MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O FORMATO DOS VÍDEOS. A FORMA E A FUNÇÃO TAMBÉM!

Como entender a evolução do formato dos vídeos? Não é novidade afirmarmos que o vídeo é o formato de comunicação mais eficiente. Mas podemos ir um pouco além dessa análise. Afinal, não é só de eficiência que uma ferramenta de comunicação vive hoje em dia. Sim, esse é um parâmetro importante. Mas não o único. Assim, outra característica importante dos vídeos é que eles são muito versáteis. Ou seja, funcionam em diversas plataformas, e até podem ser alterados para se transformarem em outras mídias. Tais como podcasts, postagens em redes sociais, etc. 

Dentro desse mar de possibilidades de entregas criativas, é importante observar bem qual é o formato do seu vídeo ou animação. Sim, eles influenciam muito na entrega criativa. Ou seja, o formato do seu vídeo deve estar adequado às plataformas que você busca hospedá-lo. E é aí que entramos em um novo oceano: o oceano de formatos de vídeos. 

Afinal, lidar com vídeos de diferentes tamanhos e proporções nos abre diferentes possibilidades criativas, é verdade. Afinal, um vídeo em formato 4:3, por exemplo, funciona bem para um conteúdo visual mais “blocado”. Ao passo que os vídeos de stories, no formato vertical funcionam melhor para outro tipo de conteúdo visual. E isso que ainda estamos falando dos formatos. Ainda podemos falar da duração deles (em tempo mesmo), dinâmica, etc. Ou seja, as possibilidades de formatos são infinitas. E, dentro dessa realidade, a primeira questão a ser respondida é que todas elas devem ser resolvidas antes mesmo de se iniciar o vídeo. Mas, antes mesmo dessa questão, vamos falar um pouco de história:

Os diversos formatos dos vídeos durante os últimos anos


Talvez a última grande mudança que nós, produtoras de vídeo, vivemos, foi a transição do SD para o HD. Nós, aqui da MonkeyBusiness, vivemos ela não apenas nos vídeos e animações. Mas também nas apresentações. Assim, durante esse tempo de transição, produzíamos uma apresentação, vídeo ou animação na proporção 16:9 (widescreen), mas sempre buscando manter as informações vitais dentro da proporção 4:3. 

Assim, essa atenção às Áreas Seguras foi a solução encontrada para que os novos usuários pudessem ter seus vídeos no formato novo, mas que os antigos também pudessem consumi-lo. Talvez você tenha percebido que as transmissões dos grandes canais de TV assinavam com o logo da emissora não no canto do formato 16:9, e sim no 4:3. Dessa forma, quem assistia em 16:9 via esse logo com uma boa margem de distância da lateral.

Então, o mais nítido pra nós era na criação das apresentações. Tínhamos métodos e modelos de criação para as duas realidades (16:9 e 4:3) e víamos clientes com notebooks e projetores nas duas configurações. Era uma loucura! Finalmente essa era acabou e todos entramos no formato 16:9. Mas aí entraram os formatos de vídeos de stories, etc. E tudo voltou a ser volátil!

Bem, hoje em dia, não temos esse “luxo”, mas estamos vivendo em uma era que aproxima o conteúdo de vídeo dos clientes mais do que nunca.

Os diferentes tipos de vídeos e mídias que temos hoje

Hoje em dia, se queremos explorar todo o potencial dos vídeos e ter público para eles, assistindo, o mesmo conteúdo precisa funcionar, pelo menos, nas seguintes proporções: horizontal(16:9), vertical(9:16), quadrado (1:1) e no “padrão de mídia social”(4:5). Percebeu como a era da transição dos formatos de vídeo nunca acaba? 

Isso porque não é só o formato dos vídeos que requer constante adaptação. Sua duração também muda de acordo com o local onde os vídeos estão sendo compartilhados. E de acordo com o público-alvo também. Sim, pequeno padawan. Tem mais variável chegando aí.

Lembra da época que os vídeos seguiam o formato de anúncio de TV? Trabalhávamos pensando somente em 30 segundos na maioria das vezes. Isso também mudou! Quando os vídeos explicativos começaram a ganhar força online, a marca de 1:30 min a 2:00 min tornou-se um padrão para vídeos na internet. No entanto, com o aumento do consumo de vídeo nas redes sociais, vídeos adicionais de 5 a 10 minutos (conteúdo do YouTube), 60 segundos (postagens no feed do Instagram) e aqueles de 10 a 15 segundos (Instagram/Facebook Stories) entraram no jogo.

A forma, função e o formato dos vídeos hoje

Sim, é mais complexo planejar os vídeos hoje em dia. Mas sejamos justos afirmando que todos esses formatos e durações ajudam bastante na criatividade. Ou seja, dessa forma podemos ir mais longe na produção dos vídeos, animações e até das apresentações!

Portanto, a chave aqui é planejar essa adaptabilidade de formato dos vídeos já no início do projeto audiovisual. Ao invés de fazer tudo e depois fazer alguns “cortes”. soluções inteligentes para resolver esses requisitos de proporção.

Mas sempre lembrando que um bom vídeo traz mensagens, significado, etc. E envolve seu público. Esse tem que ser o seu norte. E, se encararmos todas essas possibilidades de formatos e durações como possibilidades criativas, o céu é o limite. E não é isso que sempre buscamos?

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeos e Animações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.