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Figuras de linguagem em apresentações: mensagens tangíveis

Figuras de linguagem em apresentações podem transformar slides em mensagens poderosas. Pois existem poucos momentos, na verdade oportunidades, onde você pode utilizar um suporte tangível para reforçar sua comunicação durante uma Apresentação. Independentemente de você ter uma Apresentação para transmitir ou qualquer material audiovisual, talvez a dinâmica com algo palpável faça a diferença. Como uma metáfora visual.

Em 2009 Bill Gates foi convidado a falar no TED e seu tema foi a Malária. Em determinado momento, ele mostra um pote com mosquitos dentro, solta-os no auditório e diz “Não só os pobres deveriam ter essa experiência”.

É claro que os mosquitos não estavam infectados.

Por que ele fez isso? Para reforçar uma mensagem na mente da audiência. Ele poderia apenas falar e teria um impacto, ou então ele poderia falar e ter um slide atrás dele com uma imagem e o impacto seria diferente. Mas ele resolveu apelar para o tangível, e o impacto foi outro.

Outro exemplo interessante é o ilusionismo, um exemplo que já mostramos por aqui – se você ainda não viu, clique aqui e leia o post sobre o assunto.

Mas quais são as razões para aderirmos às Apresentações tangíveis?

Figuras de linguagem em apresentações torna os conceitos mais concretos

Isso significa que você tornará aquele momento mais memorável por se tratar de uma experiência real. É difícil lembrar apenas de uma fala, nosso cérebro retém informações visuais com muito mais facilidade (uma das razões para se utilizar slides – nos momentos certos, claro), e quando esse recurso visual é tangível nossa retenção aumenta mais ainda.

Figuras de linguagem em apresentações aumenta o foco da plateia

Quem não se preocupa com o foco da audiência hoje em dia? Qualquer notificação no celular é motivo para perder a atenção. Muitos de nós estamos acostumados a apresentações entediantes no estilo “mais do mesmo”. Então já estamos predispostos a não prestarmos tanta atenção pois o interesse é baixo. E é aí que mora a oportunidade.

Um executivo da Ford precisava comunicar em uma convenção que, apesar de um ano em crise, os negócios da empresa iam bem. Falar é uma coisa, escrever é outra, ilustrar é outra… Que tal um recurso tangível? Nesses casos o uso da

Resultado: ele trouxe para o palco um automóvel de primeira linha, classe alta, com a porta arranhada. Em seu discurso, ele mostrou o automóvel e disse “isto é um arranhão, e mesmo assim este carro continua lindo, admirável e desejável”. Ele usou o carro como metáfora, onde a crise era um arranhão e a Ford, cof cof, um carro.

Um exemplo prático

Se você não assistiu ao filme “O Amor Acontece” (Love Happens, 2009), então assista. É um filme bem simples, roteiro “Sessão da Tarde” que acompanha uma boa pipoca, sobre um palestrante motivacional que está enfrentando um período de luto durante sua turnê de palestras pelos Estados Unidos (sinopse não oficial, ok?). O filme mostra algumas ações que ele faz, como por exemplo andar em brasa ou levar a audiência toda para o terraço de um prédio. Movimentos simples, porém muito bem planejados de acordo com o conceito da palestra e a mensagem que deseja passar. Assim como as figuras de linguagem em apresentações fazem.

 

Diferente de ginástica laboral, convidar as pessoas a participarem pode ser uma experiência mais positiva do que imaginamos. Claro que você precisa tomar cuidado com a forma como você fará isso e o melhor jeito de conduzir essas ações tangíveis. Nem sempre as pessoas estão dispostas a participarem, então é mais seguro você experimentar essa técnica sem precisar de interação mútua de quem te assiste.

Em um mundo onde a atenção cada dia mais vale ouro, é preciso ser criativo na hora de conquistar o interesse da audiência – quem sabe esse não seja mais um recurso para você adicionar em suas próximas Apresentações?

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