MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Introdução criativa para sua apresentação: 10 dicas

Ter uma introdução criativa para sua apresentação é essencial para começar bem seu talk. As pessoas já têm uma ideia estabelecida sobre quem você é e o que vai apresentar no seu segundo slide. Portanto, se quiser impactar e conquistar a atenção da audiência na sua apresentação, invista no começo. Uma introdução criativa é importante para começar bem e garantir conexão e engajamento com o público.

Para te ajudar, leia estas 10 dicas que te ajudarão a desenvolver uma introdução criativa para sua apresentação:

1 . Fale sobre o público

Falar sobre detalhes da audiência mostra que você estudou, se importou e que conhece aquele público. Esse cuidado deixa a audiência feliz com o apresentador e aberta ao conteúdo da apresentação.

2 . Conte uma história de conexão

Histórias são cativantes, convidativas e envolvem o público com facilidade, utilize-as na introdução da sua comunicação. Mas cuidado: não conte qualquer história. Você precisa descobrir uma que seja nova para essa plateia, que faça um “gancho” para o seu conteúdo e que tenha a ver com o seu público-alvo. Uma história infantil em uma apresentação para a diretoria não vai funcionar.

3 . Imagens e fotos impactantes

Começar a apresentação com uma imagem impactante incentiva a imaginação da plateia e os ajuda a gravar melhor as mensagens. Lembre-se de buscar imagens com boa qualidade (veja esta lista com bancos de imagens gratuitos para a sua apresentação), que não ofendam a plateia, e que sejam inéditas e criativas.

4 . Use o humor

Começar a sua apresentação com uma anedota é um bom quebra-gelo. É importante dizer que esse recurso é mais difícil, porque acertar na piada em uma apresentação corporativa é complicado. Por isso, não foque em querer fazer o público rir, e sim em se conectar com eles e abrir a sua apresentação.

5 . Faça uma pergunta retórica provocativa

Uma pergunta retórica não tem objetivo de alcançar uma resposta, e sim fazer o interlocutor refletir sobre um determinado assunto. Você pode inserir uma pergunta na introdução da sua apresentação. Mas não espere nenhum tipo de resposta. Como explicado acima, esse tipo de recurso não depende da interação do público, você já deve estar preparado para continuar logo depois de fazer a questão. Quando bem colocada, o uso da pergunta retórica é importante para conduzir a audiência a concordar com a posição adotada pelo apresentador.

6 . Tenha um artefato

Usar um objeto físico pode fazer toda a diferença na introdução de uma apresentação impactante. Pode ser um produto da empresa, a carta do presidente, ou até malabares. O que você achar que faz sentido para a mensagem da apresentação.

7 . Use uma citação relevante

Citações quase sempre fazem sucesso. Apenas tome cuidado com aquelas muito batidas e que todos já conhecem. Também é importante buscar frases que tenham conexão com a realidade da plateia. Frases do Steve Jobs são criativas, mas talvez para um board de investidores não funcionem bem.

8 . Inicie com uma notícia chocante

Esse tipo de recurso sempre conquista a atenção. Mas, para isso, a notícia tem que ser sobre algum assunto que esteja dentro das preocupações do público-alvo. Começar com uma notícia traz o público para próximo do assunto, e facilita a conexão com o apresentador.

9 . Comece pela conclusão

Se você tem uma conclusão bombástica, comece por ela. Assim, você mostra ao que veio, faz a conexão com o público e depois trabalha para colocar os argumentos para endossar essa conclusão. Use apenas quando a sua conclusão for boa.

10 . Passe um vídeo curto

Um pequeno vídeo na introdução da apresentação traz conexão com a plateia. Música, imagem, movimento, tudo isso junto ajuda a “abrir as portas” para o seu público. Se você fala para uma plateia séria e mais difícil de se conectar, um vídeo bem escolhido para a abertura pode ajudar a quebrar o gelo.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Introdução Criativa.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.