MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Erros em apresentações: 7 dicas de como afundar a sua

Erros em apresentações: alguns parecem simples demais, mas vamos concordar que vemos muitas apresentações problemáticas no nosso cotidiano. Então, invertemos a regra: vamos te dar 7 dicas para você afundar sua apresentação aqui:

Falar de erros em apresentações é mais difícil. Mais comum é lermos sobre dicas de como melhorar a sua apresentação. Nós aqui do MonkeyBusiness já escrevemos bastante sobre essas dicas. Falamos sobre a oratória de Steve Jobs e o Storytelling de Bill Cosby. Mas é difícil lermos sobre dicas do que não fazer na sua apresentação. Quais seriam as chaves para o insucesso de uma apresentação? Apresentamos algumas aqui:

1. Não respeitar o timing do seu público

O fato de você ter um público sentado e pronto para te ouvir é um ótimo começo. Por isso, lembrando os conselhos da minha avó, trate-os como você gostaria de ser tratado. Parece simples, mas se você reparar bem muitos palestrantes não obedecem a essa regra. Se você tem apenas uma hora, então só pode usar essa uma hora. No caso dos TEDs, você só tem 18 minutos, e tem que entregar a sua apresentação em 18 minutos.

Nós do MonkeyBusiness somos parceiros do TEDx e já realizamos um, o TEDxCampos, e sabemos o quanto é ruim um palestrante não respeitar o relógio. Treine antes e verifique se você apresenta no tempo combinado. Não vá correr slides ou pula-los. Treine. Uma apresentação não é um improviso total. Você tem o seu PowerPoint, sabe o tempo, portanto faça acontecer tudo dentro do combinado. Cuidado: os erros em apresentações podem te pegar a qualquer momento.

Nesse ponto, você pode ser crítico com a sua própria apresentação e trabalhar para reduzir o tempo dela. Veja se realmente há a necessidade de tomar todo o tempo que o evento lhe proporciona para apresentar. Se você tem 1h30 para apresentar, mas seu assunto dura somente 30 minutos, faça-a em 30 minutos (e lógico, avise os organizadores do evento antecipadamente). Não encha de dados e enrolação para durar o tempo que você tem. Lembre-se: Não é a quantidade de tempo que você tem em cima do palco que determina o sucesso da sua apresentação.

2. Seu público não vê valor no seu conteúdo

Para que seu público se interesse pela sua apresentação, seu conteúdo tem que significar algo para eles. Quais são os pontos que se conectam com a audiência? Como o seu assunto vai melhorar ou facilitar suas vidas? Eles vêem valor no seu discurso, nas suas idéias? Não importa quanto você vai mudar as vidas deles, mas seu assunto tem que significar algo para o seu público-alvo.

3. Sua apresentação não tem narrativa

Um dos grandes erros em apresentações é não conectar as ideias: o valor do Storytelling aumenta dia após dia por que quando somos apresentados a uma história, ficamos mais receptivos. Ao contrário de quando somos apresentados a dados e gráficos. Elementos de narrativa deixam o seu público aberto e sua apresentação corre melhor. Até mesmo para o palestrante, que se sente melhor contando algo do que apresentando números que teve que decorar. Se o seu público puder se reconhecer na sua história, se identificar com passagens, com problemas e soluções, ele se identificará com a sua apresentação, então a necessidade de ter que convencê-los desaparece, e o seu objetivo de passar uma mensagem começa a ser alcançado.

4. Não se prepare

Cada parte da construção e também da execução, da entrega de uma apresentação eficaz leva tempo. E além de tempo, pede dedicação. Por isso que no MonkeyBusiness temos departamentos para cada parte de uma apresentação. Consultoria, planejamento, roteiro, direção de arte e design, passando pelo coaching. Todas as áreas são igualmente importantes para o sucesso da apresentação. Quanto tempo você gasta organizando seu conteúdo (sem necessariamente abrir o PowerPoint ou o Keynote)? Pensando em direção de arte e design? Ou praticando a execução da apresentação?

