Falar bem em público é uma habilidade muito requisitada no mercado de trabalho. E muitos acreditam que não conseguem. mas tudo é possível se entendermos bem o que é esse tema:
O comediante Jerry Seinfeld definiu bem a fraqueza psicológica da humanidade quando compartilhou suas observações sobre como as pessoas temem falar em público mais do que morrer. Mas a verdade é que apenas algumas pessoas têm realmente medo de falar em público. Estar com medo e estar nervoso são duas emoções completamente diferentes, mas que muitas vezes se misturam. Para se alcançar a habilidade de falar bem em público, é preciso entendê-la.
Por exemplo, se você tivesse que invadir as praias da Normandia, você estaria com medo. Mas se você tivesse que apresentar a um conselho executivo uma nova proposta, você estaria ansioso. É aí que está a diferença!
Medo
O medo se refere, de fato, a ameaças reais e existentes. É o que pessoas como o autor Seth Godin gostam de chamar de “bússola antiga”. Ela sempre existiu e sempre vai existir. Imagine caminhar por um beco escuro. Imediatamente, o seu ritmo cardíaco vai saltar de 70 para 160 batimentos por minuto. E logo mais a frente ele passa para 200 batimentos. Neste momento, você está em um nível que começa a perder o controle sobre suas funções corporais. Isso porque há um perigo real e iminente. Neste momento você está com medo. O medo pode sim te impedir de falar bem em público.
Ansiedade
A ansiedade se refere a preocupações sobre o desconhecido. Na década de 1950, o Instituto Walter Reed realizou um estudo sobre a ansiedade usando macacos Rhesus. Eles dividiram os macacos em dois grupos, onde um grupo (A) levava um choque aleatoriamente e o outro grupo (B) poderia puxar uma alavanca para evitar o choque. Após várias semanas de estudo, todos os macacos no grupo B contraíram úlceras e morreram. Por quê? Eles estavam ansiosos em relação ao próximo evento.
Dentro de uma cultura empresarial estamos criando apresentações para grandes negócios, elas podem ajudar a fechar uma venda, conseguir uma promoção ou levantar algum capital extra. A realidade: as apresentações são, de fato, muito importantes – elas são o diferencial que podem alavancar ou destruir sua carreira. Portanto, é provável que a emoção que você está sentindo é a ansiedade, em vez do medo real. Como apresentadores, precisamos reconhecer esta realidade, para que possamos enfrentar e lidar com a ansiedade de forma mais eficaz.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.