Antigamente toda escola de marketing dividia as atuações em produtos ou serviços, sendo que o segundo é intangível. Hoje, muito do que compramos e vendemos continua, de certo modo, intangível. Assim, os produtos digitais podem ser complexos e complicados de se explicar. Se não foram bem planejados, pode haver centenas de animações acontecendo no segundo plano, fora da vista do usuário. E a mensagem, mais uma vez, se perde. Por isso, pensar em motion design informativo deve estar no nosso trabalho de todo dia.
Para organizar as informações e dar sentido ao conteúdo, o motion design informativo entra em ação. Afinal, não é apenas animar: é passar uma mensagem. Antes do design em movimento se tornar parte integral do digital, os usuários simplesmente ficariam olhando para a tela, esperando que algo acontecesse. Por mais tempo que isso levasse. Hoje, não precisamos dizer que ninguém mais tem paciência para isso. Assim, telas estáticas estão fora do escopo de percepção de qualquer público.
Estamos acostumados com animações
Com a animação e o advento do motion design, podemos informar o usuário não apenas com texto, ou até com imagem: a animação passa a ter uma importância essencial na comunicação. Hoje, a maioria dos usuários do ambiente digital está familiarizado com o carregamento de animações. Elas já fazem parte de qualquer comunicação digital.
E o mais importante: a animação, representando o motion design informativo, é universal: as bolinhas rodando denotam “carregamento” em qualquer idioma: esse é um exemplo do poder do motion design informativo:
E podemos ir mais longe ainda: por associação, o usuário sabe que quando esse motion design acabar, as coisas terão mudado. Como tal, o usuário percebe uma mudança iminente e está preparado para este evento. Assim, ele sabe que deve estar atento a novas informações. Veja a importância da animação para gerar tensão na comunicação.
Essa frase do próprio Google diz tudo sobre animações no motion design informativo:
“O movimento deve, acima de tudo, ajudar a orientar os usuários, fornecendo-lhes as informações certas no momento certo.”
Portanto, para transformar sua comunicação estática em um motion design informativo, tenha em mente:
Não é apenas sobre texto e design. É também sobre animação. Elas são essenciais para a comunicação completa no Motion Design. Planeje-as assim como você planeja roteiro e design das cenas.
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