O problema do público desinteressado continua. Há 4 anos escrevi sobre o desinteresse das pessoas pelos logaritmos que Mark Zuckerberg estava falando com tanta paixão enquanto apresentava as novas ferramentas do Facebook. Mas qual foi o problema? A audiência queria ver as ferramentas em ação e ele fez um suspense longo demais falando de aspectos técnicos que quase ninguém tinha ciência.
Quatro anos depois, no Mobile World Congress 2015, Mark Zuckerberg se junta a algumas operadoras parceiras no palco para falar sobre o Internet.org. E como estava coordenando as operadoras de telefonia móvel para levar a Internet para o mundo todo.
Assunto interessante? Certamente! E a audiência estava prestando atenção em suas palavras, mas não durou muito para o cenário mudar: Zuckerberg deu a palavra para seus parceiros falarem, e eles falaram. Falaram sobre como estão trabalhando com o Facebook, depois então sobre detalhes técnicos etc.
O que houve com a audiência? Parou de prestar atenção. Perderam o interesse. Sim, o público desinteressado voltou. Alguns usuários comentaram que a apresentação virou uma sessão de jogar confete publicamente para o Mark Zuckerberg, enquanto ele próprio ficava apenas sorrindo (quem não sorri quando recebe elogios?).
Vejam as reações do público desinteressado na internet
Now the operators are on stage with Zuckerberg and are being all lovey-dovey #yawn pic.twitter.com/HCUL4KSoMD
— Rory Cellan-Jones (@ruskin147) 2 março 2015
Para piorar, as pessoas começaram a ir embora…
People may have queued two hours to see Zuckerberg, but they ain’t sticking around. Audience members leaving because of this love-in.
— Katherine Rushton (@kerushton) 2 março 2015
…até mesmo dormir.
Here is another pic of people sleeping and empty seats at this Zuckerberg “keynote” #MWC15 http://t.co/y1YQipJlaE pic.twitter.com/1FLuO6XTlH
— Lisa Fleisher (@lisafleisher) 2 março 2015
O que faz um público desinteressado?
Por que isso aconteceu? Certamente porque houve certo descuido em preparar a mensagem que todos desejavam passar no palco, assim como um alinhamento de todos (que, afinal, são parceiros) em comunicarem a mesma mensagem de forma a entreter e, principalmente, fazer com que a audiência se sentisse participante da conversa. No final, todos se sentiram como se estivessem assistindo um programa de TV com pessoas se elogiando publicamente.
“Falar e não dizer nada” – já sentiram isso em uma apresentação? É o famoso “encher linguiça”, quando o interlocutor pode passar a mensagem em menor tempo do que o disponível e, ao invés de encerrar, ele estica o tempo restante para fazer delongas e rodeios que não acrescentam nada à mensagem.
Parece que o painel de Zuckerberg com seus parceiros tinha duas horas de duração, mas será que eles precisavam das duas horas? Talvez a audiência esperasse passar duas horas ouvindo ele, mas provavelmente foi tempo demais para o que eles precisavam.
Você sabe o que sua audiência quer? Então entregue, de forma clara e direta – mesmo que você utilize menos tempo que o disponível, sua audiência certamente irá preferir uma mensagem clara em menos do tempo do que uma mensagem bagunçada em mais tempo.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.