Motion Design: Já reparou que quase tudo que atrai a atenção e entretém as pessoas tem movimento? Produções audiovisuais, diálogos, games, músicas e até a leitura, pois o interessante da linguagem escrita é que ela é composta por várias letras paradas, mas que quando são lidas, criam movimento.
Na palavra “amigo”, por exemplo, quando você lê a sílaba “mi”, já passou pela letra “a” e está a caminho da sílaba “go”. Um movimento. Assim, o Motion Design parece com a leitura, de certa forma, já que a leitura cria sentido. E o Motion Design constrói um sentido ainda maior para algo que inicialmente era bem mais simples.
Outra fator que torna o Motion Design “relacionável” com a leitura, é a multiplicidade de ambos. Assim como uma palavra, que pode ser utilizada com diversos sentidos e em diferentes situações, o Motion Design pode contar uma história. Assim como pode dar mais vida e deixar mais elaboradas as ideias mais simples, mas também pode deixar mais claras e divertidas as ideias mais complexas.
Quantas vezes você já se deparou com algum assunto legal, mas que se tornou chato pela forma que te transmitiram? Ou o contrário, quantas vezes você já viu um assunto chato, complicado ou cansativo se tornar interessante e até gostoso de assistir? Enfim, a animação consegue facilitar a comunicação, seja qual for o público e qual for a mensagem.
Então, se você quer produzir ou comunicar algo para pessoas, por que não atrair ainda mais a atenção delas? Aliás, nos tempos de hoje, isso é fundamental para sua comunicação. Dando ainda mais movimento às palavras e às imagens, você deixa as apresentações muito mais atraentes, já que cria uma ambientação mais lúdica, aumenta o impacto visual e a lembrança na cabeça das pessoas. Sendo assim, o Motion Design nada mais é do que uma linguagem que não tem porque não ser usada.
Quais são os tipos de Motion Design mais utilizados?
Portanto, quando reconhecemos o poder de conexão, entretenimento e comunicação do Motion Design, é fácil de entender porque o Mercado busca tanto. Eles geram muito mais eficiência e entendimento para sua comunicação. Dentro dos diversos usos do Motion design, esses são alguns dos mais pedidos aqui no MonkeyBusiness:
Vídeos de explicação
Um dos tipos de animação mais utilizados pelas empresas. Eles ajudam a empresa a explicar como funciona ou o que é um novo produto / serviço. Além disso, fazem com que a plateia se aproxime deles e também da própria empresa.
Os vídeos de explicação são muito usado por Startups e em lançamento do produto. Assim, ele substitui a necessidade de uma página cheia de texto e gráficos para explicar um conceito. Além de apresentar uma maneira envolvente de comunicar algo mais rápido. Afinal, esse tipo de vídeo geralmente é resolvido em 1min30seg.
Animações de Logo
Este é o ponto de entrada para muitos. Animações de logo, como o nome diz, trata-se de animar um logotipo. Você pode encontrar muito desse trabalho no final de vídeos publicitários, nos quais vemos o logotipo da empresa com algum slogan ou apelo à ação. E também em vídeos digitais e online. Afinal, as marcas precisam assina-los, certo?
São animações curtas, mas permitem muita criatividade e possibilidades para trabalhar.
Títulos Animados
São deles que buscamos inspiração. Se você parar para pensar, a TV provavelmente foi seu primeiro contato com o Motion design. Todos esses programas de TV, séries e canais têm um título ou qualquer tipo de gráfico animado na tela. E muitos filmes exploraram essa técnica para iniciar suas histórias. Os do 007 são bastante conhecidos por isso.
Introduções Animadas
Os vídeos de YouTube são o novo meio no mundo do Motion Design. Mas, na verdade, estão totalmente relacionado às identidades da TV. A diferença agora é a mídia em que são aplicados. Inclusive pelo volume de produção. Afinal os canais de TV passaram a ter poucos programas em comparação com o YouTube ou qualquer outra mídia social baseada em vídeo, como o Vimeo.
Propaganda em Motion Design
O Motion Design para publicidade acontece de muitas maneiras diferentes. Animação de logos corporativos é um deles, mas pode ser muito mais, incluindo a animação da propaganda inteira.
O interessante é o tempo. Vídeos de anúncios tendem a ser de cerca de 30 segundos ao serem exibidos na TV. Mas podem variar dependendo da mídia com a qual você trabalhará. E isso é uma boa notícia para a qualidade do Motion Design. Isso porque sabemos que, menos tempo possibilita mais qualidade.
(Ah, para você que leu o texto, muito obrigada por se movimentar até aqui! E se você não achou ele interessante, desculpe-me por não ter utilizado Motion Design.)
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Motion Design.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.