MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Meu vídeo de treinamento ficou chato. O que eu fiz de errado?

Vamos ser sinceros. A maioria das pessoas só dão play em um vídeo de treinamento por que precisam. Esse senso de obrigação atrapalha quem está assistindo de realmente se envolver com o conteúdo que está sendo apresentado. Como quebrar essa barreira? Afinal, precisamos fazer com que o público queira clicar no nosso vídeo de treinamento?

A resposta para essa pergunta não é tão difícil de se descobrir. Mas para isso, temos que voltar uns séculos atrás e falar sobre Comenius.

Vídeo de treinamento, Comenius e a Didática Magna

Enquanto as grandes navegações exploravam o mundo, Comenius idealizou o que ele chama de “Didática Magna”. A noção da vasta imensidão do mundo o inspirou a falar de educação e aprendizado em um sentido universal. Assim, respeitando a importância da “brincadeira” e livre aprendizado para todos.

Os anos se passaram e a forma de se educar deu poucos passos para frente. Jeremy Rifkin, econômico e filósofo contemporâneo, se refere às escolas modernas seguindo um modelo de educação de “fábricas”. Por conta disso, o ato de aprender se torna cansativo, desgastante e até traumático para os alunos. Contribuindo portanto para uma visão negativa em relação ao conteúdo didático.

É por isso que se existe uma tentativa enorme de “mascarar” o conteúdo educativo para crianças. O conteúdo didático só se torna atraente se é acompanhado de personagens e historinhas que as entretenham enquanto elas aprendem. No entanto, o público de um vídeo de treinamento, obviamente, é mais inteligente e rigoroso ao que consideram como entretenimento.

O vídeo de treinamento e o entretenimento moderno

Steven Moffat, um dos criadores de Sherlock, a série da BBC, fala que o segredo para o sucesso global de sua série é por ele não subestimar a inteligência de seus espectadores. E isso é verdade. Afinal, Moffat traz mistérios complexos, acompanhados de um enorme aprofundamento em detalhes. E a resolução da história nunca é simples, mas também não é complicada. O que torna a história envolvente, encantadora e ao mesmo tempo, rica em conteúdo.

Então o problema do seu vídeo de treinamento não é que tem conteúdo demais, e por isso a didática é chata. Mas em o que é feito com esse conteúdo. Assim como Rifkin e Comenius criticaram o ensino e a aprendizagem de suas épocas, o problema é limitar a criatividade e reflexão dos indivíduos.

O segredo para o sucesso de vídeos de treinamento é a originalidade. Quem está assistindo o vídeo já sabe que precisa compreender o conteúdo que está sendo passado para elas. E isso a faz pressupor que o conteúdo será bastante didático e, provavelmente, chato como foi aprender na escola e na faculdade.

Mas não precisa ser assim. Surpreender é a melhor forma de passar o seu conteúdo. Não só usar imagens vibrantes, mas se arriscar em contar histórias, fazer referências à cultura pop e até piadas internas da sua área. Explore a criatividade, conte histórias e deixe o conteúdo florescer. E mais importante de tudo: não subestime a inteligência de quem está assistindo.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo de Treinamento.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.