O entendimento sobre o Motion Design começa há mais tempo que a sua criação. É de conhecimento popular que os movimentos artísticos modernos, desde estudo de formas, cores e a tendência ao abstracionismo, vieram de uma fuga ao realismo. Assim, depois da invenção da máquina fotográfica, a imitação da realidade em pinturas perdeu o sentido e a forma criativa passou a explorar todos os limites artísticos possíveis.
O quadrado de Malevich foi uma obra bastante controversa para a época e teve sua primeira versão pintada em 1915, com quatro versões no total. Foi anunciado como uma obra do suprematismo. Onde deveria se valorizar o sentimento ao invés da forma, focando em como a obra poderia expressar um sentimento.
O próprio Malevich explica suas intenções. “Eu me transformei em forma de zero e emergi do nada para a criação, isso é, para o Suprematismo, para o novo realismo na pintura – para a criação não-objetiva.”
Inovação e Motion Design
Assim como a invenção da máquina fotográfica impactou a arte, o mesmo aconteceria com a invenção do computador. Pinturas e obras alcançaram uma nova dimensão. Onde artistas passaram a utilizar instrumentos e ferramentas não-físicas. Como carimbos no Photoshop e pincéis no Corel Draw. E a animação, onde por muito tempo se focou em traços à mão, com o fortalecimento de motion design, o processo se tornou menos trabalhoso, mais preciso e também, mais rápido.
Malevich também publicou dentro do movimento Bauhaus. Aquele no qual Saul Bass, considerado o pai do Motion Design, também fez parte. A proposta de Malevich, apesar de similar à visão de Bass, não contemplava o estudo de movimento em si. Mas de cores e formas. E a forma mais simples de como construímos design e, principalmente, Motion Design, consegue ser resumido à um único quadrado de resolução. O pixel.
Assim como Malevich disse, “É do zero, no zero, em que o verdadeiro movimento de ser começa.”. Nenhuma arte digital, seja em movimento ou fixa, poderia ser vista ou apreciada em telas de LED se não fossem compostas por vários únicos minúsculos quadrados. Talvez a unidade base doMotion Design. Esse único quadrado, quando é preto, #000000, representa ainda mais claramente a ausência de luz e cor em uma tela.
As telas, no entanto, mudaram. Não estão mais fixas, e não são mais feitas de papel ou tecido. Assim, elas variam. São dependentes da resolução. Podem ter o tamanho de um smartphone, de um monitor, de uma televisão ou até de cinema. E no mundo digital, seu sucesso ou fracasso depende apenas de minúsculos quadrados.
Motion Design transforma arte em movimento. Mas esse movimento é construído por frames. Esses frames, por pixels.
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