A pandemia mudou drasticamente a realidade de muitos setores da economia. E, em um período de quase dois anos, vivemos certezas, dúvidas e toda sorte de previsões dos especialistas. Assim, dentro desse cenário, retratamos a nossa vivência como Estúdio de Motion Design. Afinal, somos especialistas em comunicação animada. Como vídeos, animações e apresentações criativas. E nós sentimos que todos eles sofreram mudanças com a pandemia.
Portanto, nós não acreditamos que essas mudanças sejam apenas no momento. Algumas delas colocaram uma nova realidade para os profissionais que até então se comunicavam de um jeito. E passaram a ter que se comunicar de outro. E viram que tiveram mais resultados com esses novos métodos de comunicação. Todas elas envolvendo o audiovisual. Dessa forma, não achamos que eles voltem aos métodos antigos.
O distanciamento social obrigou o home-office. Felizmente, em uma época onde a tecnologia deu conta desse afastamento. No entanto, questões como cultura de empresa, diretrizes de trabalho e como atingir milhares de profissionais em suas casas se apresentaram. Além disso, com maior qualidade do que um documento de Word passaram a ser um problema para o audiovisual resolver. E vem superando expectativas.
Então, por isso escrevemos esse pequeno ensaio: retratando um pouco da nossa experiência como estúdio de motion design nesse momento complicado que estamos vivendo como sociedade e humanidade.
A ABERTURA DO AUDIOVISUAL
O primeiro fator que podemos explorar nessa mudança do audiovisual na pandemia é que vivemos uma abertura do audiovisual dentro das empresas. Há muito pouco tempo atrás, esforços de comunicação que envolviam vídeos ou animações eram somente aqueles mais importantes. Tais como vídeos institucionais, propaganda, lançamento de produtos, etc. No entanto, com o distanciamento social e os profissionais distribuídos pelo Brasil e pelo mundo, a comunicação ficou defasada. Bem no momento onde o Mercado se mostrou volátil, e que a competição aumentou, demandando uma maior velocidade de atuação.
Enfim, todos esses fatores caíram audiovisual. E muitas das comunicações foram transformadas em vídeos e animações. Apresentações de treinamento, alinhamentos estratégicos, diretrizes de trabalho e até novidades foram comunicadas através de vídeos, animações e etc. Afinal, eles têm o poder de comunicar mais em menos tempo, com mais qualidade e gerando engajamento e maior retenção das informações. Ou seja, perfeito para o momento.
REVENDO A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Toda essa mudança gerou um movimento aqui no MonkeyBusiness de um novo olhar sobre audiovisual. Confesso que para nós não foi complicado. Pois como Estúdio de Motion Design, nós somos especialistas em criar Vídeos, Animações e Apresentações Profissionais para grandes empresas. Sim, sabemos que são mídias diferentes, com comportamentos diferentes, mas que se encontram exatamente no Motion Design. E que, a partir dele, compartilham semelhanças, assim como diferenças.
E foi exatamente nessa tradução entre eles que nós trabalhamos para gerar materiais audiovisuais ainda inéditos no Mercado. Suprindo esse momento de pandemia e de um apagão de qualidade de comunicação dos nossos clientes.
Dessa forma, nós refizemos a estratégia de criação dos vídeos. Assim como das animações. E também das apresentações. Também entendemos o que funciona melhor em cada uma. E como compartilhar eles para as demais. Com isso, conseguimos transformar, por exemplo, apresentações de treinamento em animações de treinamento. Animações que foram criadas em pequenos cortes de um minuto e foram enviadas por WhatsApp. Ou de como transformar manuais de seguranças de indústrias em vídeos para que serem vistos pelo smartphone dos visitantes.
Parece pouco, mas são ferramentas ainda novas. Sim, eles têm suas bases já desenvolvidas em outras ferramentas. No entanto, fomos forçados a muda-los e entregar suas mensagens em telas novas. Formatos também. Afinal, como traduzir um slide de uma apresentação de treinamento no formato horizontal em uma animação vertical? Para ser vista em apenas um minuto através do WhatsApp de um colaborador que acaba de chegar na empresa?
O NOSSO PAPEL COMO ESTÚDIO DE MOTION DESIGN
Nós, como Estúdio de Motion Design Corporativo, estamos sempre em movimento. Dessa forma, nós sabemos que todas as ferramentas mudam e se atualizam. Assim como as estratégias de comunicação em cada uma delas. E seus visuais. Por isso estamos sempre aprendendo, revisitando e repensando as entregas e nossos produtos.
Enfim, trabalhar com o cruzamento dessas ferramentas de comunicação não foi um trabalho fácil, mas foi muito intenso e recompensador. Revisitar as operações, estratégias e entregas dos nossos produtos e entender como eles funcionam em novos cenários é muito interessante. E provar o quanto o audiovisual é dinâmico é ainda mais recompensador.
Por isso esse pequeno ensaio. Para mostrar que ferramentas de comunicação podem (e devem) mudar. E, muitas vezes, essa mudança está dentro de casa. Como nós conseguimos fazer por aqui. Estamos buscando qualidades de uma mídia e como aplica-las nas outras. Enfim, a comunicação não é algo estabelecido para sempre. Ela pede mudanças. Pede novidades. E vai sempre pedir qualidade. Assim, ter o audiovisual como matéria-prima é o lugar perfeito para essas mudanças.
CONCLUINDO ESSE ENSAIO
Portanto, aposte no audiovisual para inovar a sua comunicação. Ele tem poder de mudança. De inovação. E, principalmente, de gerar novas possibilidades de comunicação. Dessa forma, percebemos que é possível transformar apresentações em animações. Vídeos em animações. Animações em apresentações. Apresentações em vídeos. E assim por diante. São mídias fortes. E comportam novidade.
Concluindo, toda essa novidade demanda uma mídia fácil de moldar. E essa mídia é o audiovisual. Seja ela um vídeo. Uma Animação. Uma Apresentação. Ou todas elas juntas em uma peça de comunicação nunca vista antes. Afinal, essa foi a nossa realidade durante a pandemia. E nós conseguimos resolver mudando os nossos produtos. Não só de forma isolada. Mas também entre eles. Assim, confie na mudança. Em inovar. Enfim, confie nas novas propostas.
O vídeo possibilita isso. Porque ele é dinâmico. E Plural. Afinal, ele conta com diversos elementos criativos. Captação. Ilustração. Design. Animação. Dessa forma, as possibilidades são enormes. Assim como a troca entre eles. Enfim, é possível criar o novo somente com esses elementos. Como estúdio de Motion Design, nós vivemos isso todos os dias. Assim, avalie o que a sua comunicação demanda. Talvez a resposta não esteja em um formato único. Seja ele um vídeo. Uma animação. Ou apresentação. No entanto, pode estar na soma deles. Na intersecção dos três. Ou na criação de uma nova solução. Inédita. Mas que utilize características daquelas que já existem. Novos desafios virão. E conte conosco. Somos o estúdio de motion design certo para essa inovação!
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas motion design.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
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