MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Julian Treasure: 5 dicas para ouvir melhor

Sempre dividimos conteúdo sobre como você pode apresentar melhor. Dessa vez, queremos nos colocar do outro lado do palco. Assim, vamos nos colocar ao lado da plateia. E discutir como fazer para ouvir melhor. Quais são os caminhos para ouvirmos melhor? E quando dizemos ouvir, não é somente do sentido da audição que nos referimos. Mas principalmente sobre compreensão do que estamos ouvindo naquele momento. Assim, vamos entender tudo isso com a apresentação de no Julian Treasure TEDx.

Apresentamos a vocês Julian Treasure. Ele é um apaixonado por som que conhecemos no TEDxO’Porto, TEDx que aconteceu em Portugal esse ano e que o MonkeyBusiness foi parceiro. Ou seja, patrocinamos o evento e ajudamos na criação das apresentações e no treinamento dos apresentadores. Enfim, Julian Treasure foi um deles.

Ele apresentou no TEDGlobal de julho de 2011 sobre como ouvir, compreender melhor. Assim sendo, afirma: Estamos perdendo o poder de ouvir. Muito por culpa dos vários impactos auditivos que sofremos diariamente. Concluindo, passamos 60% do nosso processo de comunicação ouvindo, mas retemos apenas 25% do que ouvimos.

Veja a palestra de Julian Treasure no TEDx

Ouvir é mais que perceber os sons. É montar um significado daquele som. E isso é um processo mental. E sabemos que o nosso cérebro tem diversos métodos de “limpar” os ruídos para escolher apenas os que realmente importam. Sabe quando você está num lugar que tem um som contínuo, como o oceano por exemplo, e depois de um certo tempo você não o percebe mais? Isso quer dizer que o cérebro o descarta. Isso para dar lugar a sons mais importantes. E são filtros como cultura, crenças, preconceitos, e muitos outros que determinam o que devemos ouvir, e o que vamos desconsiderar.

Mas vamos às cinco dicas do nosso amigo Julian Treasure para ouvirmos melhor:

01. Silêncio

Apenas 3 minutos de silêncio por dia são suficientes para resetar os nossos ouvidos.

02. Equalizador

Imagine que está numa sala barulhenta. Um método bom é entender os sons como um equalizador, e tentar separar os canais mentalmente. A música ambiente em um, as pessoas falando em outro, o celular tocando em outro, etc.

03. Colocar sons ruins como bons

Esse exercício demanda um certo grau de paciência. Mas é importante para o humor. Julian exemplifica dizendo como ele coloca um tempo musical na sua lavadora de roupas e a entende como uma valsa. Sim, é necessário ter bom humor também.

04. Determinar uma hierarquia para os sons

Qual som é o mais importante? Esse deve vir em primeiro lugar. Lembra do equalizador? É com ele que separamos os sons, agora vamos coloca-los em ordem de importância.

05. Um exercício conhecido como RASA: Receive, Appreciate, Summarise e Ask (Receber, Apreciar, Resumir e Perguntar)

São estágios de compreensão de mensagem. Inicialmente recebemos a mensagem, a entendemos, resumimos e questionamos. No entanto, há quem diga que o questionamento é a parte mais importante no momento de retermos informação.

Concluindo, tão importante para quem cria apresentações é saber como as pessoas compreendem a mensagem. Só assim podemos dizer que sabemos montar apresentações incríveis e impactantes. Assim, quando você for pensar na sua apresentação, leve em consideração como as pessoas entenderão a sua mensagem. Enfim, compreender o público é fundamental para o sucesso de uma apresentação.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.