MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Nossa homenagem a Oswaldo Melantonio

Muito se fala sobre apresentações e técnicas de oratória, coaching e como alcançar o sucesso como palestrante ou orador. Mas as vezes esquecemos de citar grandes nomes da área de apresentações. Por exemplo, pessoas como o professor Oswaldo Melantonio, um dos desbravadores das apresentações, criador de cursos e técnicas para se apresentar melhor. Foi em 1944 que o professor Melantonio começou a ensinar técnicas de apresentação. E muito do que temos hoje foi baseado nas suas aulas e workshops.

Oswaldo Melantonio nasceu em São Paulo no dia 27 de setembro de 1925, e é professor de oratória desde 1944, ano em que fundou o Instituto Melantonio com o objetivo de ministrar cursos de oratória política (Melantonio foi militante de esquerda quando jovem. Nessa fase percebeu a importância da comunicação na política, e assim decidiu frequentar diversos cursos de oratória. Posteriormente, em 1944, fundou em São Paulo o Instituto Melantonio com a finalidade original de ministrar cursos voltados somente à oratória política.

O fim do instituto

Com o crescimento da escola, porém, diversificou bastante seus clientes. Ao passo que começou a atender também executivos e pessoas do mercado de trabalho. Isso principalmente depois de 1964, ano em que teve início o regime militar e que Oswaldo foi preso devido ao seu pensamento de esquerda. Finalmente, depois de sua prisão, o Instituto deixou de ensinar oratória política e passou a direcionar seus cursos às áreas acadêmica e de negócios.

O Instituto deixou de funcionar na década de 90, após mais de 50 anos de atividade, ensinando pessoas a apresentar melhor. No entanto, mesmo com o fechamento do instituto, Oswaldo Melantonio continuou ministrando cursos e palestras sobre o tema. Enfim, calcula-se que mais de trezentas mil alunos tenham assistido a ao menos uma aula ou palestra do professor. Realmente ele influenciou muita gente, por isso é um grande nome das apresentações.

Também foi professor de português e de história. Além disso, costumava levar os alunos para conhecer o cemitério da Consolação (aqui do lado do MonkeyBusiness), para visitar os túmulos de grandes homens da história do brasil. E lá liam e estudavam os seus discursos. Oswaldo Melantonio também foi jornalista e diretor de teatro.

Um depoimento de um aluno de Oswaldo Melantonio

Colhemos o depoimento de um aluno do professor Melantonio.  Americo Sucena foi um dos 300 mil alunos do professor e contou para a gente como foi essa experiência que ele guarda até hoje:

“Eu o conheci em 1960 quando iniciei o chamado Ginásio, no extinto Colégio Paes Leme. Ele foi meu professor de História Geral(Brasil e Mundo) de 60 a67. Era um professor diferenciado. Como tinha muita cultura, suas aulas eram recheadas de “casos” e histórias paralelas que davam vida à aula. Foi um grande incentivador à leitura. Fazia com que seus alunos fizessem a exposição oral dos temas da história. Seus alunos aprendiam a falar “em público” desde cedo. Meu primeiro tema oral, foi a Invasão Bárbara da Europa após do declínio do Império Romano.

Era colega de seu filho mais velho, pois estivemos na mesma sala até o fim do ginásio. Esse fato me aproximou da residência doProfessor e de sua família. Tarefas escolares e aniversários eram compartilhados. Em 1964 convidou-me para um curso de Oratória que havia reaberto em sua própria casa. Fui aluno da 2ª turma de oratória depois da reabertura do Instituto Melantonio.

O primeiro professor de oratória

Foi o primeiro professor de oratória deque tenho notícia a utilizar o gravador para gravar as falas dos alunos e corrigi-las. Com a ajuda de um gravador, marca “Geloso”, falávamos ao microfone para registrar nossas falas. Em 1980 voltei a fazer o curso por minha iniciativa, já que começava a fazer as primeiras palestras. Essa foi a turma 222ª. Desde o ano anterior (1979) usava uma filmadora de fita VHS para reproduzir na TV o desempenho dos seus alunos.

Foi também o primeiro a se utilizar dessa técnica de que tenho notícia, no Brasil. Ele ensinava todos, a guardar artigos e recortes de jornais, revistas e colecionar frases para preparar e ilustrar palestras. Hoje faço isso com arquivos de imagens fixas e de cinema classificados por assuntos para ajudar na exposição de variados temas. Foi ele que também ensinou que toda palestra deve ter o molho do humor, do humor fino, o chiste inteligente, para atrair e ou despertar o ouvinte.

O Professor também promovia todos os anos por ocasião do feriado de finados a Passeata Cívica ao Cemitério da Consolação. Saímos do Colégio à pé, após as aulas, no dia útil antes do feriado para visitarmos os túmulos de Monteiro Lobato, Luis Gama, Campos Sales, Washington Luís, Tarsila do Amaral, Oswaldo de Andrade, e outros. Na ocasião, os alunos faziam pequenos discursos, declamavam poesias e depositavam flores nos túmulos. Melantonio foi uma figura marcante em minha vida. Acredito também que para muitos outros.

Está gravado para sempre em meu coração, o seu exemplo, a sua alegria contagiante, a sua cultura.”

(Américo Sucena – Engenheiro, escritor, palestrante e dirigente de organização do terceiro setor.)

 

Concluindo

Por fim, são professores como Oswaldo Melantonio que marcam a nossa vida para sempre. E você? Conheceu o professor Melantonio ou o seu instituto? Quer compartilhar a sua experiência? Então escreva nos comentários. Afinal, é sempre bom relembrarmos grandes mestres. Afinal, são mestres como o professor Melantonio influenciaram o MonkeyBusiness e fazer apresentações inesquecíveis. E muitas técnicas de coaching e de como apresentar melhor que ministramos hoje são baseadas nos estudos do professor Melantonio. Naturalmente, um grande nome para nos espelharmos.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.