Qualquer despreparo é sentido pela audiência e rapidamente a sua apresentação pode afundar, e os Smartphones tomam o lugar da sua atenção. Sabemos que um dos grandes erros em apresentações é apresentar sem se preparar: o público percebe rapidamente e o clima da sala fica muito ruim. Isso aumenta a sua resistência e o entendimento da mensagem.

5. Não se prepare para a tecnologia

A tecnologia pode ser uma assassina da sua apresentação. Se você não se preparar para as situações que podem lhe ocorrer, a tecnologia pode puxar o seu tapete. Nós do MonkeyBusiness sugerimos que você faça uma lista de tudo que precisará para a sua apresentação, e use-a para garantir que você terá tudo que precisa. Além disso, não dependa da tecnologia do local onde vai apresentar. Invista no seu próprio equipamento, como um laptop (e não se esqueça dos conectores, cabos e plugs corretos!), controle remoto sem fio, tablet de apoio, etc.

Além de ter os seus equipamentos, chegue antes no local da sua apresentação e já deixe com o pessoal do suporte do evento tudo que vai precisar. Se tiver vídeo, avise. Caso o vídeo tenha áudio, avise. Se possível, faça um teste antes de apresentar. Fique amigo do pessoal do audiovisual. Eles são os caras que farão a sua apresentação correr sem bugs.

6. Fale dos novos assuntos como se a platéia já os conhecesse

Quantas vezes já vi isso acontecer? Com certeza você já presenciou algo assim também. O palestrante, especialista em determinado assunto, o trata partindo da premissa que todos da platéia já o dominassem, então passa por informações básicas sem dar a mínima importância a elas e vai direto para pontos mais avançados e complicados. Sempre que presenciei esse acontecimento, o resultado é unânime: desatenção geral, ao ponto de muitos deixarem a sala. Pense: Qual a motivação de se ficar assistindo uma apresentação quando já ficou claro que você não levará nada para casa?

Você é um expert no seu assunto. Isso é indiscutível, já que está apresentando sobre ele. E podemos ter outros especialistas na platéia. Mas se o seu público-alvo naquela apresentação contar com leigos também, você tem o dever de situa-los no assunto, de fazer conexões com situações conhecidas, de introduzi-los ao que você domina. Crie uma base para que as pessoas possam te acompanhar até a parte mais complicada do assunto.

7. Corra slides, se alguém não entendeu os prometa para depois

Mais um erro que decorre de apresentadores que não se prepararam para o seu momento no palco. Ou colocam slides demais, e os passam correndo, justificando “ahn não vamos falar sobre isso agora” ou “não vamos ter tempo para esse assunto”. Ou esquecem de slides, ou o que eu acredito ser a situação mais constrangedora: O apresentador passa rápido por um slide, e fala para a audiência: “Se alguém quiser esse slide, depois me manda um email que eu envio sem problemas.”

Apresentações não são documentos. Não são para serem enviadas partes dela. Ela tem que ser executada no momento que foi destinado a isso. Como apresentador, você tem o dever de entregar a sua apresentação completa, no tempo correto e com o máximo de preparo possível. Isso não é bom somente para o seu público, mas também para você: quanto melhor for a transmissão da sua idéia, melhor foi a sua apresentação. Afinal, quando apresentamos queremos transmitir uma mensagem. Atente-se a essas dicas e não deixe a sua apresentação afundar.

Erros em apresentações são bastante comuns. Mas, evitando fazer todos esses que listamos, você evita afundar a sua comunicação. Lembre-se que uma apresentação é uma peça de comunicação e deve ser pensada como tal. Se você precisa de apresentações mais inteligentes, criativas e que gerem resultados, conte com o MonkeyBusiness: somos uma agência especializada em criar experiências inovadoras com apresentações e vídeos para nossos clientes e suas audiências. Por isso, para evitar os erros em apresentações, conte com o MonkeyBusiness.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.