MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

4 erros comuns em apresentações que você comete e não percebeu

Erros comuns em apresentações são aqueles que acontecem frequentemente, mesmo com apresentadores experientes. E podemos nota-los tanto em apresentadores mais experientes, aqueles que criam apresentações impactantes com facilidade, quanto nos apresentadores mais novos, que ainda precisam aprender bastante e que, muitas vezes, tem problemas de oratória. Mas o que acontece, é que muitas vezes, os apresentadores não notam os erros que estão cometendo.

Acabamos focando muito no conteúdo e na performance de cada apresentação em particular que esquecemos de olhar para nós mesmos como apresentadores e o que devemos fazer para melhorar de maneira geral, para que nossas apresentações melhorem gradativamente.

Listamos 4 erros comuns em apresentações profissionais. Leia e note se você costuma cometer algum deles. São, muitas vezes, sutis, mas fazem a diferença em uma apresentação de qualidade.

Erro 1: Muita informação para pouco tempo

Um dos erros comuns em apresentações mais recorrentes. Você tem muito a dizer, e muito pouco tempo para falar. Então você enche seus slides de conteúdo para conseguir passar toda a informação. Parece o correto a se fazer, certo?

Quando fazemos isso, sobrecarregamos o público de informação, e, a partir daí, querer que ele guarde toda a informação passada pode ser um sonho distante. Você vai ter que falar rápido para acompanhar o ritmo das informações que colocou nos slides, e essa enorme quantidade de dados irá, assim que você apresentar seu primeiro slide na tela, oprimir sua audiência, passando para eles a sensação de que terão um problema pela frente.

A mesma coisa acontece quando colocamos muitos bullet points para tentar encaixar todas as informações. São tantos bullet points com frases tão longas que dessa forma voltamos a ter um slide no formato de texto.

Quando estamos em uma situação como essa, o melhor caminho é irmos em sentido oposto: colocarmos o mínimo de informação possível nos slides, apenas para servirem de lembrança do conteúdo, e o apresentador passa por todo o conteúdo no discurso.

Erro 2: Muitos números

Em muitos casos, os números são a alma da apresentação. Eles precisam estar lá para endossar nossos argumentos. Eles podem ser chatos, mas há maneiras de torná-los muito mais interessante. Por exemplo, você deve transmitir para a equipe que a meta de vendas foi superada graças ao bom desempenho de todos. Você pode dar essa ótima notícia com chatos gráficos ou contando a todos a história de desafio que vocês passaram juntos, usando os gráficos apenas para endossá-la. Para não cometer um dos erros comuns em apresentações mais comuns, avalie se você precisa mesmo de números.

Erro 3: Muita ênfase

Hoje é comum os profissionais buscarem apresentações impactantes. Mas encontrar o impacto de uma apresentação é uma tarefa difícil, que envolve várias etapas como planejamento, roteiro e design. Para simplificar, muitos recorrem aos recursos do PowerPoint a softwares como o Prezi, achando que animações grandiosas e cores vibrantes darão impacto por si só.

Muito pelo contrário. Quando apelamos para esses efeitos muito fortes, confundimos o público. Deixamos mais difícil para a audiência concentrar-se no material. O impacto pode existir, mas na medida certa e no momento certo.

Erro 4: Não Praticar (o suficiente)

Se você não tiver praticado sua apresentação, ela mostra para o seu público. Se você não tiver organizado bem o seu conteúdo, ela também mostra. Toda vez que você precisa parar e entender o seu próprio slide para depois conseguir apresentá-lo é um indício de que você não treinou a sua apresentação e te desconecta do seu público.

A prática da sua apresentação te dará ritmo e dinâmica na informação e nos slides, além de confiança, que faz diferença no momento de convencer uma audiência sobre seus argumentos. Tudo isso pode te ajudar a fugir desses erros comuns em apresentações.

 

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.