MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Contar histórias com PowerPoint: A Visit from the Goon Squad

Contar histórias com PowerPoint: é possível? Sim, e podemos dizer que fica muito bom. E não é somente a nossa opinião. Veja a história de Jennifer Egan, que escreveu um capítulo inteiro do seu livro em Powerpoint.

Jennifer Egan é escritora de livros. Seu último romace, A Visit from the Goon Squad, ganhou o Pulitzer de ficção de 2011. E foi nesse livro que Jennifer se arriscou escrevendo um capítulo inteiro em forma de slides de PowerPoint. Sim, ela contou histórias com Powerpoint. Esse capítulo mostra como um de seus personagens – uma americana de doze anos chamada Alison – se esforça para compreender suas emoções.

E para mostrar esse esforço, a autora precisava de um artifício que limitasse o leitor a esses momentos específicos. Ela então foge da prosa tradicional, do texto comum e opta por gráficos, diagramas e esquemas para organiza-las e finalmente entende-las.

E por que então o PowerPoint? Por que segundo a autora, o software da microsoft se tornou um ícone. De fato as pessoas não fazem mais “apresentações”. Elas fazem PowerPoint. Segundo a própria autora, ela explica que estava curiosa sobre o uso do software. E acabou descobrindo que o capítulo em PowerPoint permitiu a ela contar histórias diferentes do que fazia usando a ficção convencional. Principalmente pelo fato de se contar histórias em pequenas partes, de pouco em pouco. O formato permitiu inserir um ritmo na história que não poderia ser colocado com palavras.

Um escritor consegue indicar através de texto que ocorreu uma pausa, mas o texto corrido não permite que o leitor pare, por que ele já está mantendo um certo ritmo de leitura. Mas com o formato de slides, a pausa de troca de um para outro indica a pausa entre os pensamentos do personagem e também das suas ações.

Contando histórias com o PowerPoint

Para contar histórias com Powerpoint, Jennifer escolheu o formato de slides para revelar a estrutura de pequenos momentos, em detrimento do tecido conjuntivo entre os momentos que é gerado pelo texto em prosa. Com esta técnica, a autora descarta as conexões entre momentos neste capítulo. Também precisava desse formato para criar as sequências de pensamentos de seus personagens. Como uma idéia levou a outra, e assim por diante.

Como contar histórias na sua apresentação

Concluindo: É lógico que o PowerPoint não substitui a prosa na hora de contar histórias. Histórias dependem desse tecido conjuntivo para ligarem idéias e desenvolver a trama. Quando falamos de apresentações, é o orador que desempenha esse papel: os slides fornecem pistas visuais e representam diferentes pontos, argumentos e idéias, mas é o apresentador quem une os slides e faz aquelas idéias separadas terem sentido. Ou seja, o orador faz o papel do tecido conjuntivo. Por isso, que quando criamos apresentações cheias de histórias, precisamos dar um treinamento ao apresentador.

Jennifer Egan prova com esse capítulo como outros meios de narração podem melhorar a qualidade de uma história quando bem utilizados. A inserção desse capítulo em PowerPoint em um romance convencional trouxe para o leitor uma forma inalcançável de detalhes se fosse usada a prosa comum. E o objetivo foi alcançado. Afinal, mergulhar o leitor nessas pausas da história, que são fundamentais para o entendimento dela.

Para quem é especialista em apresentações, esse ótimo exemplo identifica como slides podem contar histórias. Não o PowerPoint sozinho, mas com o autor juntando e conectando as idéias. Apresentações podem contar histórias. Nós fazemos isso todos os dias para os nossos clientes, e Jennifer Egan provou isso magistralmente.

Para você que buscar contar histórias com Powerpoint, saiba que somos especialistas nisso. O MonkeyBusiness tem anos de experiência e equipes criativas competentes para desenvolver as melhores histórias para a sua apresentação: do planejamento, passando pelo roteiro e pelo design dos slides: entregamos experiências superiores para nossos clientes e também para suas audiências. Conte conosco para suas histórias em Powerpoint.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Histórias com Powerpoint.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.