de mudança nas formas em que nos comunicamos, a indústria farmacêutica se viu em um empasse.

Como nos comunicar com profissionais, como médicos e enfermeiros, que estão tão atarefados sendo que nossos revendedores estão trabalhando de casa? Afinal, estávamos acostumados por aqui a criar apresentações para esses momentos. Agora, estamos investindo também em vídeos e animações: afinal, o marketing digital das farmacêuticas mudou radicalmente.

A indústria precisa continuar se comunicando com médicos. Apesar do caos, todos os dias, pessoas no mundo inteiro ainda estão ficando doentes de doenças diversas e precisam de um apoio e acompanhamento médico e farmacêutico.

Mas há uma solução: a comunicação em vídeo pode se adaptar bem nesse cenário.

Aplicativos de conversa online e de conferência estão sendo cada vez mais utilizados. Assim, a produção de vídeos curtos para comunicar mensagens objetivas tem sido uma saída inteligente para esse problema.

Novamente, se olharmos para a parte cheia do copo, podemos observar que essa mudança de discurso para o vídeo pode ser uma prática que vem para ficar.

Enfim, o vídeo apresenta uma alternativa lúdica e interessante para apresentar novos produtos. Pode-se criar um cenário imaginativo maior, com a utilização de imagens de banco de imagem, que remetam à dor e a solução que aquele produto pode oferecer.

Apresentações enviadas por e-mail são outra saída inteligente para problemas de comunicação.

Os benefícios de uma apresentação por e-mail são uma abordagem direta, que suprem todas as possíveis dúvidas que um médico teria em um discurso falado. Afinal, os dados estão todos reunidos naquele documento: o contexto, a procura, as soluções. E, além de tudo, uma apresentação é um texto com um forte apoio imagético, que contribui para a elaboração de uma narrativa que engaja.

Mas a verdade é que, por trás desses projetos de vídeos e apresentações, está a sua imaginação.

Esse é o momento certo de inovar e pensar fora da caixa.

Investir um volume maior em marketing digital pode ser uma saída simples para um problema que antes se apresentava sem solução. Está na hora de reavaliar como utilizamos as ferramentas que já temos. Graças a evolução tecnológica, temos mais em nossas mãos do que parece. Portanto, a ideia agora é entender como manter a comunicação funcionando com a tecnologia que já temos. E, a boa notícia é que temos toda a tecnologia para você continuar próximo do seu médico.

A saída está na nossa frente. E a inovação agora passa por entender como construir uma nova comunicação animada nessas tecnologias. Qual é o melhor para você? Um vídeo captado, com uma mensagem direta e gravada para o seu médico assistir? Uma animação rápida e explicativa, que envolve e comunica? Ou uma apresentação animada, para tratar de assuntos mais densos? Não importa: nós, do MonkeyBusiness, sabemos fazer todas.

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