MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Entendendo Retórica: a publicidade e o mito de Cassandra

Cassandra e Heleno eram filhos gêmeos do rei Príamo e da rainha Hécuba de Troia. E certo dia, quando crianças, os dois foram brincar no Templo de Apolo. Eles brincaram tanto que não viram a hora passar e ficou muito tarde para voltarem para casa. Assim, resolveram dormir por lá. Na manhã seguinte, enquanto as crianças ainda dormiam, duas serpentes se aproximaram delas. E quando parecia que elas iriam dar o bote, elas apenas passaram a língua pelas orelhas de Cassandra e Heleno, e os dois saíram ilesos, a não ser por suas audições, que se tornaram tão sensíveis que conseguiam ouvir as vozes dos deuses.

Alguns anos depois, Cassandra se tornou uma bela mulher e uma servidora devota de Apolo. Ela foi tão dedicada que o próprio deus se apaixonou por ela. Apolo ensinou a Cassandra os segredos da profecia. E ela se tornou uma excelente profetisa. Mas, Apolo queria algo em troca, e quando tentou se deitar com Cassandra, ela não quis. Irritado, ele achou que deveria puni-la e lançou a maldição de que jamais alguém iria acreditar nas profecias ou previsões de Cassandra. A moça foi considerada louca, já que tentou alertar a população troiana diversas vezes com suas previsões de catástrofes e desgraças. Mas ninguém acreditou.

O paralelo entre o conto e a publicidade tradicional

Apesar de Cassandra possuir todos os segredos da profecia, ela não conseguia fazer as pessoas acreditarem nela. O mesmo ocorre quando as marcas querem chegar até as pessoas por meio da publicidade que tem uma linguagem e uma abordagem “mais tradicional”. Enquanto muitos publicitários possuem certas fórmulas que usam por anos e as marcas ficam acomodadas a elas, querem fazer do jeito que é certo, que é garantido. E as pessoas estão de “saco cheio” desse tipo de publicidade invasiva e que não tem um conteúdo que interesse grande parte do público que assiste.

Muitas pessoas, atualmente, estão acostumadas a pensar na publicidade como “a mentirinha que quer vender”, muitas até já criaram um certo filtro e, sem pensar, param de prestar atenção quando ela aparece.

E o que as marcas precisam para chegar até as pessoas? Precisam de retórica. Precisam entender seu público e conversar com ele da maneira certa. De forma que o interesse e que o faça acreditar na marca. E o mundo digital pode ajudar as marcas nesse processo. Isso porque nele é possível segmentar e produzir o conteúdo certo para cada público, entender os perfis de pessoas e interagir com eles. Sendo assim, o branded content é sempre muito bem-vindo.

Logo, o que o mito de Cassandra e a publicidade “ultrapassada” têm em comum não é a retórica. Mas a falta dela. O que foi tirado de Cassandra por uma maldição, foi tirado da publicidade pelo tempo. Mas ainda há como reverter, e para isso, as marcas precisam desapegar um pouco do “jeitinho tradicional”, precisam saber como chegar até as pessoas e como conseguir a atenção delas.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeos e Animações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.