MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

IGTV e o novo paradigma do vídeo vertical. Funciona para sua marca?

O lançamento da IGTV propõe a mudança do paradigma de como vemos vídeos online e absorvemos o conteúdo. Mas essa novidade começa a muito tempo atrás: Quando o Instagram quis competir com o Snapchat lançando o Stories. Assim como quando o Facebook introduziu streaming ao vivo para competir com o Periscope. O importate para as marcas pensarem é que, em todos esses lançamentos, as plataformas incentivaram o uso com um boost de visualizações. O problema é: será que o vídeo vertical vai vingar?

Afinal, o que vem à sua mente quando você vê um vídeo vertical? Ou seja, um vídeo que é mais alto do que é mais largo. Revira os olhos para a preguiça desse novo formato? Ou simplesmente não se importa com ele?

O vídeo vertical é terrivelmente irritante. Mesmo?

Há alguns anos, filmar um vídeo na vertical e publicá-lo na internet era considerado um pecado capital. A fúria em relação a esse tipo de vídeo encheu inúmeras salas de bate-papo na internet. E até mesmo o Google redesenhou sua foto e sua câmera de vídeo Android para encorajar as pessoas a virar o telefone para o lado quando gravam vídeos. O ódio por vídeos verticais também gerou um PSA completo contra os perigos da “Síndrome do Vídeo Vertical”.

Afinal, por que tantas pessoas se irritaram com vídeos verticais de smartphones? Antes do YouTube decidir apoiar o formato de relação de aspecto vertical, os vídeos verticais geralmente apareciam com duas barras pretas gigantescas de cada lado. Como poucas plataformas de conteúdo de vídeo eram compatíveis com vídeos verticais corretamente, eles eram frequentemente esmagados para se ajustarem às proporções corretas. As pessoas não apenas odiavam o visual, como também odiavam a falta de cuidado do vídeo vertical. Sim, eles pareciam amadores, mal cuidados e nada cativantes.

As pessoas veem horizontalmente. Um vídeo vertical é naturalmente irritante porque exclui a sua visão periférica. É duplamente notório para editores de vídeo profissionais porque editar vídeo vertical é uma enorme dor de cabeça.

Mas o vídeo vertical não é novo. Alguns cineastas filmaram usando o formato de vídeo vertical, que muitas vezes foram recebidos com o mesmo nojo de vídeos verticais normais. Quando você assiste TV, um filme ou usa qualquer outra tela maior do que um iPad, ela é quase sempre gravada e enviada horizontalmente. É com isso que as pessoas estão acostumadas.

Se é ruim, então por que a mudança para o vídeo vertical?

Devido ao uso popular. Como o Instagram e o Snapchat cresceram em popularidade, o vídeo vertical tornou-se amplamente produzido e aceito. E tudo explodiu quando o Snapchat criou o recurso “Stories”. O Instagram rapidamente roubou a ideia e agora tem mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente usando o formato “Histórias”. Isso quer dizer, 300 milhões de usuários usando o vídeo vertical.

As redes sociais podem estar na vanguarda da tendência de vídeo vertical, mas não é a única razão pela qual esse formato aumentou. Considere que o americano médio gasta quase 500 horas por ano em seu celular. Esse fato sozinho significa que o mobile marketing está se tornando mais importante do que nunca. Assim, o vídeo vertical está se tornando o formato preferido para a maioria das mídias de vídeo porque:

Smartphones foram feitos para filmar vídeo vertical

As pessoas mantêm seus telefones na vertical quase 94% do tempo. Quando um anúncio os obriga a segurar o telefone na horizontal, o desligamento aumenta para 50%. É bom ficar com o que funciona, certo? E isso funciona para sua marca. Talvez seja a hora de começar a usar o vídeo vertical.

A mídia social é toda vertical agora

A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo na internet em sites de mídia social. Assim, 61% dessa atividade é em smartphones. Pesquisadores estimam que até 2019 haverá 2,77 bilhões de usuários de mídia social móvel no mundo. Quer atingir mais pessoas? Então comece a usar o vídeo vertical.

Vertical é mais envolvente porque parece mais pessoal

O Snapchat descobriu recentemente que as gravações de vídeo verticais tinham nove vezes a taxa de conclusão de vídeos horizontais. E isso é muito. Os usuários acham esses vídeos mais envolventes porque tendem a se concentrar em um falante e fazem com que o usuário se sinta o destinatário. O formato de “diálogo” foi o primeiro passo para se legitimizar o vídeo vertical. E sua marca pode se valer disso: criando também diálogos com seu público.

A IGTV pode legitimizar vídeos verticais?

Apesar da crescente relevância do vídeo vertical, muitos ainda o desaprovam. A decisão de usar o vídeo vertical depende do formato e não pode ser aplicada em todos os lugares. É aí que entra o IGTV. E é aí que a sua marca pode entrar também. Isso porque o perfil dos usuários do Instagram está mudando. De fotos para vídeos. Esses usuários estão gastando mais de 80% de seu tempo no Instagram assistindo a vídeos, em vez de ver fotos. Essa confluência de fatores, combinada com a predileção natural da plataforma em relação aos vídeos verticais, poderia finalmente mudar a tendência para a produção de conteúdo de vídeo vertical.

E sua marca pode se apropriar do vídeo vertical, considerando que o Instagram duplicou seus anunciantes de um milhão no início de 2017 para agora mais de dois milhões. A natureza de formato longo do IGTV oferece uma oportunidade melhor para as marcas criarem publicidade eficaz. Já que o conteúdo de vídeo diminui a chance de os usuários eliminarem, como fazem com tantos anúncios atuais de mídia social.

Assim, pense em um formato estético para seus vídeos corporativos verticais. Pode ser em animação ou captação. Mas estar dentro dessa nova tendência é importante: sua marca vai se apropriar do formato e se aproximar do público, agora ávido pelo vídeo vertical. Aproveite. E chame o MonkeyBusiness para criar o seu material.

 

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo Vertical.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.