Quando o assunto é Motion Design, costumamos acreditar que esse é um tipo de comunicação que só foi possível na era digital. Aliás, o Motion Design demanda animação, movimento: e isso só se tornou possível a partir do momento onde começamos a nos comunicar com vídeos. Mas a história do Motion Design vem muito antes do digital.
Se quisermos ir mais e mais longe, podemos citar as pinturas das cavernas, que sempre retratavam cenas em movimento. Mas fique tranquilo: nossa análise sobre a história do Motion Design não vai tão longe: vamos parar na época do Renascimento italiano, por volta do século XV. É aqui que começamos a ver e notar a força do movimento. Mesmo que estático. Calma, vamos entender.
Queremos falar de Andrea Del Verrocchio: para nós, um dos grandes influenciadores do Motion Design. Na história do Motion Design, o que fazemos hoje em vídeos, Verrocchio já aplicava em pinturas e esculturas.
Andrea Del Verrocchio e a história do motion design
A oficina de Verrocchio foi pioneira em Florença (berço de grande parte do que conhecemos do renascimento hoje). Foi nela que a pintura a óleo foi realizada de maneira estruturada e até, comercial. Verrocchio era um especialista em pintar planices (principalmente ao nascer do sol) onde ele desenvolveu técnicas nunca vistas antes. A mudança de intensidade de desfoque e brilho em objetos distantes e próximos foi uma delas.
Mas, ainda mais característico que suas técnicas de pintura foi sua técnica de aplicar motion em expressões e movimentos faciais. Enquanto figuras de artistas como Donatello e Castigno aparentam estarem paradas, as de Verrocchio apresentam movimento. Suas personagens sempre aparentam estar se movendo. Isso deixa-as mais reais e verossímeis.
Verrocchio apresentou a técnica de movimento e mudou a história do Motion Design. Mas foi completamente superado pelo seu aluno Leonardo Da Vinci já na sua obra “O batismo de Cristo” de 1475 (obra em que trabalharam em conjunto). Nela vemos um cuidado extremo com o movimento, onde todos os personagens parecem se mover pela tela, e o ato do batismo se mostra em Motion:
Portanto, quando pensamos na história do Motion Design, devemos sempre nos lembrar desses (e de outros) mestres renascentistas. Eles foram os pioneiros a entender o design em movimento em suas esculturas e pinturas. E provaram que saber colocar motion design nas suas peças gera tensão e a expressão necessária para uma comunicação mais eficiente.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Motion Design.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.